O paradoxo de Bertrand e os axiomas de Kolmogorov

uma proposta para a formação de professores

Autori

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i24.5078

Parole chiave:

Probabilidade, Axiomas de Kolmogorov, História da Matemática, Formação de Professores, Proposta Didática

Abstract

A importância de incluir aspectos da História da Matemática (HM) na formação inicial de professores e formas de incluí-los têm sido objeto de estudo de diversos pesquisadores. Dentre as diversas possibilidades de inclusão de temáticas relativas à História da Matemática nestes cursos, podemos destacar a apresentação de elementos da HM nas disciplinas da área de Matemática. Diante deste contexto, realizamos o presente trabalho buscando descrever uma proposta didática, que apresenta elementos da História da Matemática para o ensino de Probabilidade, em cursos de formação de professores de matemática. Nossa proposta é composta por quatro momentos, sendo que no primeiro discutimos os conceitos de Probabilidade Clássica e Geométrica, bem como, diferenças entre eventos improváveis e impossíveis. No segundo, apresentamos o Paradoxo de Bertrand e propomos uma atividade sobre ele. Posteriormente, indicamos que seja realizada uma discussão acerca de consequências deste problema para o desenvolvimento da Matemática. Por fim, expomos as ideias de Kolmogorov, bem como suas relações com a Probabilidade Clássica e o Paradoxo de Bertrand. Nestes momentos, buscamos apresentar aspectos da História da Matemática de diferentes formas, já que ora são apresentados fatos e informações históricas e ora são abordados problemas e definições traduzidos dos originais de Pierre-Simon de Laplace (1749-1827), Joseph Louis François Bertrand (1822-1900) e Andrey Nikolaevich Kolmogorov (1903-1987), com vistas a ensinar o conteúdo previsto na disciplina de Probabilidade. Neste sentido, a História da Matemática na proposta elaborada pode contribuir para problematizar o conteúdo abordado, possibilitar a ampliação do conhecimento matemático e permitir discussões que podem auxiliar um repensar sobre a natureza da Matemática.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

José Vidarte, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Possui graduação em matemática - Universidad Mayor de San Marcos (2008), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2014). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos. Atuando principalmente nos fluxos geométricos de Lorenz

Nancy Chachapoyas, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Possui graduação em Matemática - Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo (2007), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2010). É doutora em Matemática pela Universidade de São Paulo (ICMC- São Carlos) e pela Aix-Marseille Université da França.Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoría de Singularidades.

Mariana Feiteiro Cavalari, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2004, mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Câmpus Rio Claro em 2007 e doutora em Educação Matemática pela mesma instituição em 2012. Realizou uma pesquisa, na condição de Affiliate Academic, no Institute of Education da University College London (IOE-UCL) por uma ano (03/2018 - 02/2019). Foi professora de Matemática em escolas da Educação Básica no Estado de São Paulo e desde 2009, é professora da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Atuando no Instituto de Matemática e Computação desta instituição, leciona, sobretudo, as disciplinas de Prática de Ensino de Matemática, Estágio Supervisionado e História da Matemática. É membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências desta instituição. Suas áreas de pesquisa são: História da Matemática; História das Mulheres e Gênero na Matemática e; articulações entre História da Matemática e Educação Matemática.

Riferimenti bibliografici

BALESTRI, R. D. “A participação da História da Matemática na formação inicial de professores”. In. BALESTRI, R. D. A Participação da História da Matemática na Formação Inicial de Professores de Matemática na Ótica de professores e pesquisadores. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina, 2008.

BATANERO, C.; FERNÁNDEZ, J. A. Y CONTRERAS, J. M. Uma análisis semiótico del problema de Monty Hall e implicaciones didácticas. SUMA, v. 62, 11-18, 2009a.

BATANERO, C; CONTRERAS, J. M.; DÍAZ, C. Y ARTEAGA, P. Paradojas en la historia de la probabilidad como recurso didáctico. XV Jornadas de Investigaciónenel Aula de Matemáticas. Granada: Sociedad Thales, 2009b.

BATANERO, C.; CONTRERAS, J. M.; CAÑADAS, C.; YGEA, M. M. Valor de las paradojas en la enseñanza de las matemáticas. Un ejemplo de probabilidad. Novedades educativas, v. 261 (1), 78-84, 2012.

BERTRAND, J. Calcul des Probabilités. Deuxième édition. Paris: Gauthier-Vilars, Imprimeur-Libraire, 1907.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: junho de 2021.

BORGES, L. C. A História da Matemática na Formação inicial de Professores de Matemática: um estudo em teses e dissertações brasileiras. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Itajubá. 2019.

BUFFON, G. Essai d'arithmétique morale. Histoire naturelle, générale er particulière, Supplément 4, 1777.

CARVALHO, L. S.; CAVALARI, M. F. History of mathematics in basic education: a study of undergraduate students graduating in mathematics. Res., Soc. Dev. 4 (8), 2019.

FERREIRA JUNIOR, W. C. O sexto problema de Hilbert: quando o fim se tornou método. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 3, n. 5, p. 63-72, 2003.

GORROOCHURN, P. Classic Problems of Probability. 1ª. Edição. New Jersey: John Wiley & Sons, 2016.

HILBERT, D. Mathematical Problems. Bulletin of the American Mathematical Society, vol. 8, no. 10, pp. 437–479, 1902.

KAYNES, J. A treatise on Probability. London: Macmillan e Co, 1924.

KOLMOGOROV, A. N. Foundations of Probability Theory. Tradução: Nathan Morrison. Segunda edição em língua inglesa. New Jersey: Chelsea Publishing Company, 1956.

LAPLACE, P. Mémoire sur les suites récurro-récurrentes et sur leur usages dans la théorie des hasards, Mémoires de l’Académie royale des Sciences de Paris, 6, 353–371, 1774. Reprinted in Oeuvres Compétes, 8, 5–24.

MAGALHAES, M. N. A Probabilidade e Variáveis Aleatórias. São Paulo: Edusp, 2006.

MIGUEL A.; BRITO, A. J. A História da Matemática na Formação do Professor de Matemática. In: FERREIRA, E. S. (org). Cadernos CEDES 40 (Centro de Estudos Educação e Sociedade) – História e Educação Matemática. 1ª Edição. P. 47-61. Papirus: 1996.

SHAFER, G.; VOVK, V. The sources of Kolmogorov's Grundbegriffe. Statistical Science. A Review Journal of the Institute of Mathematical Statistics, v.21, n.1, p. 70-98, 2006.

Pubblicato

2021-08-18

Come citare

VIDARTE, J.; CHACHAPOYAS, N.; CAVALARI, M. F. O paradoxo de Bertrand e os axiomas de Kolmogorov: uma proposta para a formação de professores. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 24, p. 84–103, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i24.5078. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5078. Acesso em: 21 nov. 2024.