Polinômio de Gauss: uma investigação da origem do conceito e a relação com coeficiente binomial

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11108

Schlagworte:

Polinômio de Gauss, Coeficiente Binomial, Ensino de Matemática, História da Matemática

Abstract

O foco principal deste trabalho é explorar a origem do conceito de polinômios de Gauss ou coeficiente q-binomial, relacionando suas propriedades com o coeficiente binomial. Essa estrutura pode ser usada em uma infinidade de interpretações combinatórias estudadas no Ensino Médio e início do Ensino Fundamental II.  Os coeficientes binomiais aparecem naturalmente como multiplicadores na expansão de , onde  e  são números reais. Esses coeficientes possuem uma estreita relação com as combinações simples e são amplamente utilizados em combinatória. Eles possuem uma riqueza de identidades que podem ser demonstradas tanto por métodos algébricos quanto combinatórios. A ideia principal deste trabalho é apresentar uma diversidade de propriedades inerentes ao conceito de polinômios de Gauss e, ao mesmo tempo, calcular o limite quando  tende a . Observa-se que o resultado gera identidades provenientes do coeficiente binomial. Essa função polinomial é inicialmente definida por meio de uma função racional, mas ao longo do trabalho, observa-se que ela pode ser representada como uma função polinomial na variável , com . Ao expandir essa função polinomial, obtemos coeficientes que carregam informações de problemas de natureza combinatória. Essa característica interessante permite ao docente estabelecer uma conexão entre conceitos algébricos e combinatórios.  Uma outra propriedade interessante inerente ao coeficiente binomial é a relação estendida de Stifel para o polinômio de Gauss que permite a construção de um triângulo aritmético, explorando a natureza geométrica para resolver problemas combinatórios e algébricos. No entanto, o objetivo é descrever a origem do conceito e apresentar uma maneira diferente de introduzir uma classe de polinômios, explorando as operações algébricas entre eles e unindo, de maneira elegante, a Álgebra com a Análise Combinatória.

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Autor/innen-Biografien

Marcia Aparecida Garcia Teixeira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestre em Matemática [PROFMAT] pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD,2018).Especialista em Ensino da Matematica pela Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD,2015).Graduado em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS,1991). Atualmente é professor convocado do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar GEPHEME RO.

Mariana Fabiana Garcia Travassos, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestrado- PROFMAT pela UFGD (2017).Especialista em Formação de Profissionais da Educação, pela Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD-MS (2010). Área de concentração em História, Memória e Sociedade da Educação. Especialização em Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência -Hospital Sírio-Libanês (2020). .Possui graduação em Matemática Licenciatura pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2007). Servidora da UFGD, lotada na Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD/EBSERH, de janeiro de 2011 a Dezembro de 2022, exerceu os cargos de Chefe da Unidade de Gestão de Pós- Graduação e Chefe de Gestão do Ensino. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar GEPHEME RO e Laboratório de Modelagem Matemática e Inteligência Computacional - LaMMIC UFGD. 

Irene Magalhães Craveiro, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modulações digitais casadas a grupos, Matemática Discreta e Combinatória. 

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Veröffentlicht

2024-01-19

Zitationsvorschlag

TEIXEIRA, M. A. G.; TRAVASSOS, M. F. G.; CRAVEIRO, I. M. Polinômio de Gauss: uma investigação da origem do conceito e a relação com coeficiente binomial. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 31, p. 1–15, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i31.11108. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/11108. Acesso em: 21 nov. 2024.