Mini-CEX como estratégia de avaliação na formação de profissionais de Enfermagem: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14092Palavras-chave:
Mini-cex, Avaliação Educacional, Formação Profissional, EnfermagemResumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a utilização do Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) como ferramenta de avaliação na formação de profissionais de Enfermagem. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, abrangendo estudos que aplicaram o Mini-CEX ou versões adaptadas da ferramenta em contextos de ensino na Enfermagem. A pesquisa evidenciou que o Mini-CEX tem surgido na formação de estudantes de Enfermagem como uma alternativa aos modelos de avaliação tradicionais anteriormente utilizados, além de garantir bons resultados na formação permanente de profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Observou-se ainda o impacto positivo do feedback proposto ao final da aplicação do Mini-CEX, na formação dos estudantes, proporcionando oportunidades para a aprendizagem crítica e reflexiva. Concluímos ao final desse estudo que a utilização de ferramentas de avaliação baseadas no Mini-CEX pode ser vantajosa na formação de estudantes e profissionais de Enfermagem e deve ser estimulada.
Downloads
Referências
BASTOS, L. F. L.; CIAMPONE, M. H. T.; MIRA, V. L. Asessment of evaluation of transference support and training impact on the work of nurses. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. 6, p. 1274-1281, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-1169.2913.2364.
BERTACCHINI DE OLIVEIRA, L.; FERREIRA AMORIM DE MELO, V.; TURIN ROUILLER, A. P.; DA COSTA FERREIRA, N.; BATISSALDO CARNEIRO, T. A.; ALVES DE ARAÚJO PÜSCHEL, V. Estratégias de avaliação da aprendizagem aplicadas no ensino de graduação em Enfermagem no Brasil. Rev. iberoam. Educ. investi. Enferm., v. 5, n. 1, p. 57-62, 2015.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília, 9 nov. 2001, Seção 1, p. 37.
CAMARGO, I. DE B.; CONTEL, J. O. B. Tradução e adaptação de questionários norte-americanos para a avaliação de habilidades e conhecimentos na prática psiquiátrica brasileira. Revista de Psiquiatria Do Rio Grande Do Sul, v. 26, n. 3, p. 288-299, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-81082004000300006.
CHEN, Y.; LI, X.; ZHAO, J.; LI, S.; DAI, Y.; ZHOU, Z. Effects of the mini-clinical evaluation exercise teaching mode based on nurse-faculty cooperation in Fundamentals of Nursing course: A quasi-experimental study. Int. J. Nurs. Sci., v. 10, n. 3, p. 359-366, 2023. doi: 10.1016/j.ijnss.2023.06.013.
DOS SANTOS, R. DE O. J. F. L.; TEIXEIRA, E. R.; CURSINO, E. G. Estudo sobre as relações humanas interpessoais de trabalho entre os profissionais de Enfermagem: revisão integrativa. Rev. Enferm. UERJ, v. 25, n. 1, [e26393]-[e26393], 2017. Disponível em: https://doi.org/10.12957/REUERJ.2017.26393.
HORWITZ, L. I.; DOMBROSKI, J.; MURPHY, T. E.; FARNAN, J. M.; JOHNSON, J. K.; ARORA, V. M. Validation of a handoff assessment tool: The Handoff CEX. Journal of Clinical Nursing, v. 22, n. 9-10, p. 1477-1486, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1365-2702.2012.04131.
JAFARPOOR, H.; HOSSEINI, M.; SOHRABI, M.; MEHMANNAVAZAN, M. The effect of direct observation of procedural skills/mini-clinical evaluation exercise on the satisfaction and clinical skills of nursing students in dialysis. J. Educ. Health Promot., v. 10, 2021. doi: 10.4103/jehp.jehp_618_20.
JASEMI, M.; AHANGARZADEH REZAIE, S.; HEMMATI MASLAKPAK, M.; PARIZAD, N. Are workplace-based assessment methods (DOPS and Mini-CEX) effective in nursing students' clinical skills? A single-blind randomized, parallel group, controlled trial.
Contemp. Nurse, v. 55, n. 6, p. 565-575, 2019. doi: 10.1080/10376178.2020.1735941.
LIU, Y. P.; JENSEN, D.; CHAN, C. Y.; WEI, C. J.; CHANG, Y.; WU, C. H.; CHIU, C. H.
Development of a nursing-specific Mini-CEX and evaluation of the core competencies of new nurses in postgraduate year training programs in Taiwan. BMC Medical Education, v. 19, n. 1, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-019-1705-9.
MARTINA, S. E.; PURBA, I. E.; SINAGA, J.; SIMANJUNTAK, E. H. Self-efficacy impact of the Mini-CEX among nursing students in North Sumatera, Indonesia. J. Public Health Res., v. 11, n. 2, 2021. doi: 10.4081/jphr.2021.2743.
MEGALE, L.; GONTIJO, E. D.; MOTTA, J. A. C. Avaliação de competência clínica em estudantes de Medicina pelo Miniexercício Clínico Avaliativo (Miniex). Revista Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 2, p. 166-175, abr. 2009.
MOTEFAKKER, S.; SHIRINABADI FARAHANI, A.; NOURIAN, M.; NASIRI, M.; HEYDARI, F. The impact of the evaluations made by Mini-CEX on the clinical competency of nursing students. BMC Medical Education, v. 22, n. 1, p. 634, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-022-03667-2.
PENG, Q.; GAO, Y.; LIU, N.; GAN, X. Development of a tool for assessing the clinical competency of Chinese master's nursing students based on the mini-CEX: a Delphi method study. BMJ Open, v. 14, n. 3, 2024. doi: 10.1136/bmjopen-2023-078719.
RAFII, F.; GHEZELJEH, T. N.; NASROLLAH, S. Design and implementation of clinical competency evaluation system for nursing students in medical-surgical wards. J. Family Med. Prim. Care, v. 8, n. 4, p. 1408-1413, 2019. doi: 10.4103/jfmpc.jfmpc_47_19.
RAWEKAR, A.; CHOUDHARI, S. G.; MISHRA, V.; VAGHA, S. Formative assessment in practical for Indian postgraduates in health professions education: A strategic initiative towards competency-based education. J. Family Med. Prim. Care, v. 9, n. 7, p. 3399-3404, 2020. doi: 10.4103/jfmpc.jfmpc_185_20.
RYDER, M.; SMITH, R.; FURLONG, E. Evaluation of a nurse practitioner clinical practicum module using a capability education framework: A case study design. J. Clin. Nurs., v. 32, n. 13-14, p. 3775-3786, 2023. doi: 10.1111/jocn.16626.
SHAHID, Z.; et al. Impacto do Mini-CEX e DOPS na competência clínica e satisfação entre estudantes de Medicina do último ano: um estudo intervencionista comparativo. Khyber Medical University Journal, v. 16, n. 2, p. 97-102, 2024. doi: 10.35845/kmuj.2024.23418.
SANTOS, R. B. DOS; NOGUEIRA, M. DE A.; CARVALHO, D. DE N. R. DE; SOUZA, M. L. S. DE; OLIVEIRA, S. S. S. DE; OLIVEIRA, M. F. V. DE; LIMA, P. A. V.; SILVA, T. F. DA; RODRIGUES, M. DA G.; TAVARES, N. K. C.; DERGAN, M. R. A.; ESTEVES, A. V. F.; FERREIRA, I. P.; VALOIS, R. C.; SÁ, A. M. M.; NASCIMENTO, M. H. M. Reflective portfolio as an instrument of evaluation and self-evaluation in the teaching-learning process: Experience of the stricto sensu, graduate program of the master’s degree in nursing at Pará State University and Federal University of Amazonas. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, e4610413295-e4610413295, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33448/RSD-V10I4.13295
SOUZA, M. T. DE, SILVA, M. D. DA, & CARVALHO, R. DE. (2010). Integrative review: what is it? How to do it? Einstein (São Paulo), 8(1), 102–106. https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134
SU X, NING H, ZHANG F, LIU L, ZHANG X, XU H. Application of flipped classroom based on CDIO concept combined with mini-CEX evaluation model in the clinical teaching of orthopedic nursing. BMC Med Educ. 2023 Apr 6;23(1):219. doi: 10.1186/s12909-023-04200-9. PMID: 37024905; PMCID: PMC10078046.
VASCONCELOS, C.M. da C.B; BACKES, V.M.S.; GUE, J.M. Avaliação no ensino de graduação em Enfermagem na América Latina: uma revisão integrativa. Enferm. glob., Murcia, v. 10, n. 23, p. 96-117, jul. 2011. Disponível em: <http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1695-61412011000300008&lng=es&nrm=iso>. Acesso em 13 fev. 2025. https://dx.doi.org/10.4321/S1695-61412011000300008
WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, 52(5), 546–553. https://doi.org/10.1111/J.1365-2648.2005.03621.X
YANG, Ying-Ying, et al. Validation of the behavior and concept based assessment of professionalism competence in postgraduate first-year residents. Journal of the Chinese Medical Association: JCMA, v. 76, n. 4, p. 186-194, 2013. doi: 10.1016/j.jcma.2012.12.002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Brigida Maria Diniz, Juliana Sabino de Oliveira, Laryssa Karolyne da Costa Dantas Dantas, Nara Maria Holanda de Medeiros, Elzenir Pereira de Oliveira Almeida (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.