Marcas que ficaram nos corpos: narrativas de professores de matemática sobre o exercício da docência durante a pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.13242Palabras clave:
Narrativas de professores, COVID-19, Marcas emocionais, Marcas físicasResumen
O artigo apresentado é recorte de uma dissertação que se utilizou da História Oral para conhecer a narrativa de alguns professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, da cidade gaúcha de São Lourenço do Sul, acerca das suas vivências profissionais durante a pandemia de COVID-19. O objetivo principal da pesquisa era identificar as marcas que ficaram nos corpos dos professores. Foram entrevistados quatro professores e, após transcrição das suas falas, foi utilizada a metodologia de Análise do Conteúdo para se produzir interpretações desses dados. As narrativas relatam vivências que possibilitam se ter um vislumbre da realidade dos profissionais das escolas municipais e estaduais, do centro da cidade e da comunidade rural. Com relação ao físico, os relatos descrevem sintomas de pressão alta, dores no corpo, ardência nos olhos e alteração nos níveis de colesterol; no que tange ao emocional, foram relatadas sensações de medo, angústia, irritação, decepção, estresse, insônia e ansiedade.
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