ARTEFATOS HISTÓRICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

um estudo a partir dos anais do seminário nacional de história da matemática (2011-2017)

Autores

  • Cristiane Borges Angelo
  • Maria de Fátima Gomes do Nascimento UFPB

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v6i16.905

Palavras-chave:

História da Matemática; Artefatos Históricos; Ensino de Matemática.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar o uso de artefatos históricos nos trabalhos apresentados nos anais do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHMat). O recorte temporal feito na pesquisa deveu-se ao fato de somente termos conseguido acesso aos anais dos últimos quatro seminários. Optamos em focar em trabalhos desse tipo pois acreditamos na importância e relevância que esse tipo de pesquisa apresenta para a área da História da Matemática, em especial as pesquisas que mencionam o uso de um objeto que faz parte da história e que foi útil em algum momento histórico. Essa pesquisa quanto à abordagem foi qualitativa. Quanto aos objetivos consistiu em uma pesquisa descritiva. Tratou-se de uma pesquisa documental tendo em vista que esse tipo de pesquisa “consiste na exploração das fontes documentais que são em grande número. Definimos como estratégias metodológicas as seguintes etapas: (1) Busca dos anais do evento na página oficial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); (2) Levantamento dos trabalhos publicados nos anais que versavam sobre o tema objeto deste estudo; (3) Leitura integral de cada trabalho levantado; (3) Catalogação dos trabalhos a fim de identificar o título, o(s) autor(es), a instituição, o(s) objetivo(s), o artefato utilizado, a natureza do trabalho (pesquisa ou relato de experiência), o público-alvo; o tipo da pesquisa, e as palavras-chave; (4) Análise dos trabalhos a fim de identificar quais aspectos foram privilegiados no trabalho com artefatos históricos nas aulas de Matemática. trabalhos. A fundamentação teórica se apoiou nos trabalhos de Mendes (2001), Oliveira (2009, 2017), Feliciano (2008), Brasil (1998), dentre outros. Como resultados, catalogamos e analisamos quinze trabalhos entre comunicações científicas e relatos de experiências, que apresentavam algum artefato histórico em atividades desenvolvidas na disciplina de Matemática. Concluímos que que a maior parte dos trabalhos que tiveram alguma experiência desenvolvida em ensino focaram na formação inicial de professores. Também destacamos o número de trabalhos que apresentaram estudos teóricos relacionados à História da Matemática, propriamente dita. Além disso, evidenciamos que ainda há poucas pesquisas que tratam sobre a história da Matemática juntamente com um artefato histórico, sendo assim, se faz necessário que outros autores possam ter a curiosidade de explorar tal tema criando assim mais trabalhos que poderão servir de base para trabalhos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Verusca Batista. História da Matemática e ensino: concepção de licenciandos em matemática sobre a régua de cálculo circular como recurso didático. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XII, 2017, Itajubá. Anais. Disponível em: http://espacointerciencias.com.br/xiisnhm/index.html. Acesso em: 16 maio 2018.

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Ensinando conceitos geométricos e trigonométricos envolvidos na construção e utilização da balhestilha. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XI, 2015, Natal. Anais. Disponível em: http://gpehm.blogspot.com.br/2014/07/xi-seminario-nacional-dehistoria-da.html. Acesso em: 15 maio 2018.

BEZERRA, Hanna Marry Viana; SIQUEIRA JÚNIOR, Francisco Antonio do Nascimento. Estudando conceitos matemáticos através da construção e do uso do Quadrante e das Tábuas da Índia. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XI, 2015, Natal. Anais. Disponível em: http://gpehm.blogspot.com.br/2014/07/xiseminario-nacional-de-historia-da.html. Acesso em: 15 maio 2018.

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. Uma visão dos licenciandos em Matemática acerca da Balestilha como recurso didático para o estudo de conceitos geométricos e trigonométricos. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XII., 2017, Itajubá. Anais. Disponível em: http://espacointerciencias.com.br/xiisnhm/index.html. Acesso em: 16 maio 2018.

CESANA, Andressa; DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva. Medindo alturas com o uso do esquadro móvel de Ottavio Fabri. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XI, 2015, Natal. Anais.... Disponível em: http://gpehm.blogspot.com.br/2014/07/xi-seminario-nacional-de-historia-da.html. Acesso em: 15 maio 2018.

FONSECA, Paulo Henrique Souza; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Estudando conceitos de Logaritmos a partir da construção e utilização Régua de Cálculo. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XI, 2015, Natal. Anais.... Disponível em: http://gpehm.blogspot.com.br/2014/07/xi-seminario-nacional-de-historia-da.html. Acesso em: 15 maio 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

IBIAPINA, Wilter; FOSSA. John. Métodos de multiplicação no Ábaco Romano. In: Seminário Nacional de História da Matemática, X, 2013, Campinas. Anais.... Disponível em: http://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/anais-snhm/index. Acesso em: 15 maio 2018.

MACHADO, Bendito Fialho. Confecção de artefatos de cálculos antigos em sala de aula: o ábaco de Napier. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XI, 2015, Natal. Anais.... Disponível em: http://gpehm.blogspot.com.br/2014/07/xi-seminarionacional-de-historia-da.html. Acesso em: 15 maio 2018.

MENDES, Iran Abreu. História da Matemática no Ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

OLIVEIRA, Rosalva Lopes de. Ensino de Matemática, História da Matemática e artefatos: possibilidades de interligar saberes em cursos de formação da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009. 217f. Tese (Doutorado em Educação). UFRN: Programa de Pós Graduação em Educação, 2009.

OLIVEIRA, Rosalba Lopes de. Experiência de utilização de Artefatos Históricos em atividade de Ensino. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 04, n. 11, p. 71-80, 2017.

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Estudando Matemática por meio da Construção de Artefatos Históricos na Formação Inicial do Professor. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XI, 2015, Natal. Anais. Disponível em:

http://gpehm.blogspot.com.br/2014/07/xi-seminario-nacional-de-historia-da.html. Acesso em: 15 maio 2018.

PEREIRA, Ana Carolina Costa. BATISTA; Antonia Naiara de Sousa. A Balestilha como um recurso articulador de conceitos geométricos e trigonométricos: Uma ponte para construir uma interface entre história e ensino. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XII, 2017, Itajubá. Anais.... Disponível em: http://espacointerciencias.com.br/xiisnhm/index.html. Acesso em: 16 maio 2018.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SILVA, Isabelle Coelho da. Estudando o conceito pirâmides a partir do problema 56 do Papiro de Rhind: Um relato de experiência do uso de fontes para inserir aspectos históricos em sala de aula. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XII., 2017, Itajubá. Anais.... Disponível em:

http://espacointerciencias.com.br/xiisnhm/index.html. Acesso em: 16 maio 2018.

SARDINHA; Ana Gabriella de Oliveira; GASPAR, Maria Terezinha Jesus; MOLINA, Mônica Castagna. Jogos Indígenas Aplicados ao Ensino de Ciências e Matemática. In: Seminário Nacional de História da Matemática, IX., 2011, Aracaju. Anais. Disponível em: http://snhm2011.blogspot.com.br. Acesso em: 15 maio 2018.

SILVA, Josildo José Barbosa da; JALES, Edino Dantas; PEREIRA JÚNIOR, Fernando Antônio. O quipu: a engenhosa e eficaz invenção inca. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XI, 2015, Natal. Anais. Disponível em: http://gpehm.blogspot.com.br/2014/07/xi-seminario-nacional-de-historia-da.html. Acesso em: 15 maio 2018.

TEODOSIO, Elaine de Souza. Sistema de numeração decimal: Quipu. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XII., 2017, Itajubá. Anais. Disponível em: http://espacointerciencias.com.br/xiisnhm/index.html. Acesso em: 16 maio 2018.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

ANGELO, C. B.; DO NASCIMENTO, M. de F. G. ARTEFATOS HISTÓRICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: um estudo a partir dos anais do seminário nacional de história da matemática (2011-2017). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 59–74, 2019. DOI: 10.30938/bocehm.v6i16.905. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/905. Acesso em: 10 ago. 2022.