UMA HISTÓRIA PARA O INVENTÁRIO ARQUIVÍSTICO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UEM
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v6i17.1471Schlagworte:
Preservação Memorística. História da Educação Matemática. História Institucional.Abstract
Com o objetivo de identificar, organizar e catalogar um número expressivo de documentos que haviam sido localizados durante o desenvolvimento de pesquisas sobre o histórico do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, um grupo de pesquisadores idealizou um processo de agrupamento documental, que compôs o recém constituído inventário arquivístico para o Departamento de Matemática da UEM. Nesse artigo apresentamos uma caracterização histórica desse processo de preservação da memória institucional do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM, a partir da identificação e organização de fontes primárias datadas de 1971 a 1996. Destacamos os procedimentos metodológicos utilizados para a manipulação de fontes arquivísticas bem como os percalços quanto a natureza da preservação documental. Evidenciamos possíveis articulações investigativas entre a História Institucionais de Cursos de Matemática, a História da Matemática e a História da Educação Matemática a partir da preservação física dos arquivos, que possibilita a elaboração de discursos sobre a história, algo possível mediante a análise e interpretação de contextos e situações que estão implícitas nos documentos. Nossas discussões ampliam o espaço de divulgação e o conhecimento advindo dos documentos preservados e oportunizam uma possível história para o recém constituído inventário arquivístico, que carrega consigo momentos históricos que acompanham os primeiros vinte cinco anos de existência do Curso de Matemática da UEM, a partir da bibliografia já publicada acerca de alguns desses documentos. Entendemos que a divulgação deste inventário pode fortalecer o cenário investigativo na construção de conhecimentos históricos pluridisciplinares pelos vieses historiográficos de abrangências diversas, bem como a preservação adequada de documentos públicos, que devem ser acessíveis à sociedade.
Downloads
Metriken
Literaturhinweise
ARAUJO NETO, Antonio Peixoto de. Um estudo histórico do curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá: a criação e os primeiros anos. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática), Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Maringá, PR, 2016.
ARAUJO NETO, Antonio Peixoto de; GOMES, Leticia Dayane; TRIVIZOLI, Lucieli Maria. Um estudo histórico do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá: primeiras observações. In: X SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 2013. Campinas-SP. Anais... do X Seminário Nacional de História da Matemática. Campinas-SP, 2013. Disponível em: <https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/anais-snhm/article/view/40 >. Acesso em: 30 jul. 2019.
ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
BACELLAR, Carlos. Fontes Documentais: Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: fundamentos, métodos e técnicas. Portugal: Porto Editora, 1994.
FLAVIO, Deivid Maicon; TRIVIZOLI, Lucieli Maria. Identificação de documentos do Departamento de Matemática da UEM. In: XXIV EAIC - ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 24., 2015. Maringá. Anais... Maringá: EAIC, 2015. Disponível em: < http://www.eaic.uem.br/eaic2015/anais/artigos/235.pdf >. Acesso em: 30 jul. 2019.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Sandra Netz. 2. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2004.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida de. Elementos de história da educação matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
GOMES, Letícia Dayane; TRIVIZOLI, Lucieli Maria. Histórico das disciplinas do curso de matemática da UEM. In: XXIV EAIC - ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 24., 2015. Maringá. Anais... Maringá: EAIC, 2015. Disponível em: < http://www.eaic.uem.br/eaic2015/anais/artigos/299.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2019.
INDOLFO, Ana Celeste. Gestão de documentos: uma renovação epistemológica no universo da Arquivologia. Arquivística.net, v. 3, n. 2, p. 28-60, 2007. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2019.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, p. 9-44, 2001.
MACHADO, Suélen Rita Andrade. As modificações curriculares do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá: mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, 2019.
MACHADO, Suélen Rita Andrade; TRIVIZOLI, Lucieli Maria. Um estudo sobre as modificações curriculares do curso de matemática da UEM: primeiras impressões de pesquisa. In: II ÁGORA, 2., 2018. Campo Mourão. Anais... Campo Mourão: AGORA, 2018a. Disponível em: < http://www.fecilcam.br/eventos/index.php/agoramatematica/iiagora/paper/view/6165 >. Acesso em: 30 jul. 2019.
MACHADO, Suélen Rita Andrade; TRIVIZOLI, Lucieli M. I Encontro do ensino da matemática na UEM (Maringá, 1981): componente histórica da Educação Matemática no Brasil. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 7, n. 14, 2018b.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.