A efetivação da Base Nacional Comum Curricular nas práticas dos professores da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14345Palavras-chave:
Políticas Públicas, BNCC, Educação Infantil, Competências.Resumo
A Educação Básica tem vivenciado a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, problematiza-se: como a BNCC está sendo efetivada na prática pedagógica de professores da Educação Infantil? O objetivo é compreender como a BNCC está sendo efetivada na prática pedagógica de professores da Educação Infantil. A pesquisa se organiza a partir de uma revisão sistemática da literatura, realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) usando os descritores: Educação Infantil, Práticas Pedagógicas, BNCC e Políticas Públicas. Oito dissertações e teses foram selecionadas para análise. Observaram-se limitações no documento em relação à formação das crianças, como a organização em competências, a falta da discussão das questões de gênero, a ausência de conteúdos científicos e a valorização das áreas da Linguagem e da Matemática. Portanto, faz-se necessário que as crianças tenham acesso ao conhecimento científico, acreditando-se na sua efetivação a partir da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia
Histórico-Crítica.
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