A utilização de vídeos no período de ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em Matemática do interior do Ceará

Autori

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10048

Parole chiave:

Ensino Remoto Emergencial, Formação de Professores, Matemática, TDIC, Vídeo

Abstract

Em meados de 2020 o mundo foi surpreendido com um novo modo de vida em decorrência da pandemia do Coronavírus. As escolas e as universidades tiveram que suspender suas atividades de modo a evitar aglomerações e conter a proliferação do vírus, sendo, então, decidido que as aulas aconteceriam em formato remoto, que foi chamado de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Desta forma, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornaram-se o principal meio de suporte para a continuação dos estudos. Dentre os recursos utilizados pelos docentes nas aulas online destaca-se o uso do vídeo em diferentes modos. Pensando nisso, essa pesquisa tem como objetivo compreender, junto aos docentes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), como se deu a utilização dos vídeos durante o período do ERE. Para tanto, aplicou-se um questionário para o referido público contendo ao todo cinco perguntas, no intuito de identificar desde os equipamentos e softwares utilizados até o uso e/ou produção de vídeos. Buscou-se, também, fazer um paralelo com os resultados apresentados pelo Relatório de Pesquisa do Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Coronavírus da UVA, o qual objetivava, dentre outras coisas, compreender as condições de acesso à Internet e a equipamentos eletrônicos por parte de toda a comunidade universitária. Pôde-se perceber o quão importante foi o uso de recursos digitais, sejam mídias ou TDIC, na ministração de aulas no período de distanciamento social provocado pela pandemia de Coronavírus, corroborando, assim, a importância e expansão desse uso nos dias atuais. Atestou-se que a maioria dos docentes do Curso de Licenciatura em Matemática da UVA utilizou vídeos como recurso para promoção da aprendizagem dos estudantes e que a utilização das TDIC, em específico as videoaulas, em um curso de graduação no período remoto, foi muito importante para a formação docente, uma vez que proporcionou aos licenciandos a oportunidade de conhecer diferentes ferramentas tecnológicas que tanto foram utilizadas como recursos para aprendizagem como também potenciais ferramentas de ensino de matemática.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Ramone Freire de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista do Laboratório de Vídeos Didáticos (LAVID).

Ana Brena Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade estadual Vale do Acaraú (UVA), realiza pesquisas na área de matemática, com ênfase em Educação Matemática no tema: Educação Matemática Crítica.

Márcio Nascimento da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Mestre. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática da UVA. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE-UFPEL).

Riferimenti bibliografici

AMARAL, R. B. Vídeo na Sala de Aula de Matemática: Que Possibilidades?. Educação Matemática em Revista. n.40, p.38 - 47, nov. 2013.

BOGDAN, R.C. BIKLEN, S. N. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria dos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BONFIM, L. M. et al. EDUCAÇÃO DIGITAL: uma análise bibliográfica a partir do uso das tecnologias digitais inseridas nas práticas pedagógicas. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, v.01, n.000112, set. 201719/09/2017.

CORRÊA,J. N. P; BRANDEMBERG, J. C. Tecnologias Digitais Da Informação E Comunicação No Ensino De Matemática Em Tempos De Pandemia: Desafios E Possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - BOCEHM. v. 08, n. 22, p. 34 -54. 2021. ISSN: 2318-6674, DOI: 10.30938/bocehm.v8i.4176.

FARIA, Eliane Turk. O professor e as novas tecnologias. In: ENRICONE, Délcia (Org.). Ser Professor. 4 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004 (p. 57-72).

JUNGES, D, de L. V,;ROSA, L de.; GATTI, A. Youtube e educação matemática: um estudo dos canais especializados em ensinar matemática escolar. Revista do Centro de Ciências da Educação - PERSPECTIVA. v. 39, n. 1- p. 01 - 20 jan./mar. 2021 - Florianópolis.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MORÁN, J. M. O Vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, São Paulo, (2): 27 a 35, .jan./abr. 1995.

PROGRAD, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. A COMUNIDADE ACADÊMICA DA UVA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19). Comitê Geral de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no âmbito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Relatório. Sobral, 2020. Disponível em: http://www.uvanet.br/documentos/provimento_0768cb490f529968b1f9529c990366f1.pdf. Acesso em jan 2023.

SANTANA, R. J; JANUARIO, G. Ensino de Matemática e a produção de videoaulas. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 2, n. 6, p. 254-264, set./dez. 2018 ISSN 2526-6136 http://dx.doi.org/10.24116/emd25266136v2n62018a03.

Pubblicato

2023-04-12

Come citare

SOUSA, R. F. de; SILVA, A. B.; SILVA, M. N. da. A utilização de vídeos no período de ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em Matemática do interior do Ceará. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 29, p. 01–13, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i29.10048. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10048. Acesso em: 22 nov. 2024.