Elaboração de jogos matemáticos
o caso do jogo batalha naval de funções
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5083Palabras clave:
Função Quadrática, PIBID, Ensino Médio, Jogo Matemático, Batalha NavalResumen
Apresentamos um trabalho desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O presente artigo tem o objetivo de discorrer sobre as etapas de elaboração do jogo Batalha Naval de Funções, voltado para atividades de desenvolvimento da habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): EM13MAT503 - Investigar pontos de máximo ou de mínimo de funções quadráticas em contextos da Matemática Financeira ou da Cinemática e do descritor do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE): D20. Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas em gráficos. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública (de ensino integral) da rede estadual de Pernambuco: Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre, localizada na zona norte do Recife em parceria com o grupo de pesquisa Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (LACAPE). O jogo contou com a participação de alunos do 1º ano do Ensino Médio. O resultado da versão final do Batalha Naval de Funções é apresentado a partir das sucessivas sugestões dos alunos, que foram acatadas pelos conceptores do jogo no processo de sua (re)elaboração. Tais como, mudanças nas suas regras e material (tabuleiro e cartas). Sobre a elaboração do jogo, de uma parte, destacamos como este contribuiu à formação docente e ao desenvolvimento profissional dos bolsistas do PIBID; de outra parte, o envolvimento dos alunos do Ensino Médio trouxe à tona aspectos interessantes, tais com as adaptações realizadas por eles para tornar o jogo mais atrativo, sem perder de vista as atividades voltadas para o estudo do tema em tela.
Palavras-chave: Função Quadrática; PIBID; Ensino Médio; Jogo Matemático; Batalha Naval.
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2019.
ESPÍNDOLA, Elisângela Bastos de Melo. Palestra: Pibid e formação do professor de matemática, na II Semana Científica do Agreste Pernambucano – “Educação, Ciência e Sociedade em tempo de mudanças: perspectivas e desafios”. Garanhuns, ocorreu de 01 a 04 de outubro de 2020.
GONÇALVES, André Tavares; ALMEIDA, Wálmisson Régis de; SILVA, José Fernandes da. Batalha naval matemática: um relato da aplicação de jogos matemáticos no ensino fundamental. Tangram: Revista de Educação Matemática, Dourados, MS, v. 2, n. 4, p. 106-117, 2019. Trimestral. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10342. Acesso em: 01 mar. 2020.
NASCIMENTO. Vinicius Morais do; JUSTINO, Maria Eduarda da Cruz; NASCIMENTO NETO, José Alves do. Jogo batalha naval no plano cartesiano: trabalhando coordenadas cartesianas através do lúdico. In: ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, X. Campina Grande, Anais..., Campina Grande, 2018.p. 1-8. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45165. Acesso em 01 mar. 2020.
PERNAMBUCO. Matriz de Referência de Matemática SAEPE. 3º ano do Ensino Médio. Recife: Secretaria Estadual de Educação, 2016.
RABARDEL, Pierre. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.
RIBEIRO, João Pedro Mardegan. O uso de um jogo de batalha naval como ferramenta didática no ensino de matemática na educação básica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v.6, n.17, p.84–98, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1446/1468. Acesso em: 01 mar. 2020.
SANTOS, José Elyton Batista dos; OLIVEIRA, Dagmar Braga de. Batalha naval matemática: um elo entre o jogar e o conhecimento matemático. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Aracajú, v. 8, n. 1, p. 34-47, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNABUCO. Pró-Reitoria de Ensino De Graduação. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Edital para seleção de bolsistas de iniciação à docência, nº 15 /2018. Disponível em: http://www.ufrpe.br/sites/www.ufrpe.br/files/Edital%20Pibid%202018%20-%20discentes.pdf. Acesso em 04 mar. 2020.