Educação Matemática Crítica: Um olhar Histórico
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11017Parole chiave:
Teoria Crítica, Educação Crítica, Educação Matemática CríticaAbstract
O presente artigo tem como objetivo compreender o desenvolvimento histórico da Educação Matemática Crítica, essa perspectiva educacional busca promover uma visão crítica e reflexiva sobre a matemática e sua utilização na sociedade. Para tanto, foram observadas as contribuições históricas da Teoria Crítica e da Educação Crítica para o desenvolvimento da Educação Matemática Crítica, assim como as contribuições da Educação Matemática Crítica para o ensino-aprendizagem de matemática. Para o desenvolvimento deste artigo foi utilizado a pesquisa bibliográfica e descritiva. Dessa forma, concluímos que compreender a trajetória histórica da Educação Matemática Crítica contribui para a compreensão dessa perspectiva, incentivando discussões e práticas que valorizem o pensamento crítico e a contextualização da matemática tornando-a significativa na formação dos indivíduos.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
ARAÚJO, Jussara de Loiola. Educação Matemática Crítica na Formação de Pós-Graduandos em Educação Matemática. In: ARAÚJO, J. L. (org.). Educação Matemática Crítica: reflexões e diálogos. Belo Horizonte: Argumentum, 2007. p. 25-38
BORBA, M. C. Prefácio In: SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.
CIVIERO, Paula Andréa Grawieski et al. Educação matemática crítica e as implicações sociais da ciência e da tecnologia no processo civilizatório contemporâneo: embates para formação de professores de matemática. 2016. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/175795 >. Acesso em: 01 jun. 2023.
DANTAS, Laiz Fraga. Habermas e a Reconstrução do Marxismo: da Teoria Crítica ao Pragmatismo. 2014. Disponível em: < https://ppgf.ufba.br/sites/ppgf.ufba.br/files/habermas_e_a_reconstrucao_do_marxismo_da_teoria_critica_ao_pragmatismo.pdf >. Acesso em: 02 jun. 2023.
FRANKENSTEIN, Marilyn. Educação Matemática crítica: uma aplicação da Epistemologia de Paulo Freire. In: BICUDO, M. A. V. (org). Educação Matemática. 2 ed. São Paulo: Centauro, 2005. Disponível em: < https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/719c5b6d-117a-489c-9378-1949d1d4e1ed/content >. Acesso em: 06 jun. 2023.
FREITAG, BARBARA. A Teoria Crítica Ontem e Hoje. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986. Disponível em: < https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/64377825/348039889-Barbara-Freitag-Conteudo-Programatico-Da-Teoria-Critica-in-Teoria-Critica-Ontem-e-Hoje-pdf-libre.pdf?1599529735=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DFreitag_Teoria_critica_ontem_e_hoje.pdf&Expires=1688845007&Signature=NBsNEsYhk2LIJSPsv9XnKkQRcR-V95f6UJHgQQHAQfCAGg3612o9vKYXsgprkRk01-~fTyim3YlyAz2wtyKSqc5bT-9WBgEC04NkkGyWbVaak~pq3kFcMgBzy2xj8cmycNF~gc3fvXLADWYrymhXiwODDOvIvHGCOaVAFbCponl4jofm1CvoeU4bdveizlL2k5Vz0uEoWYMF4Fd6tg4uyYbNjW~XjRInWY0KkrCxV3T6ytuddD72ibc2bjXnxPhn7dWK7Yig3JcRPDk4nG~GPM3XNeDStlQcszciFSSvAkdEA-CHom4TJQoMCXzPFRh-Fxi7aelJzNiF24~5QsuMbw__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA >. Acesso em: 02 jun. 2023.
_______. Habermas e a teoria da modernidade. Cad. CRH., Salvador, n.22. p.138-163,
jan/jun.1995.
HELD, David. Introdução à teoria crítica: Horkheimer a Habermas. Univ of California Press, 1980. Disponível em: < ttps://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ezBYaJAU8A4C&oi=fnd&pg=PA4&dq=Held+1980,&ots=xQQsb321GW&sig=TRxpEL5XHNY0M6JdIdHaK9uwkyc#v=onepage&q=Held%201980%2C&f=false >. Acesso em: 22 jun. 2023.
HORKHEIMER, Max. Teoria tradicional e teoria crítica. In: Os pensadores vol.16. São Paulo: Nova cultural, 1991. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4869872/mod_resource/content/1/2)%20HORKHEIMER%2C%20M.%20(1980)%20Teoria%20Tradicional%20e%20Teoria%20Cr%C3%ADtica.%20In%20W.%20Benjamin%2C%20Walter%3B%20M.%20Horkheimer%3B%20T.%20Adorno%2C%20J.%20Habermas%20Textos%20escolhidos.%20(Col.%20Os%20Pensadores%2C%20Vol.%20XLVIII).%20S%C3%A3o%20Paulo%20Abril%20Cult.pdf >. Acesso em: 05 jun. 2023.
MCLAREN, Peter. A vida nas escolas. Uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. 2ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
NOBRE, Marcos. Curso livre de teoria crítica. Campinas: Papirus Editora, 2008. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4993606/mod_resource/content/1/Aula%2011b_NOBRE-Marcos-A-Teoria-Critica.pdf >. Acesso em: 06 jun. 2023.
OLIVEIRA, Maurício P. de. A história e a epistemologia no ensino de ciências: dos processos aos modelos de realidade na educação científica. Ciência em Perspectiva. Estudos, ensaios e debates. Rio de Janeiro: MAST, p. 133-149, 2003. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3438126/mod_resource/content/1/Mesa%20redonda%20SBH%20vf%20c%C3%B3pia.pdf >. Acesso em: 06 jun. 2023.
PUCCI, Bruno. Teoria crítica e educação: contribuições da teoria crítica para a formação do professor. Espaço Pedagógico, v. 8, p. 13-30, 2001. Disponível em: < https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14621 >. Acesso em: 06 jun.2023.
DOS REIS, Jaqueline Ferreira. Etnomatemática, Educação Matemática Crítica e Pedagogia dialógico-libertadora: contextos e caminhos pautados na realidade sociocultural dos alunos. Disponível em: < https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/547 >. Acesso em: 06 jun. 2023.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000. Disponível em: < https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635 >. Acesso em: 06 jun. 2023.
SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Papirus editora, 2008.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Najara Alves Cardoso Costa, Pedro Oliveira Paulo , Wilton Medeiros
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.