Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i28.8528Keywords:
Conjunto e Funções, Ensino de Matemática, Ferramentas tecnológicas, Sequência didáticaAbstract
Esta intervenção, efetuada em uma turma do 2º ano do ensino médio, tem como objetivo compreender o desenvolvimento de uma Sequência Didática no processo de ensino e aprendizagem de conjuntos numéricos e noção de funções, função afim, função quadrática e função exponencial, mediado pelas ferramentas tecnológicas GeoGebra e o programa de criação/edição de apresentações gráficas PowerPoint. Para tanto, abordamos uma Sequência Didática contendo três fases, em que a primeira se tratou da apresentação da proposta para a turma participante da pesquisa, e a efetivação de um pré-teste. A fase posterior foi dividida em atividades contendo três módulos, nomeados de módulo 1, módulo 2 e módulo 3. A última fase, designada de pós-teste, buscou investigar a aprendizagem nesses conteúdos expostos. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual da rede pública de ensino na cidade de Rafael Godeiro, no Rio Grande do Norte, composta por vinte alunos. Para os testes, pré-teste e pós-teste, utilizamos dois questionários, em que o primeiro possuía seis questões de múltipla escolha e, o segundo, sete questões discursivas. Os resultados apontam, a partir das análises do pré-teste e pós-teste, que o ensino por meio da Sequência Didática mostrou-se facilitador e animador no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Tais resultados ficam evidentes após a análise do pós-teste, que foi efetuado após toda a Sequência Didática. Com isso, o trabalho desperta os educadores, além de uma abordagem diferenciada do ensino tradicional, uma reflexão para que se aplique situações didáticas para o ensino sobre conjuntos numéricos e funções mediadas pela utilização de recursos tecnológicos que incentivem cada vez mais os educandos.
Downloads
Metrics
References
ALMEIDA, C. M. M.; LOPES, P. T. C. Sequência didática eletrônica com testes adaptativos para o ensino de Ecologia do Ensino Fundamental numa plataforma de ensino. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 18, n. 1, p. 1-18, nov. 2019. Disponível em: http://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/360. Acesso em: 15
Jun. 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.
CASAGRANDE, E.; TRENTIN, M. A. S. Função polinomial do 2° grau: uma sequência didática apoiada nas tecnologias digitais e na robótica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 131-153, jan. 2020. Trimestral. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2265. Acesso em: 12 jun. 2021.
CIDRÃO, G. G.; ALVES, F. R. V. Contributos da didática profissional na formação de professores: um estudo sobre conjuntos numéricos. Revista de Educação Matemática, v. 16, n. 23, p. 426-448, 1 set. 2019. Sociedade Brasileira de Educacao Matematica. http://dx.doi.org/10.25090/remat25269062v16n232019p426a448.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128. Disponível em:
FEITOZA, W. G.; MEDEIROS, E. J. R.; MEDEIROS, S. R. R.; MEDEIROS, JR. R. N.; LOURENÇO, E. G. (2020). Geogebra: recurso visual e cinestésico no ensino de funções. Holos.36 (5), 1-23.
IEZZI, G.; MURAKAMI, C. Fundamentos de matemática elementar 1: conjuntos, funções. 9. ed. São Paulo: Atual, 2013.
LIMA, E. L.; CARVALHO, P.C.P.; WAGNER, E.; MORGADO, A. C. A matemática do ensino médio: volume 1. 11. ed. Rio de Janeiro: Sbm, 2016.
LORENZETTI, L.; COSTA, E. A promoção da alfabetização científica nos anos finais do ensino fundamental por meio de uma sequência didática sobre crustáceos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 3, n. 1, p. 11-47, abr. 2020. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10006/114115258. Acesso em: 15 jun. 2021.
MARTINS JÚNIOR, J. C. O GeoGebra como recurso didático para o ensino e aprendizagem de funções polinomiais. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 7, p. 68738-68750, jul. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/32600. Acesso em: 26 jul. 2021.
NUNES, R. S.; NUNES, J. M. V. A. Modelos Constitutivos de Sequências Didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 1, p. 148-174, mar 2019.
Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/719. Acesso em: 15 jun. 2021.
RAMOS, M. S. F.; MOURA, P. S.; LAVOR, O. P. Educação financeira: sequência didática com o aplicativo Minhas Economias. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 1-19, jan. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32047/21697. Acesso em: 06 jun. 2021.
SANTOS, L. C.; GOIS, A. S.; COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Desenvolvimento de Sequência Didática com a utilização do Geoplano no ensino de Figuras Planas na 1ª Série do Ensino Médio. Revista Prática Docente (Rpd), v. 5, n. 2, p. 582 607, maio 2021. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/671. Acesso em: 14 jun. 2021.
SILVA, J. P. N. GeoGebra: explorando possibilidades de abordagem interativa dos conteúdos de função quadrática, limites e derivada. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia. Mato Grosso, 2019.
VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp, 1999.
ZABALA, A. A prática educativa. Trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Fernando Henrique Nogueira Amaral, Otávio Paulino Lavor
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.