Uma descrição das "Lições de Geometria Diferencial" de Roberto Trompowsky (1853-1926)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7955

Parole chiave:

Roberto Trompowsky, Positivismo, ensino de Matemática

Abstract

A história do Positivismo tem servido de tema para muitas pesquisas envolvendo as mais diversas áreas como Filosofia, Epistemologia, História, História das Ciências, Educação e outras. No Brasil, esta corrente filosófica influenciou fortemente a produção e o ensino das ciências, principalmente a Matemática. As ideias positivistas foram amplamente difundidas, entre os anos 1870 e 1920, nas escolas militares e politécnicas, mas também em algumas escolas de Direito e Medicina. Neste contexto estava inserido o nosso personagem principal, marechal Roberto Trompowsky Leitão de Almeida, que foi aluno e professor da Escola Militar, no Rio de Janeiro. Trompowsky era positivista e deixa transparecer sua estima por Auguste Comte (1798-1857) em suas Lições matemáticas. Assim, o problema de pesquisa tratado é a apresentação do livro Lições de Geometria Diferencial e de seu autor, Roberto Trompowsky. Os objetivos da pesquisa foram descrever, brevemente, a forma de organização, assuntos abordados e possíveis traços do positivismo na obra citada acima, bem como, apresentar fatos relevantes da carreira profissional do referido autor. A abordagem metodológica foi pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, buscou-se um estudo do texto, seguindo, o mais próximo possível, a perspectiva historiográfica atualizada. Os resultados deste estudo são: um autor, militar, engajado em sua carreira docente e com formação acadêmica em uma instituição considerada difusora da Filosofia positivista apresentando uma obra com ampla variedade de conteúdos com ausência de exercícios para os estudantes resolverem, apresentação de problemas resolvidos, e por fim, saudação explícita e citações de Auguste Comte.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografia autore

Antonio José Melo de Queiroz, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011), Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2015) e Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Itajubá (2014). Tem experiência na área de História da Matemática e História da Educação Matemática. Tem interesse nas áreas de História da Matemática, História da Educação Matemática, Formação de Professores e Educação Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Fundamentos Educativos e Práticas Docentes (FORPRO) da Universidade Estadual do Ceará e do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) da Universidade Estadual do Ceará. Foi aluno do professor Edisom Eugênio.

Riferimenti bibliografici

ALMANAK Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro para 1892. Rio de Janeiro: Companhia Typographica do Brazil, 1892. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=313394&pesq=%22roberto%20trompowsky%22&pasta=ano%20189&hf=memoria.bn.br&pagfis=2803>. Acesso em: 10 jan. 2022.

ALMEIDA, Roberto Trompowsky Leitão de. Lições de Geometria Algébrica. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1903.

ALMEIDA, Roberto Trompowsky Leitão de. Lições de Álgebra Superior. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1904.

ALMEIDA, Roberto Trompowsky Leitão de. Lições de Geometria Diferencial. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1904.

ALMEIDA, Roberto Trompowsky Leitão de. Lições de Geometria Integral. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1905.

BACHELARD, Gaston. Étude sur l’évolution d’un problème de physique. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1973.

BRASIL. Ministério da Guerra. Almanak do Ministério da Guerra. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1876. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=829676&pasta=ano%20187&pesq=%22roberto%20trompowsky%22&pagfis=3478>. Acesso em: 15 dez. 2021.

BRASIL. Decreto nº 3.083, de 28 de abril de 1863. Approva o regulamento para as escolas militares do imperio. Coleção de Leis do Império do Brasil, 1863, Atos do Poder Executivo. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-3083-28-abril-1863-555023-publicacaooriginal-74043-pe.html>. Acesso em: 15 dez. 2021.

BRASIL. Decreto nº 5.529, de 17 de janeiro de 1874. Approva o Regulamento para as Escolas do Exercito. Coleção de Leis do Império do Brasil, 1874, Atos do Poder Executivo. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-5529-17-janeiro-1874-550076-publicacaooriginal-65706-pe.html>. Acesso em: 15 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Guerra. Almanak do Ministério da Guerra. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1878. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=829676&pesq=%22roberto%20trompowsky%22&pasta=ano%20187&hf=memoria.bn.br&pagfis=4501>. Acesso em: 03 jan. 2022.

BRASIL. Decreto nº 10.203, de 9 de março de 1889. Approva o Regulamento para as Escolas do Exercito. Coleção de Leis do Império do Brasil, 1889, Atos do Poder Executivo. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-10203-9-marco-1889-542444-publicacaooriginal-51423-pe.html>. Acesso em: 17 dez. 2021.

BRASIL. Decreto nº 330, de 12 de abril de 1890. Promulga o regulamento que reorganiza o ensino nas escolas do Exercito. Coleção de Leis do Brasil, 1890, Atos do Poder Executivo. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-330-12-abril-1890-524468-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 10 jan. 2022.

CASTRO, F. M. O. A Matemática no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 1999.

COMTE, Auguste. La Synthèse Subjective ou Système Universel Des Conceptions Propres a L’État Normal de L’Humanité. 2 ed. Paris: Fonds Typographique, 1900. Disponível em: < https://bibdig.biblioteca.unesp.br/handle/10/6897>. Acesso em: 10 nov. 2021.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Uma história concisa da matemática no Brasil. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

ENTRELINHAS. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 10 de mai. 1887. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=103730_02&pesq=%22roberto%20trompowsky%22&pasta=ano%20188&hf=memoria.bn.br&pagfis=12041>. Acesso em: 05 jan. 2022.

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA E MILITAR DA CÔRTE. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 27 de mar. 1889. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=103730_02&pesq=%22roberto%20trompowsky%22&pasta=ano%20188&hf=memoria.bn.br&pagfis=15364>. Acesso em: 05 jan. 2022.

FRASER, C. Lagrange’s Analytical Mathematics, its Cartesian Origins, and Reception in Comte’s Positive Philosophy. Studies in History and Philosophy of Science, v. 21, n. 2, p. 243-256, 1990. Disponível em: <http://homes.chass.utoronto.ca/~cfraser/Comte.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2022.

LINS, Ivan. História do Positivismo no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1964.

LOUREIRO, S. R. L’enseignement d’une élite? A (re)invenção das tradições na Academia Militar Paulista (1931-1944). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/10371/1/Samuel%20Robes%20Loureiro.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2021.

NOTICIARIO. Diario do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 11 de dez. 1873. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=094170_02&pesq=%22roberto%20trompowsky%22&pasta=ano%20187&hf=memoria.bn.br&pagfis=31022>. Acesso em: 17 dez. 2021.

NOTICIARIO. Diario do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 19 de dez. 1876. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=094170_02&pesq=%22roberto%20trompowsky%22&pasta=ano%20187&hf=memoria.bn.br&pagfis=35359>. Acesso em: 20 dez. 2021.

NOTICIARIO. Diario do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 10 de fev. 1877. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=094170_02&pesq=%22roberto%20trompowsky%22&pasta=ano%20187&hf=memoria.bn.br&pagfis=35613>. Acesso em: 21 dez. 2021.

SAITO, F. História da matemática e suas (re)construções conceituais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

SILVA, C. P. A Matemática no Brasil: uma história de seu desenvolvimento. 3 ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2003.

SILVA, C. M. S. A matemática positivista e sua difusão no Brasil. Vitória: EDUFES, 1999.

SILVA, C. M. Politécnicos ou matemáticos? História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 13, n. 4, p. 891-908, out.-dez. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/hcsm/a/9Xc5WH7vrkPpGcXjBvcYX7b/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 10 dez. 2021.

Pubblicato

2022-04-11

Come citare

QUEIROZ, A. J. M. de. Uma descrição das "Lições de Geometria Diferencial" de Roberto Trompowsky (1853-1926). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 01–15, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.7955. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7955. Acesso em: 24 nov. 2024.