Critical Mathematics Education: A historical look

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11017

Keywords:

Critical Theory, Critical Education, Critical Mathematics Education

Abstract

The aim of this article is to understand the historical development of Critical Mathematics Education. This educational perspective seeks to promote a critical and reflective view of mathematics and its use in society. To this end, the historical contributions of Critical Theory and Critical Education to the development of Critical Mathematics Education were observed, as well as the contributions of Critical Mathematics Education to the teaching and learning of mathematics. Bibliographical and descriptive research was used to develop this article. Understanding the historical contributions to the development of Critical Mathematics Education reveals the importance of grounding this approach in a critical and emancipatory perspective that values critical thinking and the active participation of students. In this way, we conclude that understanding the historical trajectory of Critical Mathematics Education contributes to understanding this perspective, encouraging discussions and practices that value critical thinking and the contextualization of mathematics, making it significant in the education of individuals.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Najara Alves Cardoso Costa, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Evangélica de Goiás- UniEvagélica. Licenciada em Matemática pela Universidade Cesumar- UniCesumar. Pós-Graduada em Coordenação Pedagógica pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi. Pós-Graduada em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás- UEG.

Pedro Oliveira Paulo , Universidade Estadual de Goiás - UEG

Possui Bacharelado e Licenciatura em Biologia pela Universidade Católica de Goiás (2002). Mestre em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro, onde desenvolveu Projeto de Pesquisa de Paleobiologia dos Vertebrados do Estado de Goiás com ênfase em sua Fauna de Amniotas compreendida entre o Período Permiano e a Época Pleistoceno. Doutorado obtido pela Unesp/Rio Claro, desenvolvendo Pesquisas com ênfase em Mamíferos do Quaternário do Estado de Goiás como Ferramentas para inferências Paleoclimáticas e Paleoambientais, enfocando nas Mudanças Climáticas do Quaternário do Cerrado. Adicionalmente encontra-se envolvido em Projetos de Divulgação Científica e de Popularização da Atividade Científica juntamente com Equipe Multidisciplinar do Curso de Ciências Biológicas, bem como na Pesquisa e Prospecção de Fósseis do NeoCretáceo do Sul do Estado de Goiás. Docente Titular das Disciplinas de Paleontologia e Geologia da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Central - Sede, Anápolis/CET, ministrando disciplinas ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Atua também na Unidade Universitária de Porangatu/UEG, ministrando disciplinas nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Geografia.Concluiu Pós-Doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho sobre Análise Crítica e Reavaliação do Posicionamento Taxonômico de Teropodomorfos do Grupo Bauru, Neo-Cretáceo da Bacia Sedimentar do Paraná, depositados no acervo do Museu de Paleontologia e Estratigrafia ?Prof. Dr. Paulo Milton Barbosa Landim?, UNESP, Campus Rio Claro - SP, tendo concluído em 2018. Adicionalmente, atua no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC), em que desenvolve pesquisas com ênfase na Formação de Inicial e Continuada de Professores em Ensino de Ciências e Desenvolvimento de Metodologias e Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências, ligados à Divulgação Científica, Popularização da Ciência e Ensino por Investigação.

Wilton Medeiros, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Professor Pós-Doutor efetivo na Universidade Estadual de Goiás (UEG) - curso de Arquitetura e Urbanismo. Tese indicada ao prêmio Capes 2010 em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), intitulada: "Goiânia Metrópole: sonho, vigília e despertar (1933-1973)". Pós-doutorado (PNPD) em Geografia Urbana no Laboratório de Estudos Urbanos (LEURB/UFPB); Pós-doutorado em Arquitetura e urbanismo no LabQUAPÁ da FAU/USP. Professor nos Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPEC), e Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP) da UEG. Linhas de pesquisa: Ensino e memória do ensino / Patrimônio cultural e história urbana.

References

ARAÚJO, Jussara de Loiola. Educação Matemática Crítica na Formação de Pós-Graduandos em Educação Matemática. In: ARAÚJO, J. L. (org.). Educação Matemática Crítica: reflexões e diálogos. Belo Horizonte: Argumentum, 2007. p. 25-38

BORBA, M. C. Prefácio In: SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.

CIVIERO, Paula Andréa Grawieski et al. Educação matemática crítica e as implicações sociais da ciência e da tecnologia no processo civilizatório contemporâneo: embates para formação de professores de matemática. 2016. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/175795 >. Acesso em: 01 jun. 2023.

DANTAS, Laiz Fraga. Habermas e a Reconstrução do Marxismo: da Teoria Crítica ao Pragmatismo. 2014. Disponível em: < https://ppgf.ufba.br/sites/ppgf.ufba.br/files/habermas_e_a_reconstrucao_do_marxismo_da_teoria_critica_ao_pragmatismo.pdf >. Acesso em: 02 jun. 2023.

FRANKENSTEIN, Marilyn. Educação Matemática crítica: uma aplicação da Epistemologia de Paulo Freire. In: BICUDO, M. A. V. (org). Educação Matemática. 2 ed. São Paulo: Centauro, 2005. Disponível em: < https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/719c5b6d-117a-489c-9378-1949d1d4e1ed/content >. Acesso em: 06 jun. 2023.

FREITAG, BARBARA. A Teoria Crítica Ontem e Hoje. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986. Disponível em: < https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/64377825/348039889-Barbara-Freitag-Conteudo-Programatico-Da-Teoria-Critica-in-Teoria-Critica-Ontem-e-Hoje-pdf-libre.pdf?1599529735=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DFreitag_Teoria_critica_ontem_e_hoje.pdf&Expires=1688845007&Signature=NBsNEsYhk2LIJSPsv9XnKkQRcR-V95f6UJHgQQHAQfCAGg3612o9vKYXsgprkRk01-~fTyim3YlyAz2wtyKSqc5bT-9WBgEC04NkkGyWbVaak~pq3kFcMgBzy2xj8cmycNF~gc3fvXLADWYrymhXiwODDOvIvHGCOaVAFbCponl4jofm1CvoeU4bdveizlL2k5Vz0uEoWYMF4Fd6tg4uyYbNjW~XjRInWY0KkrCxV3T6ytuddD72ibc2bjXnxPhn7dWK7Yig3JcRPDk4nG~GPM3XNeDStlQcszciFSSvAkdEA-CHom4TJQoMCXzPFRh-Fxi7aelJzNiF24~5QsuMbw__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA >. Acesso em: 02 jun. 2023.

_______. Habermas e a teoria da modernidade. Cad. CRH., Salvador, n.22. p.138-163,

jan/jun.1995.

HELD, David. Introdução à teoria crítica: Horkheimer a Habermas. Univ of California Press, 1980. Disponível em: < ttps://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ezBYaJAU8A4C&oi=fnd&pg=PA4&dq=Held+1980,&ots=xQQsb321GW&sig=TRxpEL5XHNY0M6JdIdHaK9uwkyc#v=onepage&q=Held%201980%2C&f=false >. Acesso em: 22 jun. 2023.

HORKHEIMER, Max. Teoria tradicional e teoria crítica. In: Os pensadores vol.16. São Paulo: Nova cultural, 1991. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4869872/mod_resource/content/1/2)%20HORKHEIMER%2C%20M.%20(1980)%20Teoria%20Tradicional%20e%20Teoria%20Cr%C3%ADtica.%20In%20W.%20Benjamin%2C%20Walter%3B%20M.%20Horkheimer%3B%20T.%20Adorno%2C%20J.%20Habermas%20Textos%20escolhidos.%20(Col.%20Os%20Pensadores%2C%20Vol.%20XLVIII).%20S%C3%A3o%20Paulo%20Abril%20Cult.pdf >. Acesso em: 05 jun. 2023.

MCLAREN, Peter. A vida nas escolas. Uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. 2ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

NOBRE, Marcos. Curso livre de teoria crítica. Campinas: Papirus Editora, 2008. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4993606/mod_resource/content/1/Aula%2011b_NOBRE-Marcos-A-Teoria-Critica.pdf >. Acesso em: 06 jun. 2023.

OLIVEIRA, Maurício P. de. A história e a epistemologia no ensino de ciências: dos processos aos modelos de realidade na educação científica. Ciência em Perspectiva. Estudos, ensaios e debates. Rio de Janeiro: MAST, p. 133-149, 2003. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3438126/mod_resource/content/1/Mesa%20redonda%20SBH%20vf%20c%C3%B3pia.pdf >. Acesso em: 06 jun. 2023.

PUCCI, Bruno. Teoria crítica e educação: contribuições da teoria crítica para a formação do professor. Espaço Pedagógico, v. 8, p. 13-30, 2001. Disponível em: < https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14621 >. Acesso em: 06 jun.2023.

DOS REIS, Jaqueline Ferreira. Etnomatemática, Educação Matemática Crítica e Pedagogia dialógico-libertadora: contextos e caminhos pautados na realidade sociocultural dos alunos. Disponível em: < https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/547 >. Acesso em: 06 jun. 2023.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000. Disponível em: < https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635 >. Acesso em: 06 jun. 2023.

SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Papirus editora, 2008.

Published

2024-04-21

How to Cite

COSTA, N. A. C.; PAULO , P. O.; MEDEIROS, W. Critical Mathematics Education: A historical look. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 31, p. 1–15, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i31.11017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/11017. Acesso em: 18 may. 2024.