PIBID e Residência Pedagógica: narrativas reveladoras da construção da identidade e do protagonismo na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15670Palavras-chave:
Formação de Professores, Docência, Gestão Escolar, PIBID, Programa Residência Pedagógica.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as revelações das discentes bolsistas de Pedagogia sobre os programas PIBID e Residência Pedagógica. Entre as atividades formativas, as discentes são convidadas a produzir narrativas, tendo como intento pedagógico o acompanhamento de seu processo constitutivo na profissão, gerado tanto por meio das observações participantes quanto dos aprendizados mobilizados, à medida que experienciam situações de docência e gestão escolar. As narrativas analisadas correspondem à síntese do período entre 2022 e 2024. Mediante a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin, identificaram-se elementos que se configuram como promissores na formação do futuro professor e pedagogo. Os resultados apontam para a sólida formação teórico-prática, a identidade profissional e o protagonismo discente, além do sentimento de pertencimento, dos vínculos com a escola pública e do diálogo horizontal entre a educação superior e a Educação Básica.
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