A Early Algebra no currículo da educação infantil
uma análise dos documentos nacionais e internacionais
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5070Keywords:
Early Algebra, Currículo, Educação Infantil, Estudo documentalAbstract
O presente artigo tem por objetivo investigar como a Early Algebra se apresenta nos documentos curriculares da Educação Infantil em seis países (Estados Unidos da América, Cingapura, Portugal, Austrália, Nova Zelândia e Brasil). O estudo possibilita uma importante discussão sobre a Early Algebra sob a ótica dos documentos curriculares da Educação Infantil em volta do mundo. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa ocorreram a partir de um estudo documental em pesquisas realizadas em sites oficiais de cada país e no site do Ministério da Educação do Brasil, cujas fontes foram os documentos curriculares para a Educação Infantil tanto brasileiros quanto internacionais. A análise dos documentos foi feita considerando a idade em que a álgebra é introduzida em cada país e no Brasil, como se dá essa introdução e quais os principais conceitos algébricos são abordados. Os resultados obtidos revelaram que nos cinco países internacionais investigados a álgebra é introduzida a partir dos 3 anos de idade, abordando questões referentes às ideias de padrão e de sequência, e o raciocínio algébrico é introduzido levando em consideração as práticas pedagógicas da Educação Infantil. Já no Brasil, ela é iniciada a partir dos 6 anos de idade, ou seja, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Consideramos que é importante desenvolver pesquisas sobre essa temática, pois ela tem sido pouco discutida no Brasil para o âmbito da Educação Infantil, sendo necessário ampliar as discussões para que se possa acompanhar as tendências internacionais sobre o desenvolvimento da álgebra nos primeiros anos de escolaridade.
Palavras-chave: Early Algebra. Currículo. Educação Infantil. Estudo Documental.
Downloads
Metrics
References
ALSINA, Á. Del razonamiento lógico-matemático al álgebra temprana en Educación Infantil. Edma 0-6: Educación Matemática en la Infancia, Gerona, 2019.
AUSTRALIAN. Curriculum, Assessment and Reporting Authority, The Australian Curriculum: Mathematics (ACARA), Sydney 2015.
BLANTON, Maria e cols. Early Algebra. In: VICTOR, J. K. (Ed.). Algebra: Gateway to a Technological Future, The Mathematical Association of America: Columbia/USA, 2007.
BLANTON, M.; KAPUT, J. Elementary grades students' capacity for functional thinking. PME28, vol 2. University of Massachusetts Dartmouth, USA, 2004.
______. Characterizing a classroom practicethat promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v. 36, n. 5, p. 412-446, Boston, 2005.
______. Functional Thinking as a RouteInto Algebra in theElementary Grades. ZDM – International Reviewson Mathematical Education, p. 34-42, Boston, 2011.
BRASIL .Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC, 1998.
______. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: anexo_texto_bncc (mec.gov.br). Acesso em: 22 jan. 2021.
CARPENTER, T.; FRANKE, M. Developing algebraic reasoning in the elementar school: Generalization and proof. In: H. Chick, K. Stacey, J. Vincent; J. Vincent (Eds.). Proceeding sof theTwelfth ICMI Study Conference: The future of the teaching and learning of algebra, v. 1, p. 155-162, Melbourne, Australia: University of Melbourne Press, 2001.
CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A. D.; BRIZUELA, B. Children's Early Algebraic Concepts. Plenary address. XXII Meeting of the Psychology of Mathematics Education, North American Chapter, Tucson, AZ, October, 2000.
FONTANA, F. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, T. (Org). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018, p. 59-77.
LUNA, A.V. A; SOUZA, E. G; LIMA, L. B. S. Textos sobre Matemática em uma Prática Pedagógica no Ambiente de Modelagem nos Anos Iniciais. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 5., 2012, Petrópolis. Anais... Rio de Janeiro: UFPE, 2012.
NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS – NCTM. Principles and standards for school mathematics. Reston, VA: NCTM, 2003.
NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS – NCTM. Curriculum Focal Points for Prekindergarten through Grade 8 Mathematics: a quest for coherence. Reston, V.A.: National Council of Teachers of Mathematics, 2006.
NEW ZEALAND GOVERNMENT. Ministry of Education. Te Whāriki: Early Childhood Curriculum. Wellington: Ministry of Education, 2017.
PORTUGAL, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), Lisboa, 2016.
SILVA, D. P.; SAVIOLI, A. M. P. D. Manifestação do pensamento algébrico em resoluções de tarefas por estudantes do Ensino Fundamental I. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 3, n. 5, p. 139-156, jul./dez., Campo Mourão, 2014.
SINGAPORE, Republic of. Ministry of Education, Nurturing Early Learners: A Curriculum for Kindergartens in Singapore, v. 6, Singapore: Ministry of Education, capital, 2013.
SALVATERRA, M. L. Exploração de padrões por crianças do pré-escolar: um estudo realizado no domínio da matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar), Instituto politécnico, Viana do Castelo, 2017.
REIMÃO, J. V. Padrões na creche e no jardim de infância: a emergência do pensamento algébrico e do raciocínio matemático. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar), Instituto politécnico, Setubal, 2020.
ZAMORANO, C. M.; ALSINA, A. La incorporación del Early Algebra en el currículo de Educación Primaria. Números: revista de didácticade las matemáticas. Volumen 105, p. 81-102. Girona, 2020.
Zapatera, A. Introducción del pensamiento algebraico mediante la generalización de patrones. Una secuencia de tareas para Educación Infantil y primaria. Números, Revista de Didáctica de las Matemáticas, 97, 51-67. Girona, 2018.