O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5142

Keywords:

Ensino de Matemática, Aplicativos, Aprendizagem Móvel

Abstract

Nos últimos anos, as tecnologias móveis têm auxiliado consideravelmente o processo ensino-aprendizagem de Matemática. Além de inovarem os processos educativos com modelos de interação entre o aluno, o conhecimento e o dispositivo, de modo mais dinâmico, constituem um fator de motivação para as aulas de Matemática que geram um efeito positivo no que diz respeito à participação do aluno no processo de aprendizagem. A chamada aprendizagem móvel ou m-learning redefine o espaço educativo trazendo novos recursos didáticos e tipos de interações com o objeto de conhecimento, transpondo a temporalidade e o espaço escolar onde a aprendizagem costuma ocorrer, para além deles. Assim é preciso considerar os saberes referenciais dos alunos e como se estabelecem com o uso das tecnologias na sociedade e no contexto educativo, no sentido de ressignificá-los e reconfigurá-los considerando a imersão na cultura digital. A inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação no currículo é prevista desde a década de 90 no sentido de promover novas formas de construção e assimilação do conhecimento, mas ganhou notoriedade no período da pandemia em 2020, em que o isolamento social provocou a suspensão das aulas presenciais e a única forma de promover a continuidade do processo educativo foi o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Assim, o presente artigo, por meio de uma pesquisa qualitativa, teve como propósito apresentar as potencialidades da utilização dos aplicativos Toon Math e Photomath como uma alternativa viável em sala de aula para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A análise dos aplicativos demonstrou que são ferramentas significativas para o ensino-aprendizagem de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, fortalecendo práticas pedagógicas inovadoras que devem ser apropriadas pelos professores e utilizadas com frequência tendo como base a racionalidade de relevância proposta por Orozco-Gómez (2002).

Palavras-chave:  Ensino de Matemática; Aplicativos; Aprendizagem Móvel.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Wilamis Micael de Araújo Aviz, Universidade Federal de Alagoas

Computer Technician by SENAI (2014), Computer Network Technician by Federal Institute of Alagoas - IFAL (2016). Undergraduate student Bachelor of Computer Engineering from the Federal University of Alagoas (2018). Currently works at NTI (Nucleus of Information Technology) as a Scholarship. I do part of the Research Group on Distributed Systems (GSD) at the Institute of Computing and member of the research group Mathematics Technology and Education (MATEDTEC) at the UFAL Mathematical Institute.

Audrey Emmely Rodrigues Vasconcelos, Universidade Federal de Alagoas

Bacharelanda em Ciência da Computação. Universidade Federal de Alagoas

CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA, Dra, Universidade Federal de Alagoas

Pesquisadora. Cursou Doutorado pela USP. Graduou-se em Direito com Pós Graduação Lato Sensu em Direito Educacional e Direito e Processo do Trabalho, sendo advogada inscrita nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) tendo atuado na área cível, Membro Efetivo da Comissão de Direito Material do Trabalho (OAB, Secção SP), interessando-se em pesquisas nas áreas de Direito Civil, Direito e Inteligência Artificial e Jurimetria. Avaliadora do Ministério da Educação - INEP em Cursos de Direito e demais cursos de graduação (bacharelado e tecnológicos - presencial e EAD). Atuou como coordenadora do Curso de Direito. Integra o grupo de avaliadores do Conselho Estadual de Educação - CEE/SP para avaliação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de SP, as Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de SP e as escolas de formação de procuradores, juízes e promotores de justiça. Atua como parecerista em eventos científicos da FEA/USP na área de Contabilidade e Administração, bem como atua como parecerista da Revista Internacional Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), da Revista de Direito (UNISC) e de projetos científicos da UERGS. Graduada em Matemática e Ciências Naturais, com Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática Aplicada, Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Realiza pesquisas na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática. É pesquisadora membro do GT de Modelagem Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Suas pesquisas nas áreas de Ciências Exatas e da Terra concentram-se nas temáticas Modelagem Matemática e Física Moderna e Contemporânea (Física de Partículas Elementares), além de pesquisas na área de Formação de Professores que ensinam Matemática, Processo Ensino-Aprendizagem de Matemática e de Física, Engenharia Aeroespacial (Ensino de Astronáutica, Aeronáutica, Linguagem da Programação, Robótica e Inteligência Artificial, STEM/STEAM), Cognição Matemática (Teoria da Flexibilidade Cognitiva e Teoria dos Perfis Conceituais) e Macroavaliações. Em áreas específicas de Educação Matemática, pesquisa o Ensino de Matemática nos anos iniciais, Ensino de Matemática na EJA, Educação Financeira e Resolução de Problemas. Na área de Educação Superior interessa-se pelas temáticas relacionadas à gestão e à qualidade do Ensino Superior, ao Ensino Jurídico e ao Ensino de Engenharia. Foi Professora Adjunta de Matemática na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Campus Diadema - Departamento de Ciências Exatas e da Terra). Atualmente é Professora Adjunta Efetiva de Matemática na Universidade Federal de Alagoas (Instituto de Matemática) e Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM da Universidade Federal de Alagoas. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Matemática, Educação e Tecnologia - MATEDTEC - voltado para a formação docente.Integra o Grupo de Pesquisa História da Matemática e Educação Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas certificado pelo CNPq.

References

ABREU, J. D. de. Aprendizagem móvel: explorando a Matemática por meio de aplicativos educacionais em smartphones. 2018. 233f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CALDER, N., CAMPBELL, A. Using mathematical Apps with reluctant learners. Digit Exp Math Educ. v. 2, p.50–69, 2016.

______., MURPHY, C. Using apps for teaching and learning mathematics: a socio technological assemblage. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED592503.pdf. Acesso em: 6 abr. 2021.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4ª ed. São Paulo: Loyola, 2003.

______. Cibercultura. 2ªed. São Paulo: Editora 34, 2000.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. In: MORAN, J.M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M.A. (Orgs). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. Campinas: Papirus, 2013. p. 11-66.

OROZCO-GÓMEZ, G. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. Revista Comunicação & Educação, 23, p. 57-70, 2002.

PHOTOMATH SCAN SOLVE. Photomath. Disponível em: <https://photomath.app/pt>. Acesso em: 18 fev. 2021.

PLAY GOOGLE STORE. Toon Math: jogos de matemática e corrida infinita. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.closeapps.mathrun&hl=pt_BR>. Acesso em: 16 fev. 2021.

PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In: Grupo de Trabalho de Investigação (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2005. p. 11-34

UNESCO. Aprendizagem móvel. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-toknowledge/ict-in-education/mobile-learning/. Acesso em: 6 mar. 2021.

ZULKARNAIN, Z., HELENI, S., THAHIR, M. Digital literacy skills of math students through e-learning in COVID-19 era: a case study in Universitas Riau. Journal of Physics: Conference Series, v. 1663, p. 01-09, 2020.

Published

2021-06-17

How to Cite

AVIZ, W. M. de A.; VASCONCELOS, A. E. R.; LOZADA, C. de O. . O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 721–737, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5142. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5142. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância