RECURSOS PARA O ENSINO DE VOLUME EM NÍVEIS DE ATIVIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i15.979Schlagworte:
Abordagem documental do didático; Níveis de atividade do professor; Volume de sólidos geométricos.Abstract
Este estudo objetivou identificar o sistema de recursos de um professor de matemática nos níveis de sua atividade e na sua relação com o ensino de Volume de Sólidos Geométricos. Tomou-se como bases teóricas a abordagem documental do didático (GUEUDET; TROUCHE, 2007), o modelo de níveis de atividade do professor (MARGOLINAS, 2002) e o seu vínculo com os recursos no trabalho do professor- externo à sala de aula (MARGOLINAS; WOZNIAK, 2010; SABRA, 2016). Trata-se de um estudo de caso com um professor de matemática em uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Tomando-se por referência a investigação reflexiva (GUEUDET; TROUCHE, 2010), durante a fase de coleta de dados, buscamos acompanhar as atividades do professor em um período significativo de tempo, de modo contínuo e sobre o princípio reflexivo das informações, pelo pesquisado e pelo pesquisador. Os instrumentos de coleta de dados foram: a trajetória documental, a representação esquemática do sistema de recursos e entrevistas. Dentre os resultados, destacam-se a interação entre a trajetória documental e o sistema de recursos do professor (no nível +3 - valores e concepções sobre o ensino/aprendizagem e nível +2 - construção global do tema) e as escolhas do professor para um projeto de aula (nível +1) sobre Volume de Sólidos Geométricos. Ademais, distingue-se o que o professor utilizou e mobilizou para preparar o ensino do tema (recursos - mãe) do que o professor produziu e desenvolveu a partir dos recursos de origem (recurso - filho) (HAMMOUD, 2012). Nesse caso, faz-se uma análise de uma ficha de exercícios selecionada da internet e as adaptações realizadas pelo professor, prevendo seu uso em sala de aula.
Palavras-chave: Abordagem documental do didático; Níveis de atividade do professor; Volume de sólidos geométricos.