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in Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
Conectivismo e os desafios da formação docente na era digital
Resumo
O referido artigo analisa a formação continuada de professores através do documento que realiza a implementação do desenvolvimento docente. Constata-se que a formação docente deve ser orientada por transformações e desafios diante da prática, já tendo início nos cursos de licenciatura, na graduação. A metodologia apresentada é a pesquisa qualitativa, baseada na pesquisa documental. A pesquisa documental foi realizada no Plano de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD) da universidade pública pesquisada. Os resultados alcançados, remetem ser relevantes diante da presente pesquisa, pois a qualidade da formação continuada, deve estar pautada na reflexão e inovação, porque, é diante da formação, que o professor desenvolve sua prática, de forma a encarar os novos desafios, assegurando assim, uma formação integral do docente.
Main Text
1 Introdução
Este texto foi um recorte de uma pesquisa sobre a temática formação de professores trazendo para o centro da discussão a interface da formação continuada com o desenvolvimento profissional docente. O estudo teve como objetivo geral analisar como o documento que norteia o desenvolvimento profissional docente de uma universidade pública do estado do Ceará implementa a formação continuada dos seus professores.
O artigo em tela apresentou as seguintes seções: uma Introdução, que anunciou a organização do texto. Na sequência, a metodologia situando a natureza e a trajetória da pesquisa. Em seguida, os resultados e as discussões da pesquisa, destaca reflexões pertinentes à Formação continuada e desenvolvimento profissional docente como também os achados da pesquisa em tela. Dando continuidade, às considerações finais e às referências.
2 Metodologia
A metodologia foi de natureza de abordagem qualitativa com pesquisa documental. Na abordagem qualitativa, é necessário o pesquisador observar os sujeitos e realizar esforço para compreender as diversas opiniões, destacando a característica para fazer uso da abordagem qualitativa na formação docente na leitura de Bogdan e Biklen (1994) “O objectivo não é o juízo de valor; mas, antes, o de compreender o mundo dos sujeitos e determinar como e com que critérios eles o julgam” (p. 287). O trabalho corresponde à abordagem de investigação qualitativa, recaindo sobre aspectos da formação docente.
Essa pesquisa teve como suporte teórico os estudos de Oliveira (2012), Imbernón (2009) e García (1999). A pesquisa documental foi realizada no Plano de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD) da universidade pública pesquisada, sendo nosso lócus a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Segundo Lakatos e Marconi (2001), a pesquisa documental é a coleta de dados em fontes primárias, como documentos escritos ou não, pertencentes a arquivos públicos; arquivos particulares de instituições e domicílios e fontes estatísticas.
Optamos por realizar um estudo de caso único, considerando que o estudo de caso é uma análise profunda de uma unidade de estudo, o que atende ao propósito da investigação. No entender de Godoy (1995, p. 25), este visa ao exame detalhado de um ambiente, um sujeito ou de uma situação em particular. Amplamente usado em educação, tem se tornado o método preferido daqueles que procuram saber como e por que certos fenômenos acontecem ou dos que se dedicam a analisar eventos sobre os quais a possibilidade de controle é reduzida ou quando os fenômenos analisados são atuais e só fazem sentido dentro de um contexto específico
3 Resultados e Discussão
O conceito de desenvolvimento profissional integrou a agenda global e regional nos últimos anos, por meio de organismos internacionais, tais como: a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). (OLIVEIRA, 2012)
De acordo com Imbernón (2009, p. 77-78), o conceito de DPD define o desenvolvimento profissional como sendo um conjunto de fatores, dentre os principais, seria a autonomia, como condição de mudança na sua dimensão cognitiva e ainda, seus valores, socioafetivos e culturais. Essa autonomia reflete no crescimento profissional docente, reverbera na edificação pessoal e ainda na sua identidade como especialista na educação.
O autor considera a importância dos “fatores” externos importantes para o desempenho do professor e para que o desenvolvimento profissional se consolide de fato. Ao afirmar que a ausência desses “fatores” acaba por proletarizar a classe de professores, Imbernón (2009) enfatiza sobre a importância de o DPD ser compreendido não somente no micro contexto da escola, em que se inserem as concepções de aprendizagem, a formação profissional, a estrutura curricular, mas também na base material da sociedade capitalista, que historicamente vem identificando os indivíduos que compõem a categoria docente como profissionais proletários.
Segundo García (1999), o DPD se caracteriza pela união de vários fatores, a exemplo da iniciativa para a pesquisa, a qualidade da formação docente e a capacidade de atuar frente aos dilemas no âmbito educacional. Esse autor ainda infere que o DPD se refere a “[...] um processo de longo prazo, no qual se integram diferentes tipos de oportunidades e experiências planificadas sistematicamente para promover o crescimento e o desenvolvimento profissional” (GARCÍA, 2009, p. 7).
Para contemplar uma problematização do Plano de Desenvolvimento, trazemos para esse diálogo um documento institucional da UECE, com a finalidade de provocar reflexões quanto a formação docente. A Resolução nº 1379/2017 – CONSU, de 06 de dezembro de 2017 – aprova o Plano de Desenvolvimento Profissional Docente da UECE (PDPD). O presente plano parte da sistematização do material produzido pelas equipes de assessoramento pedagógico integrantes da Pró-reitora de Graduação (PROGRAD), que empreenderam esforços no sentido de contribuir com o processo de formação dos professores desta Universidade, considerando as demandas institucionais.
Desse modo, tem como referência o documento intitulado “Política de Desenvolvimento Profissional Docente para a UECE”, produzido pela equipe da Célula Técnico-Pedagógica (CTP/PROGRAD) durante a gestão de 2008–2012, conforme Resolução N.º 3414, de 10/10/2011, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que aprova o Projeto de Formação Docente 2011/2012 – Eixo: Pedagogia Universitária.
O Plano de Formação e Desenvolvimento Profissional tem como objetivo geral o fortalecimento da relação entre a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem dos discentes e a qualificação da prática docente e da produção científica da universidade. Para tanto, assume como objetivos específicos, organizar o espaço pedagógico, baseando-se sempre, no diálogo; favorecer a troca de experiências e conhecimentos entre os docentes; verificar se a metodologia da formação e avaliação está atrelada a inovação; desenvolver formação com foco no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão universitária.
As demandas relacionadas a formação docente foram identificadas por meio de análise documental, aplicação de questionários junto ao corpo de professores efetivos da UECE e realização de entrevistas com assessores pedagógicos da instituição, que apontaram, entre outros aspectos:
4 Consideraçõesfinais
A docência universitária tem sido compreendida ao longo do tempo e reforçada pela legislação, como predominantemente ligada aos saberes do conteúdo/disciplina ministrada pelo professor. O domínio do conteúdo, deve ter sua base nas atividades de pesquisa que sustentam a capacidade de produção de conhecimento.
Os resultados da pesquisa permitiram uma aproximação com a realidade vivenciada pelos professores universitários da instituição pesquisada. A partir da pesquisa, foi possível identificar desafios a serem enfrentados pela UECE no que diz respeito à formação institucional de professores.
É preciso um investimento institucional para aumentar a qualidade da formação continuada em serviço dos professores dentro da universidade e consequentemente do ensino ofertado aos alunos. É preciso uma formação reflexiva e significativa para que se evite o mero treinamento não inovador. As ações desencadeadas institucionalmente devem caminhar para a ação coletiva e partilhada no desenvolvimento do trabalho pedagógico dentro dos cursos e da universidade.
Resumo
Main Text
1 Introdução
2 Metodologia
3 Resultados e Discussão
4 Consideraçõesfinais