O Geoplano e a Sequência Fedathi no ensino de Geometria
uma proposta didática para os anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5125Parole chiave:
Geoplano, Sequência Fedathi, Figuras Geométricas, Ensino de Geometria anos iniciaisAbstract
Este trabalho teve como objetivo apresentar uma sessão didática com o uso do Geoplano, na perspectiva da Sequência Fedathi, para o ensino de figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, círculo), que pode ser aplicada em turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. A problemática surgiu a partir da dificuldade de alguns alunos compreenderem, identificarem e nomearem as figuras geométricas planas. Uma sessão didática se caracteriza como uma ação pedagógica planejada, pautada nos pressupostos da Sequência Fedathi, sendo esta a base teórica deste estudo. A Sequência Fedathi é uma metodologia de ensino, que pode ser organizada em quatro fases: tomada de posição, maturação, solução e prova, podendo oportunizar, ao aluno, um maior aprofundamento do conteúdo disponível e, no professor, pode provocar mudança de postura e amadurecimento da prática de ensino. O Geoplano foi usado como sugestão de material didático e suporte nas aulas de Geometria Plana. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa documental na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, na qual explorou-se a unidade temática Geometria nos anos iniciais e realizou-se, também, uma pesquisa bibliográfica em periódicos de revistas da área da Educação Matemática, na busca de resultados de pesquisas que abordam o ensino de Geometria a partir do manuseio do Geoplano. Assim, surgiu a proposta de elaborar uma sessão didática, explorando o conceito de figuras geométricas, bem como reconhecendo suas propriedades e conceitos de forma prática. Espera-se que essa proposta didática possa contribuir na aprendizagem efetiva dos alunos sobre os conceitos de Geometria e na mudança de postura do professor em relação à sua metodologia e prática de ensino.
Palavras-chave: Geoplano; Sequência Fedathi; Figuras Geométricas; Ensino de Geometria anos iniciais.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
ARAÚJO, M. J.; BORGES NETO, H. Sequência Fedathi: Apresentação E Caracterização. In: 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação matemática. Anais... 3º SIPEMAT. 2012. Disponível em: https://proativa.virtual.ufc.br/sipemat2012/papers/679/submission/director/679.pdf . Acesso em: 15 fev. 2021.
BARROS, A. L. S.; ROCHA, C. A. O Uso do Geoplano como material didático nas aulas de Geometria. Recife, 2004. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/02/MC03069646433.pdf . Acesso em: 15 de fevereiro de 2021
BITTAR, M.; FREITAS, J. L. M. Fundamentos e metodologia de Matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. 2. ed. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2005.
BORGES NETO, Hermínio.(ORG). Sequência Fedathi: no ensino de matemática. Coleção Sequência Fedath, volume 1. Curituba: CRV, 2017.
BORGES NETO, H.; CUNHA, F. G. M.; LIMA, I. P. SOUZA, M. J. A. A Seqüência Fedathi como proposta metodológica no ensino-aprendizagem de Matemática e sua aplicação no ensino de retas paralelas, In: Anais ... XV EPENN - Encontro De Pesquisa Educacional Do Nordeste, São Luís, pp. 590-609, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
BULOS, Adriana Mascarenhas Mattos. O ensino da geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: XIII CIAEM – IACME. Anais ... XIII CIAEM, Recife, Brasil, 2011.
D ́AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma Sociedade em Transição. 2 ed. Natal: Editora da Horizontes, 2018.
FONSECA, M. da C. F. R; LOPES, M. da P.; BARBOSA, M. das G. G.; GOMES, M. L. M. G.; DAYRELL, M. M. M. S. S. O Ensino de Geometria na Escola Fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FÜRKOTTER, M.; MORELATTI, M. R. M. A Geometria da Tartaruga: uma introdução à Linguagem LOGO. In: SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA, 4, 2009, Presidente Prudente, Anais… Presidente Prudente, 2009. p. 1-29.
LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.
MACHADO, R. M. Mini-curso - explorando o geoplano. 2006. Disponível em: http://www.bienasbm.ufba.br/M11.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.
MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. A pedagogia, a democracia, a escola. Coleção Educação: Experiência e Sentido. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MATOS, J. M.; SERRAZINA, M. L. Didática da Matemática. Universidade Aberta; Lisboa, 1996.
SABBATIELLO, E.E. El. Geoplano: Um recurso didáctico para laenseança dinâmica de la geometria plana elemental – Suaplicación e utilización em laescuela primária. Edicciones, G.ªD.Y.P., Buenos Aires, 1967.
SANTOS, L. C.; GOIS, A. S.; COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Desenvolvimento de Sequência Didática com a utilização do geoplano no ensino de figuras planas na 1ª série do ensino médio. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 582-607, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p582-607.id671. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/671. Acesso em: 20 jan. 2021.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, v.13, n. 14., p. 66-91, 2000. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ bolema/article/ view/ 10635/7022 Acesso em: 15 fev. 2021.
SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I. S. V.; CÂNDIDO, P. T. Figuras e Formas. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
SOUSA, F. E. E. de. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de matemática por meio da Sequência Fedathi. 2015. 283f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. Disponível: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/14363/1/2015_tese_feesousa.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.
SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. Disponível:
http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/47513/1/2013_liv_feesousa.pdf . Acesso em: 15 fev. 2021.
RODRIGUES, I. M. P Aprendizagem cooperativa e a Sequência Fedathi no ensino de
matemática: alianças possíveis? In: Sequência Fedathi no ensino de matemática. BORGES NETO, H. (Org). Curitiba: CRV, 2017.
VIGOSTKY, L.S. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, n. 71, p.21-44, 2000.