A Early Algebra no currículo da educação infantil

uma análise dos documentos nacionais e internacionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5070

Palabras clave:

Early Algebra, Currículo, Educação Infantil, Estudo documental

Resumen

O presente artigo tem por objetivo investigar como a Early Algebra se apresenta nos documentos curriculares da Educação Infantil em seis países (Estados Unidos da América, Cingapura, Portugal, Austrália, Nova Zelândia e Brasil). O estudo possibilita uma importante discussão sobre a Early Algebra sob a ótica dos documentos curriculares da Educação Infantil em volta do mundo. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa ocorreram a partir de um estudo documental em pesquisas realizadas em sites oficiais de cada país e no site do Ministério da Educação do Brasil, cujas fontes foram os documentos curriculares para a Educação Infantil tanto brasileiros quanto internacionais. A análise dos documentos foi feita considerando a idade em que a álgebra é introduzida em cada país e no Brasil, como se dá essa introdução e quais os principais conceitos algébricos são abordados. Os resultados obtidos revelaram que nos cinco países internacionais investigados a álgebra é introduzida a partir dos 3 anos de idade, abordando questões referentes às ideias de padrão e de sequência, e o raciocínio algébrico é introduzido levando em consideração as práticas pedagógicas da Educação Infantil. Já no Brasil, ela é iniciada a partir dos 6 anos de idade, ou seja, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Consideramos que é importante desenvolver pesquisas sobre essa temática, pois ela tem sido pouco discutida no Brasil para o âmbito da Educação Infantil, sendo necessário ampliar as discussões para que se possa acompanhar as tendências internacionais sobre o desenvolvimento da álgebra nos primeiros anos de escolaridade.

Palavras-chave: Early Algebra. Currículo. Educação Infantil. Estudo Documental.

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Biografía del autor/a

Fabiana dos Santos Vieira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM/UESC). Possui graduação em Pedagogia (2013) e Letras (2019) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação escolar (2018) e cursando o Curso de Especialização em Educação Infantil na Universidade Estadual de Santa cruz (UESC). Atualmente é Docente na Universidade Paulista (Ilhéus) e professora na Prefeitura Municipal de Ilhéus atuando na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Sandra Maria Pinto Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz

Sandra Maria Pinto Magina realizouo primeiro pós-doutoramento na Universidade de Lisboa (2006) e o segundo na Universidade de Salamanca (2019-2020). Concluiu o doutorado em Mathematics Education pela University of London em 1994. Foi docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 1994 e 2014, desligando-se dela como professora titular. Foi professora visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz -- UESC/BA entre o período de 2012 e 2014, quando prestou concurso e atualmente é professora Adjunto da UESC/BA. Foi coordenadora do Mestrado em Educação Matemática da UESC entre os anos de 2014 e 2017. É líder do grupo de pesquisa REPARE (Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão) em Educação Matemática -- REPARE em EdMat, o qual conta com pesquisadores de várias instituições, tais como UFPE, UPE, UFABC, UERJ, UFU, UESB, UFRB, UNINOVE e envolvendo 5 diferentes estados (BA, PE, RJ, MG, SP). Tem vasta experiência em formação de recursos humanos, tendo orientado 55 dissertações de mestrado, 10 teses de doutorado, além de ter supervisionado 3 estágios pós-doutorais. Também atua formando na graduação, tendo 2 trabalhos de iniciação científica e mais de uma dezena de trabalhos de conclusão de curso (TCC). Recebeu prêmio CNPq/PIBIC (2005) e prêmio CAPES (2010) como orientadora de projeto IC e de tese de Doutorado respectivamente. Participou de 16 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 10 destes, a maioria deles financiados por agências de fomento a pesquisa. Atualmente participa, como pesquisadora, de outros dois projetos, um (do qual é coordenadora) financiado pela FAPESB. Atua na área de Educação, com ênfase em formação de conceitos. Em suas atividades profissionais interagiu com algo em torno de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Tem sido parecerista para a CAPES, CNPq, FAPESP e FAPESB, alem de algumas revistas com Qualis entre A1 e B2.

Citas

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Publicado

2021-06-17

Cómo citar

VIEIRA, F. dos S.; MAGINA, S. M. P. A Early Algebra no currículo da educação infantil: uma análise dos documentos nacionais e internacionais. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 81–98, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5070. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5070. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental