Formação e repertório pedagógico-cultural de pedagogos/as: tecendo reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16439

Palavras-chave:

Formação docente, Formação cultural, Repertório pedagógico-cultural.

Resumo

Buscamos refletir, por meio de um estudo bibliográfico e documental, sobre contexto sociocultural e repertório pedagógico-cultural, enfatizando as implicações deles na formação de pedagogos/as, a partir da ideia de que as linguagens artísticas estão implicadas na vida e no desenvolvimento do ser humano como ser eminentemente imerso numa dada cultura. Nessa direção, trouxemos para debate as leis nº 11.769/08, 13.278/16, 9.394/96, além de resoluções nacionais em vigor e autores que discutem a formação de professores. Com todo esse arcabouço teórico e documental, compreendemos que as experiências que ampliam o repertório pedagógico-cultural são imprescindíveis para a construção do profissional do campo da Pedagogia; essa relação deve favorecer novas formas dele olhar para si e para sua prática, de forma não prescritiva. Por fim, devemos contemplar a Arte na perspectiva de ela ser um campo de saber e também componente curricular independente e que não está meramente subjugada a outras disciplinas.

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Biografia do Autor

Alana Kelly Rodrigues Lima, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Professora efetiva da Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Mestra em Educação (PPGE/UECE). Especialista em Fundamentos e Organização Curricular, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

Elton da Silva Souza, Colégio Ethos Sobral

Coordenador pedagógico do Colégio Ethos Sobral. Mestre em Educação (PPGE/UECE). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Ana Cristina de Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará-UECE/Centro de Educação-Curso de Pedagogia. Doutora em Educação pela Unicamp-SP. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPQ-PQ2)

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Publicado

15-12-2025

Como Citar

LIMA, A. K. R.; SOUZA, E. da S.; MORAES, A. C. de. Formação e repertório pedagógico-cultural de pedagogos/as: tecendo reflexões. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e16439, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e16439. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/16439. Acesso em: 16 dez. 2025.