EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2823Palabras clave:
Matemática Mesopotâmica; Ensino de Matemática; História da Matemática; Teoria da Objetivação.Resumen
O presente artigo é parte de um projeto de ensino e pesquisa em andamento que utiliza episódios da história da matemática para promover formas de colaboração não individualistas de aprendizagem por meio do labor conjunto e para despertar/incentivar nos alunos o gosto pela resolução de tarefas não padronizadas com a exploração de novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento do projeto, buscamos na Teoria da Objetivação elementos teóricos para a construção de atividades de ensino e aprendizagem e a concepção de labor conjunto como procedimento metodológico de aplicação e desenvolvimento dessas atividades em sala de aula. O objetivo do presente artigo é apresentar ideias iniciais sobre como destacar um episódio histórico e a partir dele exemplificar atividades e tarefas que podem ser elaboradas e apresentadas aos alunos, assim como destacar as potencialidades didáticas e pedagógicas de cada tarefa ou de um conjunto de tarefas de acordo com a Teoria da Objetivação. Para isso, utilizaremos um vídeo (A Stray Sumerian Tablet) produzido pela Universidade de Cambridge sobre um tablete de 4.200 anos referente à produção de sabão na antiga Mesopotâmia. As atividades serão voltadas para alunos do primeiro ano do ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Os resultados esperados versarão sobre a aprendizagem de saberes envolvendo a leitura, a compreensão, a interpretação do tablete e pela mobilização de elementos fundamentais para a formação ético-reflexiva desses jovens estudantes.
Descargas
Métricas
Citas
HØYRUP, J. Algebra in Cuneiform. Introduction to an Old Babylonian Geometrical Technique. Berlin: PRO BUSINESS digital printing Deutschland GmbH, 2017.
HØYRUP, J. The roles of Mesopotamian bronze age mathematics tool for state formation and administration – Carrier of teachers’ professional intellectual autonomy. Educational Stu¬dies in Mathematics, 2007, p. 257-271.
HØYRUP, J. Lenghts, widths, surfaces: a portrait of old Babylonian algebra and its kin. New York: Springer-Verlag, 2002.
MOREY, B. B.; GOMES, S. C. Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática. REMATEC, Natal/RN, Ano 13, n. 27, p. 06-23, jan./abr., 2018.
RADFORD, L. Methodological Aspects of the Theory of Objectification. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8(18), p. 547-567, 2015.
RADFORD, L. On teachers and students. In: Liljedahl, P.; Nicol, C.; Oesterle, S.; Allan, D. (Eds.). Proceedings... Vancouver, Canada: PME, 2014.
RADFORD, L. The ethics of being and knowing: Towards a cultural theory of learning. In: RADFORD, L.; SCHUBRING, G.; SEEGER, F. (Eds.). Semiotics in mathematics education: Epistemology, history, classroom, and culture. Rotterdam: Sense Publishers, 2008.
RADFORD, L. Elements of a Cultural Theory of Objectification. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa: Special Issue on Semiotics, Culture and Mathematical Thinking, p. 103-129, 2006.
ROBSON, E. Mathematics in Ancient Iraq: a social history. New Jersey: Princeton University Press, 2008.
ROBSON, E. Neither Sherlock Holmes nor Babylon: a reassessment of Plimpton 322. Historia Mathematica, n. 28, p. 167-206, 2001.