Enfeites natalinos

construções matemáticas por meio de dobraduras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4986

Palabras clave:

Matemática, Ensino de Matemática, Natal, Dobraduras em papel

Resumen

O presente artigo tem como objetivo descrever o processo de elaboração e resultados da aplicação da atividade “Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras”. Esta atividade foi desenvolvida no projeto de extensão “Sem mais nem menos on-line”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a finalidade de explorar conteúdos matemáticos e trabalhar habilidades usando a arte de dobrar papel por meio da construção de uma árvore e de estrelas de Natal, proporcionando aos estudantes momentos descontraídos e interessantes para aprender matemática e despertando nos professores o ensejo de desenvolver outras habilidades no modo como ensinar matemática. A atividade foi aplicada, por meio de uma live no Instagram, a 44 estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de 9 escolas da rede pública e de 1 escola da rede particular de ensino de 2 estados do Brasil. As habilidades trabalhadas foram coordenação motora, concentração, memória e imaginação; os conteúdos matemáticos explorados foram propriedades de figuras geométricas como vértice, altura, lado e diagonais de polígonos convexos, noções básicas de geometria como ponto, interseção e segmento de reta. Além de alcançar a finalidade almejada, a atividade proporcionou o reaproveitamento de materiais e despertou o interesse dos professores em fazer trabalhos interdisciplinares, investindo em atividades com dobraduras nas aulas. Esperamos que este trabalho desperte nos professores de matemática a vontade de proporcionar aos seus estudantes novas formas de adquirir e aprofundar conhecimentos matemáticos, utilizando temas presentes no cotidiano deles e/ou materiais didáticos como a atividade aqui descrita.

Palavras-chave: Matemática; Ensino de matemática; Natal; Dobraduras de papel.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Nickson Deyvis da Silva Correia, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus A. C. Simões. Licenciado em Matemática pela UFAL, campus A.C. Simões. Possui o Curso-Técnico-Profissionalizante em Técnico em Química - Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Matriz. Membro do Grupo de Pesquisa 'História da Matemática e Educação Matemática' da UFAL. Colaborador no projeto de extensão 'Sem mais nem menos on-line' do Instituto de Matemática da UFAL. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, História da Educação Matemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática. 

Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É professora efetiva no Instituto de Matemática da UFAL, coordenadora do projeto de extensão "Sem mais nem menos" da UFAL, docente no Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT), editora-adjunta da Coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática e líder do Grupo de Pesquisa "História da Matemática e Educação Matemática" da UFAL. Foi vice-coordenadora nacional do PROFMAT, coordenadora do Curso de Matemática Licenciatura da UFAL, coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFAL. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, História da Matemática, História da Educação Matemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática.

José Monteiro Hilário da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Colaborador no Projeto de extensão Sem Mais Nem Menos (UFAL). 

Citas

BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018.

BUSKE, N. Uma contribuição para o ensino de geometria utilizando origami e caleidoscópio. 2007. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/91082. Acesso em: 17 fev. 2021.

DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educ. rev. n.31, p. 213-230, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602008000100013. Acesso em: 31 mar. 2021.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (Org.) Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 3-38.

MANCHUR, J., SURIANI, A., CUNHA, M. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG, v. 9, n. 2, p. 334-341, 2013. Disponível em: www.redalyc.org/articulo.oa?id=514151730016. Acesso em: 31 mar. 2021.

PAIS, L. C. Ensinar e Aprender Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

RANCAN, G. Origami e tecnologia: investigando possibilidades para ensinar geometria no ensino fundamental. 2011. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10923/3101. Acesso em: 17 fev. 2011.

ROLOFF. E. M. A importância do lúdico em sala de aula. In: Semana de Letras, 10, 2010, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Edipucrs; 2010. p. 1-9. Disponível em: https://editora.pucrs.br/anais/Xsemanadeletras/comunicacoes/Eleana-Margarete-Roloff.pdf. Acesso em: 17 fev. 2011.

Publicado

2021-06-17

Cómo citar

CORREIA, N. D. da S.; SANTOS, V. de O.; SILVA, J. M. H. da. Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 405–422, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4986. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4986. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio