Algumas reflexões sobre matemática crítica e educação a distância

uma revisão de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5149

Palabras clave:

educação matemática critica, Educação à distância, Ensino remoto

Resumen

Devido ao contexto pandêmico, escolas encerraram o ensino presencial e tiveram que se reinventar, adaptando-se a utilização do ensino remoto, o qual não é o ensino no modelo de Educação a distância. Surge a necessidade de investigar quais as possíveis contribuições das pesquisas desenvolvidas em educação matemática crítica e EaD, para melhoria do ensino e aprendizagem em matemática no contexto da pandemia do COVID-19. O percurso metodologia para esta pesquisa foi de natureza qualitativa e configurou-se com uma revisão integrativa de literatura. Conclui-se que as ponderações trazidas por este trabalho são positivas, no sentido de contribuir como um aporte teórico para os debates e reflexões durante o desenvolvimento de práticas e ações para o ensino de matemática no modo remoto.

Palavras-chave: Educação matemática critica; Educação a distância; Ensino remoto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Damião Evandro Barbosa de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Especialista pela Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia (FATEC), Professor da escola Dr. João Gonçalves de Souza.

Danyella de Moura Galdino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduanda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

João Nunes de Araujo Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Citas

ANDRADE, Fabiana Chagas de et al. Aspectos da interpretação de gráficos de estudantes universitários em um ambiente virtual. Bolema, v. 34, n. 67, p. 462-479, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2020000200462&script=sci_ abstract&tlng=pt>. Acesso em: 01 março de 2021.

ARRUDA, Eucidio Pimenta; ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta. Educação à distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em Revista, v. 31, n. 3, p. 321-338, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v31n3/1982-6621-edur-31-03-00321.pdf>. Acesso em: 01 março de 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CES 1/2016 - Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2016-pdf/35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf/file>. Acesso em: 01 março de 2021.

CARMO, RENATA DE OLIVEIRA SOUZA; FRANCO, ALÉXIA PÁDUA. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educação em Revista, v. 35, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100420>. Acesso em: 01 março de 2021.

DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 108, p. 545-554, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v28n108/1809-4465-ensaio-28-108-0545.pdf>. Acesso em: 01 março de 2021.

FLEMMING, Diva Marília; LUZ, Eliza Flemming; MELLO, Ana Cláudia Collaço de. Tendências em educação matemática. Palhoça, SC: Editora InisulVirtual, 2005. Disponível em: https://docero.com.br/doc/cexce5>. Acesso em: 01 março de 2021.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67917>. Acesso em: 01 março de 2021.

LITTIG, Jonisario; DA CONCEIÇÃO TECH, Adriana; ALVES, Leonardo Correia. A educação matemática crítica nas aulas de matemática em escolas estaduais do espírito santo: uma reflexão a partir das narrativas dos professores Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/36002>. Acesso em: 01 março de 2021.

MILANI, Raquel. Diálogo em Educação Matemática e suas Múltiplas Interpretações. Bolema, v. 34, n. 68, p. 1036-1055, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bolema/v34n68/1980-4415-bolema-34-68-1036.pdf>. Acesso em: 01 março de 2021.

PATINO, Cecilia Maria; FERREIRA, Juliana Carvalho. Critérios de inclusão e exclusão em estudos de pesquisa: definições e por que eles importam. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 44, n. 2, p. 84-84, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/ scielo.php?pid=S1806-37132018000200084&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 01 março de 2021

PRATES, Uaiana; MATOS, João Filipe. A Educação Matemática e a Educação a Distância: uma revisão sistemática da literatura. Bolema, v. 34, n. 67, p. 522, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2020000200522& script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 01 março de 2021.

SIQUEIRA, Regiane Aparecida Nunes de. Tendências da educação matemática na formação de professores. Monografia (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Monografia_regiane.pdf>. Acesso em: 01 março de 2021.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Papirus editora, 2001. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/download/ 457/183/>. Acesso em: 01 março de 2021.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1679-45082010000100 102& script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 01 março de 2021.

Publicado

2021-06-17

Cómo citar

SOUSA, D. E. B. de; GALDINO, D. de M.; NETO, J. N. de A. Algumas reflexões sobre matemática crítica e educação a distância: uma revisão de literatura. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1002–1012, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5149. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5149. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática