O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5142Palabras clave:
Ensino de Matemática, Aplicativos, Aprendizagem MóvelResumen
Nos últimos anos, as tecnologias móveis têm auxiliado consideravelmente o processo ensino-aprendizagem de Matemática. Além de inovarem os processos educativos com modelos de interação entre o aluno, o conhecimento e o dispositivo, de modo mais dinâmico, constituem um fator de motivação para as aulas de Matemática que geram um efeito positivo no que diz respeito à participação do aluno no processo de aprendizagem. A chamada aprendizagem móvel ou m-learning redefine o espaço educativo trazendo novos recursos didáticos e tipos de interações com o objeto de conhecimento, transpondo a temporalidade e o espaço escolar onde a aprendizagem costuma ocorrer, para além deles. Assim é preciso considerar os saberes referenciais dos alunos e como se estabelecem com o uso das tecnologias na sociedade e no contexto educativo, no sentido de ressignificá-los e reconfigurá-los considerando a imersão na cultura digital. A inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação no currículo é prevista desde a década de 90 no sentido de promover novas formas de construção e assimilação do conhecimento, mas ganhou notoriedade no período da pandemia em 2020, em que o isolamento social provocou a suspensão das aulas presenciais e a única forma de promover a continuidade do processo educativo foi o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Assim, o presente artigo, por meio de uma pesquisa qualitativa, teve como propósito apresentar as potencialidades da utilização dos aplicativos Toon Math e Photomath como uma alternativa viável em sala de aula para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A análise dos aplicativos demonstrou que são ferramentas significativas para o ensino-aprendizagem de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, fortalecendo práticas pedagógicas inovadoras que devem ser apropriadas pelos professores e utilizadas com frequência tendo como base a racionalidade de relevância proposta por Orozco-Gómez (2002).
Palavras-chave: Ensino de Matemática; Aplicativos; Aprendizagem Móvel.
Descargas
Métricas
Citas
ABREU, J. D. de. Aprendizagem móvel: explorando a Matemática por meio de aplicativos educacionais em smartphones. 2018. 233f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
CALDER, N., CAMPBELL, A. Using mathematical Apps with reluctant learners. Digit Exp Math Educ. v. 2, p.50–69, 2016.
______., MURPHY, C. Using apps for teaching and learning mathematics: a socio technological assemblage. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED592503.pdf. Acesso em: 6 abr. 2021.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4ª ed. São Paulo: Loyola, 2003.
______. Cibercultura. 2ªed. São Paulo: Editora 34, 2000.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. In: MORAN, J.M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M.A. (Orgs). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. Campinas: Papirus, 2013. p. 11-66.
OROZCO-GÓMEZ, G. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. Revista Comunicação & Educação, 23, p. 57-70, 2002.
PHOTOMATH SCAN SOLVE. Photomath. Disponível em: <https://photomath.app/pt>. Acesso em: 18 fev. 2021.
PLAY GOOGLE STORE. Toon Math: jogos de matemática e corrida infinita. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.closeapps.mathrun&hl=pt_BR>. Acesso em: 16 fev. 2021.
PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In: Grupo de Trabalho de Investigação (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2005. p. 11-34
UNESCO. Aprendizagem móvel. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-toknowledge/ict-in-education/mobile-learning/. Acesso em: 6 mar. 2021.
ZULKARNAIN, Z., HELENI, S., THAHIR, M. Digital literacy skills of math students through e-learning in COVID-19 era: a case study in Universitas Riau. Journal of Physics: Conference Series, v. 1663, p. 01-09, 2020.