ARTEFATOS HISTÓRICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

um estudo a partir dos anais do seminário nacional de história da matemática (2011-2017)

Autores

  • Cristiane Borges Angelo
  • Maria de Fátima Gomes do Nascimento UFPB

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v6i16.905

Palavras-chave:

História da Matemática; Artefatos Históricos; Ensino de Matemática.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar o uso de artefatos históricos nos trabalhos apresentados nos anais do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHMat). O recorte temporal feito na pesquisa deveu-se ao fato de somente termos conseguido acesso aos anais dos últimos quatro seminários. Optamos em focar em trabalhos desse tipo pois acreditamos na importância e relevância que esse tipo de pesquisa apresenta para a área da História da Matemática, em especial as pesquisas que mencionam o uso de um objeto que faz parte da história e que foi útil em algum momento histórico. Essa pesquisa quanto à abordagem foi qualitativa. Quanto aos objetivos consistiu em uma pesquisa descritiva. Tratou-se de uma pesquisa documental tendo em vista que esse tipo de pesquisa “consiste na exploração das fontes documentais que são em grande número. Definimos como estratégias metodológicas as seguintes etapas: (1) Busca dos anais do evento na página oficial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); (2) Levantamento dos trabalhos publicados nos anais que versavam sobre o tema objeto deste estudo; (3) Leitura integral de cada trabalho levantado; (3) Catalogação dos trabalhos a fim de identificar o título, o(s) autor(es), a instituição, o(s) objetivo(s), o artefato utilizado, a natureza do trabalho (pesquisa ou relato de experiência), o público-alvo; o tipo da pesquisa, e as palavras-chave; (4) Análise dos trabalhos a fim de identificar quais aspectos foram privilegiados no trabalho com artefatos históricos nas aulas de Matemática. trabalhos. A fundamentação teórica se apoiou nos trabalhos de Mendes (2001), Oliveira (2009, 2017), Feliciano (2008), Brasil (1998), dentre outros. Como resultados, catalogamos e analisamos quinze trabalhos entre comunicações científicas e relatos de experiências, que apresentavam algum artefato histórico em atividades desenvolvidas na disciplina de Matemática. Concluímos que que a maior parte dos trabalhos que tiveram alguma experiência desenvolvida em ensino focaram na formação inicial de professores. Também destacamos o número de trabalhos que apresentaram estudos teóricos relacionados à História da Matemática, propriamente dita. Além disso, evidenciamos que ainda há poucas pesquisas que tratam sobre a história da Matemática juntamente com um artefato histórico, sendo assim, se faz necessário que outros autores possam ter a curiosidade de explorar tal tema criando assim mais trabalhos que poderão servir de base para trabalhos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, Verusca Batista. História da Matemática e ensino: concepção de licenciandos em matemática sobre a régua de cálculo circular como recurso didático. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XII, 2017, Itajubá. Anais. Disponível em: http://espacointerciencias.com.br/xiisnhm/index.html. Acesso em: 16 maio 2018.

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Ensinando conceitos geométricos e trigonométricos envolvidos na construção e utilização da balhestilha. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XI, 2015, Natal. Anais. Disponível em: http://gpehm.blogspot.com.br/2014/07/xi-seminario-nacional-dehistoria-da.html. Acesso em: 15 maio 2018.

BEZERRA, Hanna Marry Viana; SIQUEIRA JÚNIOR, Francisco Antonio do Nascimento. Estudando conceitos matemáticos através da construção e do uso do Quadrante e das Tábuas da Índia. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XI, 2015, Natal. Anais. Disponível em: http://gpehm.blogspot.com.br/2014/07/xiseminario-nacional-de-historia-da.html. Acesso em: 15 maio 2018.

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. Uma visão dos licenciandos em Matemática acerca da Balestilha como recurso didático para o estudo de conceitos geométricos e trigonométricos. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XII., 2017, Itajubá. Anais. Disponível em: http://espacointerciencias.com.br/xiisnhm/index.html. Acesso em: 16 maio 2018.

CESANA, Andressa; DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva. Medindo alturas com o uso do esquadro móvel de Ottavio Fabri. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XI, 2015, Natal. Anais.... Disponível em: http://gpehm.blogspot.com.br/2014/07/xi-seminario-nacional-de-historia-da.html. Acesso em: 15 maio 2018.

FONSECA, Paulo Henrique Souza; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Estudando conceitos de Logaritmos a partir da construção e utilização Régua de Cálculo. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XI, 2015, Natal. Anais.... Disponível em: http://gpehm.blogspot.com.br/2014/07/xi-seminario-nacional-de-historia-da.html. Acesso em: 15 maio 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

IBIAPINA, Wilter; FOSSA. John. Métodos de multiplicação no Ábaco Romano. In: Seminário Nacional de História da Matemática, X, 2013, Campinas. Anais.... Disponível em: http://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/anais-snhm/index. Acesso em: 15 maio 2018.

MACHADO, Bendito Fialho. Confecção de artefatos de cálculos antigos em sala de aula: o ábaco de Napier. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XI, 2015, Natal. Anais.... Disponível em: http://gpehm.blogspot.com.br/2014/07/xi-seminarionacional-de-historia-da.html. Acesso em: 15 maio 2018.

MENDES, Iran Abreu. História da Matemática no Ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

OLIVEIRA, Rosalva Lopes de. Ensino de Matemática, História da Matemática e artefatos: possibilidades de interligar saberes em cursos de formação da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009. 217f. Tese (Doutorado em Educação). UFRN: Programa de Pós Graduação em Educação, 2009.

OLIVEIRA, Rosalba Lopes de. Experiência de utilização de Artefatos Históricos em atividade de Ensino. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 04, n. 11, p. 71-80, 2017.

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Estudando Matemática por meio da Construção de Artefatos Históricos na Formação Inicial do Professor. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XI, 2015, Natal. Anais. Disponível em:

http://gpehm.blogspot.com.br/2014/07/xi-seminario-nacional-de-historia-da.html. Acesso em: 15 maio 2018.

PEREIRA, Ana Carolina Costa. BATISTA; Antonia Naiara de Sousa. A Balestilha como um recurso articulador de conceitos geométricos e trigonométricos: Uma ponte para construir uma interface entre história e ensino. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XII, 2017, Itajubá. Anais.... Disponível em: http://espacointerciencias.com.br/xiisnhm/index.html. Acesso em: 16 maio 2018.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SILVA, Isabelle Coelho da. Estudando o conceito pirâmides a partir do problema 56 do Papiro de Rhind: Um relato de experiência do uso de fontes para inserir aspectos históricos em sala de aula. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XII., 2017, Itajubá. Anais.... Disponível em:

http://espacointerciencias.com.br/xiisnhm/index.html. Acesso em: 16 maio 2018.

SARDINHA; Ana Gabriella de Oliveira; GASPAR, Maria Terezinha Jesus; MOLINA, Mônica Castagna. Jogos Indígenas Aplicados ao Ensino de Ciências e Matemática. In: Seminário Nacional de História da Matemática, IX., 2011, Aracaju. Anais. Disponível em: http://snhm2011.blogspot.com.br. Acesso em: 15 maio 2018.

SILVA, Josildo José Barbosa da; JALES, Edino Dantas; PEREIRA JÚNIOR, Fernando Antônio. O quipu: a engenhosa e eficaz invenção inca. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XI, 2015, Natal. Anais. Disponível em: http://gpehm.blogspot.com.br/2014/07/xi-seminario-nacional-de-historia-da.html. Acesso em: 15 maio 2018.

TEODOSIO, Elaine de Souza. Sistema de numeração decimal: Quipu. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XII., 2017, Itajubá. Anais. Disponível em: http://espacointerciencias.com.br/xiisnhm/index.html. Acesso em: 16 maio 2018.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

ANGELO, C. B.; DO NASCIMENTO, M. de F. G. ARTEFATOS HISTÓRICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: um estudo a partir dos anais do seminário nacional de história da matemática (2011-2017). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 59–74, 2019. DOI: 10.30938/bocehm.v6i16.905. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/905. Acesso em: 19 mar. 2024.