Marks that remained on the bodies:narratives of mathematics teachers about the exercise of teaching during the covid-19 pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.13242

Keywords:

Teacher narratives, COVID-19, Emotional marks, Physical marks

Abstract

The article presented is an excerpt from a dissertation that used Oral History to know the narrative of some mathematics teachers in the final years of elementary school, in the city of São Lourenço do Sul, in the state of Rio Grande do Sul, about their professional experiences during the COVID-19 pandemic. The main objective of the research was to identify the marks that remained on the teachers’ bodies. Four teachers were interviewed and, after transcribing their speeches, the Content Analysis methodology was used to produce interpretations of these data. The narratives report experiences that make it possible to have a glimpse of the reality of the professionals from municipal and state schools, of the city center and of the rural community. Regarding the physique, the reports describe symptoms of high blood pressure, body aches, burning eyes and changes in cholesterol levels; regarding the emotional, feelings of fear, anguish, irritation, disappointment, stress, insomnia and anxiety were reported.

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Author Biographies

Carla Gebhardt Gehling, Professora na rede pública da cidade de São Lourenço do Sul

Possui Mestrado em Educação pelo IFSUL_ Pelotas (2022) e Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2009). Possui formação como Técnico em Contabilidade. Atualmente é Professora contratada por tempo indeterminado da Escola Estadual de Ensino Médio Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Matemática, Técnico em Contabilidade, assistente administrativo, tutora presencial e à distância e função de caixa, atuando principalmente nos seguintes temas: docente da disciplina de matemática, tutora à distância, contabilidade, assistente administrativo e estágio em matemática. 

Rafael Montoito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi professor substituto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Bauru). Concluiu o mestrado na área de Educação Matemática, na UFRN (sua dissertação analisa as características matemáticas das obras de Lewis Carroll, grande escritor e matemático inglês que se utilizava de uma linguagem literária para ensinar conteúdos matemáticos, sobretudo lógica e geometria euclidiana) e o doutorado em Educação para a Ciência (sua tese compreende a tradução de um livro de Carroll, até então inédito em português, e outros capítulos que comentam esta obra). Posteriormente, fez pós-doutorado na University of Birmingham (Inglaterra), analisando os diários e correspondências de Carroll. Atualmente segue investigando as inter-relações entre a literatura e a matemática, o lógico e o imaginário no ambiente de aprendizagem, trabalhando com a ideia de que ensinar a ler e a escrever é um compromisso de todas as disciplinas. Também se interessa por outras inter-relações com a matemática, tais como as que se pode perceber/apreender em outras manifestações artísticas, tais como a pintura, o cinema, a confecção de mapas etc. Outra vertente com a qual trabalha diz respeito à História Oral como metodologia de pesquisa para coletar depoimentos sobre vivências que ajudem a pensar o cenário da educação.

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Published

2024-10-23

How to Cite

GEHLING, C. G.; MONTOITO, R. Marks that remained on the bodies:narratives of mathematics teachers about the exercise of teaching during the covid-19 pandemic. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 33, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i33.13242. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/13242. Acesso em: 24 nov. 2024.