Polinômio de Gauss: uma investigação da origem do conceito e a relação com coeficiente binomial
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11108Keywords:
Polinômio de Gauss, Coeficiente Binomial, Ensino de Matemática, História da MatemáticaAbstract
O foco principal deste trabalho é explorar a origem do conceito de polinômios de Gauss ou coeficiente q-binomial, relacionando suas propriedades com o coeficiente binomial. Essa estrutura pode ser usada em uma infinidade de interpretações combinatórias estudadas no Ensino Médio e início do Ensino Fundamental II. Os coeficientes binomiais aparecem naturalmente como multiplicadores na expansão de , onde e são números reais. Esses coeficientes possuem uma estreita relação com as combinações simples e são amplamente utilizados em combinatória. Eles possuem uma riqueza de identidades que podem ser demonstradas tanto por métodos algébricos quanto combinatórios. A ideia principal deste trabalho é apresentar uma diversidade de propriedades inerentes ao conceito de polinômios de Gauss e, ao mesmo tempo, calcular o limite quando tende a . Observa-se que o resultado gera identidades provenientes do coeficiente binomial. Essa função polinomial é inicialmente definida por meio de uma função racional, mas ao longo do trabalho, observa-se que ela pode ser representada como uma função polinomial na variável , com . Ao expandir essa função polinomial, obtemos coeficientes que carregam informações de problemas de natureza combinatória. Essa característica interessante permite ao docente estabelecer uma conexão entre conceitos algébricos e combinatórios. Uma outra propriedade interessante inerente ao coeficiente binomial é a relação estendida de Stifel para o polinômio de Gauss que permite a construção de um triângulo aritmético, explorando a natureza geométrica para resolver problemas combinatórios e algébricos. No entanto, o objetivo é descrever a origem do conceito e apresentar uma maneira diferente de introduzir uma classe de polinômios, explorando as operações algébricas entre eles e unindo, de maneira elegante, a Álgebra com a Análise Combinatória.
Downloads
Metrics
References
ANDREWS, George. E; ASKEY, Richard.; ROY, Ranjan. Special Functions Encyclopedia of Mathematics and its Applications, Series Number 71. Cambridge University Press, Cambridge, 1999.
BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática.3. ed. São Paulo: E. Blucher,2010.
CORÉS, Fernando Cunha. Argumentos combinatórios para identidades envolvendo números binomiais, de Fibonacci e de Lucas, Dissertação (Mestrado) - UnB, Profmat, 2014
EVES, Howard Whitley. História da Matemática. São Paulo: E. Unicamp, 1996.
GOULD, H. W.; The The Bracket Function and Fontené-Ward Generalized Binomial Coefficients with Application to Fibonomial Coefficients, Fibonacci Quarterly, n. 1, p. 23-40, 1969. Disponível em http://www.fq.math.ca/7-1.html. Acesso em: 14 out. 2023.
HEFEZ, Abramo. Aritmética. Sociedade Brasileira de Matemática (Coleção Profmat). 3.ed. Rio de Janeiro: 2022.
HE-XIAO, Tian; SHANNON, G. Anthony; SHIUE, J. Peter. Some identities of Gaussian binomial coefficients. Annales Annales Mathematicae et Informaticae, 55. pp. 76-87. ISSN 1787-6117 (Online), 2022.
POLYA, George Collected Papers, Vols. I-IV. MIT Press, Cambridge, MA, 1984.
SANTOS, Plinio José.; MELLO, Margarida Pinheiro.; MURARI, Idani Therezinha. Calzolari. Introdução à Análise Combinatória. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.
TRAVASSOS, M.F. G. Abordagem Algébrica e Combinatória para o Polinômio de Gauss. 2017, 52f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Grande Dourados- Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias. – FACET, Dourados, MS, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Marcia Aparecida Garcia Teixeira, Mariana Fabiana Garcia Travassos, Irene Magalhães Craveiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.