Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): enfoque no estado do Ceará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.10944

Palabras clave:

OBMEP, programas , Ceará

Resumen

O presente trabalho objetivou investigar o funcionamento, a estrutura e o programa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), bem como compreender sua relevância para o estado do Ceará. O estudo se deu por meio de uma pesquisa do tipo documental, de abordagem descritiva quali-quantitativa. A análise de dados, conforme objetivo definido, buscou se concentrar em três categorias de análise, a citar: características do programa OBMEP; resultados do Ceará na OBMEP e participação cearense em programas e ferramentas presentes na OBMEP. Concluiu-se que programas como o PIC jr, o PIC e o PICME, implementados pela OBMEP, indicam uma tentativa de democratização da Matemática aos estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior, buscando promover, assim, novas formas de compreender essa área do conhecimento. Entretanto, quando é realizado um comparativo entre índices educacionais em larga escala (PISA e SPAECE), não é possível observar grandes impactos em números de referências, ou seja, metas educacionais a serem atingidas. Nessa perspectiva, sugere-se que a prática e a inserção dos programas e projetos da OBMEP sejam voltadas, também, para que o conhecimento matemático possa ser alcançado por todos, sendo necessário que os projetos desenvolvidos também sejam voltados para esse tipo de problemática, ou seja, alunos com baixos rendimentos na disciplina de Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maurício José Nascimento Macêdo, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

Possui graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA pelo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARA (2018) e Mestrado em Matemática - PROFMAT (2019-2022) pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Foi professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Iguatu; Foi Professor de Matemática do Centro de Formação Educacional e Profissional de Várzea Alegre (sem vinculo empregatício); Foi professor da rede pública municipal de ensino de Quixelô-CE e atualmente é professor de Matemática da rede estadual do Ceará (SEDUC-CE). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática Básica e Superior, atuando principalmente: ensino médio técnico e integrado nos cursos: Integrados em Agropecuária e Agroindústria; e superior nos cursos: Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia; Bacharelado em Administração e Especialização em Psicopedagogia.

Mikaelle Barboza Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Canindé, Brasil

Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Licenciatura em Matemática. Especialista em Ensino de Matemática (UECE), Mestre em Educação (UECE) com ênfase na Formação de Professores e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE - 2017), campus Canindé, lecionando as disciplinas de Matemática e Educação Matemática nos cursos Técnicos, Tecnológicos e graduações. É membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE-MAES) e suas áreas de estudo são: ensino e aprendizagem de Matemática, formação de professores, representações semióticas, lesson study.

Citas

ARAGÃO, J. W. M. d.; NETA, M. A. H. M. Metodologia científica. [S.l.]: Superintendência de Educação a Distância, 2017.

BARBOSA, A. de O. Investigando efeito retroativo do SAEB/Prova Brasil de leitura no 9º ano do ensino fundamental. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 49, n. 2, p. 631-650, 2020. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/2683. Acesso em: 12 dez. 2023.

BARBOSA, J. L. M. Olimpíadas de Matemática: uma experiência de sucesso em educação no Ceará. s.d. Disponível em:

http://www.sbpcnet.org.br/livro/57ra/programas/CONF_SIMP/textos/joaolucasbarbosa-simp.htm. Acesso em: 01 ago. 2018.

CARDOSO, M. B. Múltiplas representações semióticas no ensino de função afim: enfoque na formação inicial de professores de matemática. 2015. Mestrado em Educação. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.

FIDELES, E. C. A OBMEP sob uma perspectiva de Resolução de Problemas. 2014. 56 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNB_b2d9bb02d0b1b33b7bf4e98eb259110a. Acesso em: 10 jun. 2023.

IMPA (Org.). Programa de Iniciação Científica da OBMEP. 10. ed. Rio de Janeiro: Impa, 2015. 64 p.

IMPA. Portal OBMEP, 2023. Disponível em: https://www.obmep.org.br/apresentacao.htm. Acesso em: 10 jun. 2023.

IMPA. OBMEP. 18ª OBMEP. 2023. Disponível em: http://www.obmep.org.br/. Acesso em: 16 jun. 2023.

LOPES, T. B.; FRIZON, L. C.;SANTOS, L. M. Estudos extraclasse com foco em resolução de problemas como preparativo para a OBMEP. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 41-53, 2018. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/599. Acesso em: 10 nov. 2023.

MACHADO, A. L. G.; MACHADO, L. S. Geometria e funções: uma abordagem computacional a partir de problemas da OBMEP. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 5, n. 1, p. 41-57, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3216. Acesso em: 08 out. 2023.

MEDEIROS, C.; BIAZON, T. Olimpíadas júnior: despertando o gosto pela ciência na adolescência. Com Ciência, 2015. Disponível em: https://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=117&id=1411. Acesso em: 11 nov. 2023.

MILHOMEN, E. C. et al. Tarefas Matemáticas e a formação para a docência em Matemática no Ensino Médio. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 1, p. e2023003, 2023. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/8. Acesso em: 9 abr. 2024.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. [S.l.]: Editora Feevale, 2013.

PROETTI, S. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: Um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumen-ISSN: 2447-8717, v. 2, n. 4, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unifai.edu.br/index.php/lumen/article/view/60. Acesso em: 24 nov. 2023.

PISA. Matriz de Avaliação de Matemática. OCDE, 2012. Disponível em: download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/marcos_referenciais/2013/matriz_avaliacao_matematica.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2023.

RODRIGUES, M. U.et al. OBMEP na perspectiva dos ambientes de aprendizagem: uma análise de conteúdo no período de 2005 a 2017. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 54-74, 2018. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/600. Acesso em: 14 set. 2023.

SANTOS, R. M. dos. A construção do letramento estatístico a partir de um olhar sobre as provas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP. Amazónia: Revista de educação em ciências e matemáticas, v. 17, n. 38, p. 105-120, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8091860.pdf. Acesso em 14 jun. 2023.

SILVA, P. L.da; DUARTE, C. G. Dos Jogos Olímpicos da Antiguidade às olimpíadas de matemática: a constituição de atletas. Boletim online de Educação Matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis: UDESC, 2020. Vol. 8, n. 17 (2020), p. 164-179, 2020. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/17754/12316. Acesso em 14 jun. 2023.

SILVA, J. G. A.da; ALVES, F. R. V.; MENEZES, D.B.. Situação Didática Olímpica sob a perspectiva da Teoria das Situações Didáticas: uma aplicação com professores em formação inicial no Brasil. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, v. 10, n. 01, p. 380-411, 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2850/1522. Acesso em: 10 jun. 2023.

SILVA, J. G. A.da; ALVES, F. R. V.; MENEZES, D. B. Situação Didática Olímpica-SDO: um problema olímpico aplicado à teoria das situações didáticas. Revista Thema, v. 19, n. 2, p. 265-278, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1725. Acesso em: 10 ago. 2023.

SILVA, J. G. A.da; ALVES, F. R. V.; MENEZES, D.B.. Situações Didáticas Olímpicas (SDO): uma aplicação de Problemas Olímpicos (PO) à luz da Teoria das Situações Didáticas (TSD) com apoio do software GeoGebra. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-20, 2021. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/31984/. Acesso em: 18 set. 2023.

SILVA, J. G. A. da et al. Engenharia Didática (ED): o uso de Situações Didáticas Olímpicas para o ensino do Teorema da base média do triângulo a partir de problemas da OBMEP. TE & ET, 2022. Disponível em: https://teyet-revista.info.unlp.edu.ar/TEyET/article/view/1461 . Acesso em: 02 out. 2023.

SILVA, W. S.da; PAULA, F. V. de. Preparação para a OBMEP: um relato de sucesso em duas escolas de Araguaína/TO. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 7, n. 2, p. e2006-e2006, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4789 . Acesso em: 15 nov. 2023.

TODESCHINI, I. L. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): Uma visão sobre a avaliação na perspectiva da resolução de problemas. 2012. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Matemática Pura e Aplicada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/54862. Acesso em: 27 nov. 2023.

TRAINOTTI, A.; GAYESKI, R. G.; NUNES, L. N. O conteúdo de estatística nas provas da olimpíada brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. 193-209, 2018. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1663. Acesso em: 17 set. 2023.

VIEIRA, C. M. de A.; MIRANDA, A. S. F.; DIAS, M.S.. Nivelando conhecimentos matemáticos: Uma ação de equidade educacional desenvolvida na escola Gustavo Barroso em Jaguaribe-CE. Com a Palavra, o Professor, v. 5, n. 12, p. 1-12, 2020. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/372. Acesso em: 01 out. 2023.

Publicado

2024-04-21

Cómo citar

MACÊDO, M. J. N.; CARDOSO, M. B. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): enfoque no estado do Ceará. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 31, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i31.10944. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10944. Acesso em: 24 nov. 2024.