Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i28.8528

Parole chiave:

Conjunto e Funções, Ensino de Matemática, Ferramentas tecnológicas, Sequência didática

Abstract

Esta intervenção, efetuada em uma turma do 2º ano do ensino médio, tem como objetivo compreender o desenvolvimento de uma Sequência Didática no processo de ensino e aprendizagem de conjuntos numéricos e noção de funções, função afim, função quadrática e função exponencial, mediado pelas ferramentas tecnológicas GeoGebra e o programa de criação/edição de apresentações gráficas PowerPoint. Para tanto, abordamos uma Sequência Didática contendo três fases, em que a primeira se tratou da apresentação da proposta para a turma participante da pesquisa, e a efetivação de um pré-teste. A fase posterior foi dividida em atividades contendo três módulos, nomeados de módulo 1, módulo 2 e módulo 3. A última fase, designada de pós-teste, buscou investigar a aprendizagem nesses conteúdos expostos. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual da rede pública de ensino na cidade de Rafael Godeiro, no Rio Grande do Norte, composta por vinte alunos. Para os testes, pré-teste e pós-teste, utilizamos dois questionários, em que o primeiro possuía seis questões de múltipla escolha e, o segundo, sete questões discursivas. Os resultados apontam, a partir das análises do pré-teste e pós-teste, que o ensino por meio da Sequência Didática mostrou-se facilitador e animador no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Tais resultados ficam evidentes após a análise do pós-teste, que foi efetuado após toda a Sequência Didática. Com isso, o trabalho desperta os educadores, além de uma abordagem diferenciada do ensino tradicional, uma reflexão para que se aplique situações didáticas para o ensino sobre conjuntos numéricos e funções mediadas pela utilização de recursos tecnológicos que incentivem cada vez mais os educandos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Fernando Henrique Nogueira Amaral, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Engenharia Civil (2015) e em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (2013) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Graduado no curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (EAD) pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Já foi professor substituto do nível superior pela UERN. Atualmente professor do ensino básico da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Vista Serrana-PB. Durante a graduação foi bolsista programa Residência Pedagógica - RESPED, voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. Atualmente cursa o Mestrado em Ensino pela UERN na linha de pesquisa Ensino de Ciências Exatas e Naturais.

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática. 

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, C. M. M.; LOPES, P. T. C. Sequência didática eletrônica com testes adaptativos para o ensino de Ecologia do Ensino Fundamental numa plataforma de ensino. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 18, n. 1, p. 1-18, nov. 2019. Disponível em: http://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/360. Acesso em: 15

Jun. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.

CASAGRANDE, E.; TRENTIN, M. A. S. Função polinomial do 2° grau: uma sequência didática apoiada nas tecnologias digitais e na robótica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 131-153, jan. 2020. Trimestral. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2265. Acesso em: 12 jun. 2021.

CIDRÃO, G. G.; ALVES, F. R. V. Contributos da didática profissional na formação de professores: um estudo sobre conjuntos numéricos. Revista de Educação Matemática, v. 16, n. 23, p. 426-448, 1 set. 2019. Sociedade Brasileira de Educacao Matematica. http://dx.doi.org/10.25090/remat25269062v16n232019p426a448.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5794503/mod_resource/content/1/DOLZ%3B%20NOVERRAZ%3B%20SCHNEUWLY.%20Sequ%C3%AAncias%20Did%C3%A1ticas%20para%20o%20oral%20e%20para%20a%20escrita%20apresenta%C3%A7%C3%A3o%20de%20um%20procedimento.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.

FEITOZA, W. G.; MEDEIROS, E. J. R.; MEDEIROS, S. R. R.; MEDEIROS, JR. R. N.; LOURENÇO, E. G. (2020). Geogebra: recurso visual e cinestésico no ensino de funções. Holos.36 (5), 1-23.

IEZZI, G.; MURAKAMI, C. Fundamentos de matemática elementar 1: conjuntos, funções. 9. ed. São Paulo: Atual, 2013.

LIMA, E. L.; CARVALHO, P.C.P.; WAGNER, E.; MORGADO, A. C. A matemática do ensino médio: volume 1. 11. ed. Rio de Janeiro: Sbm, 2016.

LORENZETTI, L.; COSTA, E. A promoção da alfabetização científica nos anos finais do ensino fundamental por meio de uma sequência didática sobre crustáceos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 3, n. 1, p. 11-47, abr. 2020. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10006/114115258. Acesso em: 15 jun. 2021.

MARTINS JÚNIOR, J. C. O GeoGebra como recurso didático para o ensino e aprendizagem de funções polinomiais. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 7, p. 68738-68750, jul. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/32600. Acesso em: 26 jul. 2021.

NUNES, R. S.; NUNES, J. M. V. A. Modelos Constitutivos de Sequências Didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 1, p. 148-174, mar 2019.

Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/719. Acesso em: 15 jun. 2021.

RAMOS, M. S. F.; MOURA, P. S.; LAVOR, O. P. Educação financeira: sequência didática com o aplicativo Minhas Economias. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 1-19, jan. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32047/21697. Acesso em: 06 jun. 2021.

SANTOS, L. C.; GOIS, A. S.; COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Desenvolvimento de Sequência Didática com a utilização do Geoplano no ensino de Figuras Planas na 1ª Série do Ensino Médio. Revista Prática Docente (Rpd), v. 5, n. 2, p. 582 607, maio 2021. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/671. Acesso em: 14 jun. 2021.

SILVA, J. P. N. GeoGebra: explorando possibilidades de abordagem interativa dos conteúdos de função quadrática, limites e derivada. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia. Mato Grosso, 2019.

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp, 1999.

ZABALA, A. A prática educativa. Trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Pubblicato

2023-01-20

Come citare

AMARAL, F. H. N.; LAVOR, O. P. Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 28, p. 1–17, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i28.8528. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8528. Acesso em: 21 nov. 2024.