UMA HISTÓRIA PARA O INVENTÁRIO ARQUIVÍSTICO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v6i17.1471

Palavras-chave:

Preservação Memorística. História da Educação Matemática. História Institucional.

Resumo

Com o objetivo de identificar, organizar e catalogar um número expressivo de documentos que haviam sido localizados durante o desenvolvimento de pesquisas sobre o histórico do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, um grupo de pesquisadores idealizou um processo de agrupamento documental, que compôs o recém constituído inventário arquivístico para o Departamento de Matemática da UEM. Nesse artigo apresentamos uma caracterização histórica desse processo de preservação da memória institucional do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM, a partir da identificação e organização de fontes primárias datadas de 1971 a 1996. Destacamos os procedimentos metodológicos utilizados para a manipulação de fontes arquivísticas bem como os percalços quanto a natureza da preservação documental. Evidenciamos possíveis articulações investigativas entre a História Institucionais de Cursos de Matemática, a História da Matemática e a História da Educação Matemática a partir da preservação física dos arquivos, que possibilita a elaboração de discursos sobre a história, algo possível mediante a análise e interpretação de contextos e situações que estão implícitas nos documentos. Nossas discussões ampliam o espaço de divulgação e o conhecimento advindo dos documentos preservados e oportunizam uma possível história para o recém constituído inventário arquivístico, que carrega consigo momentos históricos que acompanham os primeiros vinte cinco anos de existência do Curso de Matemática da UEM, a partir da bibliografia já publicada acerca de alguns desses documentos. Entendemos que a divulgação deste inventário pode fortalecer o cenário investigativo na construção de conhecimentos históricos pluridisciplinares pelos vieses historiográficos de abrangências diversas, bem como a preservação adequada de documentos públicos, que devem ser acessíveis à sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucieli M. Trivizoli, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2004), possui mestrado (2008) e doutorado (2011) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus Rio Claro, ambos sob orientação do Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrosio. O pós-doutorado (2014-2015) foi realizado na University of California - Berkeley, sob orientação de Prof. Dr. Alan Schoenfeld. Tem interesse na área de Educação Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, História da Matemática no Brasil, Influências Estrangeiras na Matemática, História, Sociedades de Matemática. É membro afiliada da Sociedade Brasileira de História da Matemática e da Sociedade Brasileira de História da Ciência. 

Referências

ARAUJO NETO, Antonio Peixoto de. Um estudo histórico do curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá: a criação e os primeiros anos. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática), Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Maringá, PR, 2016.

ARAUJO NETO, Antonio Peixoto de; GOMES, Leticia Dayane; TRIVIZOLI, Lucieli Maria. Um estudo histórico do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá: primeiras observações. In: X SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 2013. Campinas-SP. Anais... do X Seminário Nacional de História da Matemática. Campinas-SP, 2013. Disponível em: <https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/anais-snhm/article/view/40 >. Acesso em: 30 jul. 2019.

ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

BACELLAR, Carlos. Fontes Documentais: Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: fundamentos, métodos e técnicas. Portugal: Porto Editora, 1994.

FLAVIO, Deivid Maicon; TRIVIZOLI, Lucieli Maria. Identificação de documentos do Departamento de Matemática da UEM. In: XXIV EAIC - ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 24., 2015. Maringá. Anais... Maringá: EAIC, 2015. Disponível em: < http://www.eaic.uem.br/eaic2015/anais/artigos/235.pdf >. Acesso em: 30 jul. 2019.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Sandra Netz. 2. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2004.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida de. Elementos de história da educação matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

GOMES, Letícia Dayane; TRIVIZOLI, Lucieli Maria. Histórico das disciplinas do curso de matemática da UEM. In: XXIV EAIC - ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 24., 2015. Maringá. Anais... Maringá: EAIC, 2015. Disponível em: < http://www.eaic.uem.br/eaic2015/anais/artigos/299.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2019.

INDOLFO, Ana Celeste. Gestão de documentos: uma renovação epistemológica no universo da Arquivologia. Arquivística.net, v. 3, n. 2, p. 28-60, 2007. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2019.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, p. 9-44, 2001.

MACHADO, Suélen Rita Andrade. As modificações curriculares do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá: mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, 2019.

MACHADO, Suélen Rita Andrade; TRIVIZOLI, Lucieli Maria. Um estudo sobre as modificações curriculares do curso de matemática da UEM: primeiras impressões de pesquisa. In: II ÁGORA, 2., 2018. Campo Mourão. Anais... Campo Mourão: AGORA, 2018a. Disponível em: < http://www.fecilcam.br/eventos/index.php/agoramatematica/iiagora/paper/view/6165 >. Acesso em: 30 jul. 2019.

MACHADO, Suélen Rita Andrade; TRIVIZOLI, Lucieli M. I Encontro do ensino da matemática na UEM (Maringá, 1981): componente histórica da Educação Matemática no Brasil. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 7, n. 14, 2018b.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

MACHADO, S. R. A.; TRIVIZOLI, L. M. UMA HISTÓRIA PARA O INVENTÁRIO ARQUIVÍSTICO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UEM. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 56–70, 2019. DOI: 10.30938/bocehm.v6i17.1471. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1471. Acesso em: 29 mar. 2024.