PIBID e Residência Pedagógica: narrativas reveladoras da construção da identidade e do protagonismo na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15670

Palavras-chave:

Formação de Professores, Docência, Gestão Escolar, PIBID, Programa Residência Pedagógica.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as revelações das discentes bolsistas de Pedagogia sobre os programas PIBID e Residência Pedagógica. Entre as atividades formativas, as discentes são convidadas a produzir narrativas, tendo como intento pedagógico o acompanhamento de seu processo constitutivo na profissão, gerado tanto por meio das observações participantes quanto dos aprendizados mobilizados, à medida que experienciam situações de docência e gestão escolar. As narrativas analisadas correspondem à síntese do período entre 2022 e 2024. Mediante a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin, identificaram-se elementos que se configuram como promissores na formação do futuro professor e pedagogo. Os resultados apontam para a sólida formação teórico-prática, a identidade profissional e o protagonismo discente, além do sentimento de pertencimento, dos vínculos com a escola pública e do diálogo horizontal entre a educação superior e a Educação Básica.

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Biografia do Autor

Patricia Correia de Paula Marcoccia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Educação, atua nas áreas de formação de professores, práticas pedagógicas e educação neo-humanista.

Kelly Cristina Ducatti da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Educação, atua nas áreas de formação de professores e práticas pedagógicas.

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Publicado

08-10-2025

Como Citar

MARCOCCIA, P. C. de P.; SILVA, K. C. D. da. PIBID e Residência Pedagógica: narrativas reveladoras da construção da identidade e do protagonismo na formação docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15670, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15670. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15670. Acesso em: 8 nov. 2025.