A efetivação da Base Nacional Comum Curricular nas práticas dos professores da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14345

Palavras-chave:

Políticas Públicas, BNCC, Educação Infantil, Competências.

Resumo

A Educação Básica tem vivenciado a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, problematiza-se: como a BNCC está sendo efetivada na prática pedagógica de professores da Educação Infantil? O objetivo é compreender como a BNCC está sendo efetivada na prática pedagógica de professores da Educação Infantil. A pesquisa se organiza a partir de uma revisão sistemática da literatura, realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) usando os descritores: Educação Infantil, Práticas Pedagógicas, BNCC e Políticas Públicas. Oito dissertações e teses foram selecionadas para análise. Observaram-se limitações no documento em relação à formação das crianças, como a organização em competências, a falta da discussão das questões de gênero, a ausência de conteúdos científicos e a valorização das áreas da Linguagem e da Matemática. Portanto, faz-se necessário que as crianças tenham acesso ao conhecimento científico, acreditando-se na sua efetivação a partir da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia
Histórico-Crítica.

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Biografia do Autor

Ana Paula do Amaral, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Professora na Rede Municipal de Catalão, licenciada em pedagogia. Atualmente discente do Programa de Pós – Graduação em Educação pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Cláudia Tavares do Amaral, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Professora do magistério superior na Universidade Federal de Catalão no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação na Linha de Pesquisa de Práticas Educativas, Formação de Professores e Inclusão. Atualmente responde pela Coordenação do Curso de Pedagogia e é Líder do Grupo de Pesquisa CIEED.

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Publicado

2025-02-23

Como Citar

AMARAL, A. P. do; AMARAL, C. T. do. A efetivação da Base Nacional Comum Curricular nas práticas dos professores da Educação Infantil. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14345, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14345. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14345. Acesso em: 2 abr. 2025.