Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i25.7400Palavras-chave:
Matemática financeira, GeoGebra, Sequência didáticaResumo
O conhecimento de conceitos da matemática financeira se faz presente na compreensão de questões do cotidiano, além de ser previsto no currículo escolar para a educação básica. Na perspectiva de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, este trabalho apresenta uma sequência didática que teve como objetivo investigar as contribuições de uma sequência de atividades com o auxílio do GeoGebra, no ensino de juros compostos. A estratégia metodológica consistiu em realizar uma sequência didática tendo o GeoGebra como ferramenta auxiliar na apropriação e diferenciação entre os sistemas de capitalização de juros simples e compostos. A realização dessa proposta contou com a participação de duas turmas, ambas da 3ª série do Ensino Médio, em uma escola localizada na Região Centro-Sul do estado do Ceará, durante as aulas de matemática. Denominamos de grupo de controle e grupo experimental, de modo que este último obteve melhores resultados de aprendizagem. Estes resultados evidenciam que o GeoGebra pode auxiliar na compreensão de juros compostos e coloca a sequência didática como oportunidade na reflexão e planejamento, visando à eficiência no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, a proposta da realização da sequência didática com o GeoGebra, revelou que os discentes conseguem assimilar um conteúdo quando eles são parte integrante do processo de aprendizado. Assim, com essa metodologia o discente possui papel ativo, sendo constantemente instigado e tendo o professor como mediador para o alcance do conhecimento. Por fim, o GeoGebra além de apresentar ser de fácil utilização, possibilitou o desenvolvimento e a interpretação geométrica dos estudantes, bem como comprovou ser uma importante ferramenta para o docente, uma vez que oportuniza a renovação de sua prática metodológica.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 29 maio 2021.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J.Gêneros orais e escritos na escola.Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.
GRÖHS, Décio de Oliveira; OLIVEIRA, Michael Araújo de; MELO, Gilberto Francisco Alves de. A utilização do aplicativo geogebra para smartphone na construção de gráficos de situações-problemas envolvendo juros simples e compostos. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...] . Cuiabá: Issn 2178-034X, 2019. p. 1-10. Disponível em: https://moedaria.com/wp-content/uploads/2020/03/relato_1.pdf. Acesso em: 28 out. 2021.
GUEDES, Ana Maria Silva; SOUZA, Thamires Silva Aquino de; AZEVEDO, Italândia Ferreira de; NORONHA, Wedson Francelino Ribeiro; ALVES, Francisco Régis Vieira. Engenharia Didática como ferramenta para a concepção de um objeto de aprendizagem aplicado ao ensino de probabilidade. Research, Society And Development, Vargem Grande Paulista, v. 8, n.11, p. 1-22, 24 ago. 2019 http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i11.1430. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1430. Acesso em: 06 jul. 2021.
MORAES, Aline Reissuy de; SANTOS, Melina Nymann dos; SANTOS, Arieli dos; PEREIRA, Luiz Henrique Ferrraz. Educação financeira escolar: uma proposta para o ensino médio. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 1-22, 21 jul. 2020. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70255. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e70255. Acesso em: 01 jun 2021.
OLIVEIRA, Willian Peres de; MENEGAIS, Denice Aparecida Fontana Nisxota; MELENDEZ, Thiago Troina. Aplicação de uma proposta de aula: Investigação de juros através de planilhas eletrônicas. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, Bagé, v. 13, n. 1, p. 1-2, nov. 2021. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/110205. Acesso em: 10 jan. 2022
PAIS, Luiz Carlos. (2015). Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 3. ed.Belo Horizonte: Autêntica. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
RAMOS, Maria. do Socorro. Ferreira; MOURA, Patricia. de Souza.; LAVOR, Otávio. Paulino. Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2020.v4.32047. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32047. Acesso em: 29 nov. 2021.
SANTOS, Martielle Soledade Sousa; NOUR, Alfredo Dib. Educação financeira: aprendizagem de progressões geométricas aplicadas aos juros compostos na perspectiva da educação matemática crítica. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p. 45-64, 1 maio 2020. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n1.p45-64.id607. Disponível em: Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/607/258. Acesso em: 25 maio 2021.
SANTOS, Renan André Barbosa dos; LOUREDO, Fábio Moita; MACHADO, Jorge Luiz Matta; SALES, Maria Leonor de Carvalho Gastar; FERNANDES, Gustavo Henrique Mendes. Matemática financeira: conceitos básicos e a importância do seu ensino nas escolas. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 5, n. 2, p. 1-14, 1 abr. 2021. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/883. Acesso em: 02 jul. 2021.
SANTOS, Victor Balbino dos; SOUSA, Júlia Vieira; FARIA, Elisabeth Cristina de. O ensino de função exponencial no ensino médio com a utilização do software GeoGebra: o esboço de gráficos e a tecnologia digital como ferramenta. Cadernos do Ime - Série Matemática, Rio de Janeiro, v. 17, p. 35-49, nov. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadmat/article/view/63124/40354. Acesso em: 10 jan. 2022.
SOUZA, Ricado; CALEJON, Laura. Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software geogebra no ensino da estatística descritiva. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 4, p. 227-244, 18 jul. 2019. Cruzeiro do Sul Educacional. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i4.2432. Disponível em:
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2432. Acesso em: 06 jul. 2021.