Impactos da pandemia na saúde mental de pós-graduandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15998

Palavras-chave:

Saúde mental, Pós-graduandos, Ensino Remoto Emergencial, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este estudo, de natureza bibliográfica e de campo, objetivou explorar as percepções de discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) de uma universidade estadual paranaense acerca da saúde mental de pós-graduandos e das dificuldades experienciadas por eles no contexto da pandemia da covid-19. A pesquisa contou com a participação de 76 pós-graduandos que preencheram, remotamente, um survey interseccional com 69 questões. Os dados levantados revelaram que, durante a crise pandêmica, os pós-graduandos sofreram com estresse, ansiedade, insônia e desmotivação; apresentaram dificuldades quanto à frequência e à qualidade das interações sexuais, além de terem intensificado o consumo de álcool e medicamentos psicotrópicos.

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Biografia do Autor

Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Professora.

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

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Publicado

28-10-2025

Como Citar

GLATZ, E. T. M. de M.; YAEGASHI, S. F. R. Impactos da pandemia na saúde mental de pós-graduandos. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15998, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15998. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15998. Acesso em: 8 nov. 2025.