O Geoplano e a Sequência Fedathi no ensino de Geometria

uma proposta didática para os anos iniciais

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5125

Schlagworte:

Geoplano, Sequência Fedathi, Figuras Geométricas, Ensino de Geometria anos iniciais

Abstract

Este trabalho teve como objetivo apresentar uma sessão didática com o uso do Geoplano, na perspectiva da Sequência Fedathi, para o ensino de figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, círculo), que pode ser aplicada em turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. A problemática surgiu a partir da dificuldade de alguns alunos compreenderem, identificarem e nomearem as figuras geométricas planas. Uma sessão didática se caracteriza como uma ação pedagógica planejada, pautada nos pressupostos da Sequência Fedathi, sendo esta a base teórica deste estudo. A Sequência Fedathi é uma metodologia de ensino, que pode ser organizada em quatro fases: tomada de posição, maturação, solução e prova, podendo oportunizar, ao aluno, um maior aprofundamento do conteúdo disponível e, no professor, pode provocar mudança de postura e amadurecimento da prática de ensino. O Geoplano foi usado como sugestão de material didático e suporte nas aulas de Geometria Plana. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa documental na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, na qual explorou-se a unidade temática Geometria nos anos iniciais e realizou-se, também, uma pesquisa bibliográfica em periódicos de revistas da área da Educação Matemática, na busca de resultados de pesquisas que abordam o ensino de Geometria a partir do manuseio do Geoplano. Assim, surgiu a proposta de elaborar uma sessão didática, explorando o conceito de figuras geométricas, bem como reconhecendo suas propriedades e conceitos de forma prática. Espera-se que essa proposta didática possa contribuir na aprendizagem efetiva dos alunos sobre os conceitos de Geometria e na mudança de postura do professor em relação à sua metodologia e prática de ensino.

Palavras-chave: Geoplano; Sequência Fedathi; Figuras Geométricas; Ensino de Geometria anos iniciais.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Pedagoga (Universidade Estadual do Ceará (UECE),Mestre em EDUCAÇÃO (UFC).Especialista em Planejamento Educacional (UVA) . Professora concursada da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) lotada no Distrito de Educação II. Tenho experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos. Atualmente sou formadora do PAIC /PNAIC no município de Fortaleza desde 2007, pertencente ao grupo de formadores da Rede Municipal de Fortaleza com estudo em alfabetização e letramento , avaliação , formação de professores e educação matemática. Experiência com o Programa PAFOR ( UFC), como professora nas disciplina Educação Infantil e Letramento e Alfabetização. Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagens (G-TERCOA) - UFC e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização (GEPA) - UFC . Atualmente faço parte do grupo de Tutoras do curso de extensão" Diálogos reflexivos sobre a prática pedagógica" no ambiente moodleMM, instalado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade federal do Ceará-UFC.

Italândia Ferreira de Azevedo, Secretaria de Estado de Educação do Ceará

Mestra em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no IFCE, campus Fortaleza. Tem especialização em Gestão Pedagógica da Escola Básica pela UECE e Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Graduada em Licenciatura em Matemática pela UVA desde 2011 e professora efetiva pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, desde 2013. Tem experiência com educação à distância na função de tutora em 2015 no Centro de Educação à Distância do Ceará, localizado na cidade de Sobral- CE. Coordenou o PAPMEM - Programa de Aperfeiçoamento para professores de Matemática do Ensino Médio da região norte do Ceará nas edições de 2016 a 2018. Supervisionou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de licenciatura em Física do IFCE, campus Sobral. Possui experiência em formação de professores, elaboração de itens e produção de material didático.

Monaliza de Azevedo Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda em Pedagogia-UVA. Bolsista no Laboratório Trabalho, Educação, Gênero e Subjetividade – LATEGSUVA

Literaturhinweise

ARAÚJO, M. J.; BORGES NETO, H. Sequência Fedathi: Apresentação E Caracterização. In: 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação matemática. Anais... 3º SIPEMAT. 2012. Disponível em: https://proativa.virtual.ufc.br/sipemat2012/papers/679/submission/director/679.pdf . Acesso em: 15 fev. 2021.

BARROS, A. L. S.; ROCHA, C. A. O Uso do Geoplano como material didático nas aulas de Geometria. Recife, 2004. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/02/MC03069646433.pdf . Acesso em: 15 de fevereiro de 2021

BITTAR, M.; FREITAS, J. L. M. Fundamentos e metodologia de Matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. 2. ed. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2005.

BORGES NETO, Hermínio.(ORG). Sequência Fedathi: no ensino de matemática. Coleção Sequência Fedath, volume 1. Curituba: CRV, 2017.

BORGES NETO, H.; CUNHA, F. G. M.; LIMA, I. P. SOUZA, M. J. A. A Seqüência Fedathi como proposta metodológica no ensino-aprendizagem de Matemática e sua aplicação no ensino de retas paralelas, In: Anais ... XV EPENN - Encontro De Pesquisa Educacional Do Nordeste, São Luís, pp. 590-609, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.

BULOS, Adriana Mascarenhas Mattos. O ensino da geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: XIII CIAEM – IACME. Anais ... XIII CIAEM, Recife, Brasil, 2011.

D ́AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma Sociedade em Transição. 2 ed. Natal: Editora da Horizontes, 2018.

FONSECA, M. da C. F. R; LOPES, M. da P.; BARBOSA, M. das G. G.; GOMES, M. L. M. G.; DAYRELL, M. M. M. S. S. O Ensino de Geometria na Escola Fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FÜRKOTTER, M.; MORELATTI, M. R. M. A Geometria da Tartaruga: uma introdução à Linguagem LOGO. In: SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA, 4, 2009, Presidente Prudente, Anais… Presidente Prudente, 2009. p. 1-29.

LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.

MACHADO, R. M. Mini-curso - explorando o geoplano. 2006. Disponível em: http://www.bienasbm.ufba.br/M11.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.

MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. A pedagogia, a democracia, a escola. Coleção Educação: Experiência e Sentido. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

MATOS, J. M.; SERRAZINA, M. L. Didática da Matemática. Universidade Aberta; Lisboa, 1996.

SABBATIELLO, E.E. El. Geoplano: Um recurso didáctico para laenseança dinâmica de la geometria plana elemental – Suaplicación e utilización em laescuela primária. Edicciones, G.ªD.Y.P., Buenos Aires, 1967.

SANTOS, L. C.; GOIS, A. S.; COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Desenvolvimento de Sequência Didática com a utilização do geoplano no ensino de figuras planas na 1ª série do ensino médio. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 582-607, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p582-607.id671. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/671. Acesso em: 20 jan. 2021.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, v.13, n. 14., p. 66-91, 2000. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ bolema/article/ view/ 10635/7022 Acesso em: 15 fev. 2021.

SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I. S. V.; CÂNDIDO, P. T. Figuras e Formas. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

SOUSA, F. E. E. de. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de matemática por meio da Sequência Fedathi. 2015. 283f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. Disponível: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/14363/1/2015_tese_feesousa.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. Disponível:

http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/47513/1/2013_liv_feesousa.pdf . Acesso em: 15 fev. 2021.

RODRIGUES, I. M. P Aprendizagem cooperativa e a Sequência Fedathi no ensino de

matemática: alianças possíveis? In: Sequência Fedathi no ensino de matemática. BORGES NETO, H. (Org). Curitiba: CRV, 2017.

VIGOSTKY, L.S. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, n. 71, p.21-44, 2000.

Veröffentlicht

2021-06-17

Zitationsvorschlag

SCIPIÃO, L. R. de N. P.; AZEVEDO, I. F. de; SILVA, M. de A. O Geoplano e a Sequência Fedathi no ensino de Geometria: uma proposta didática para os anos iniciais. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 50–64, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5125. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5125. Acesso em: 24 nov. 2024.

Ausgabe

Rubrik

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental