Mini-CEX como estratégia de avaliação na formação de profissionais de Enfermagem: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14092

Palavras-chave:

Mini-cex, Avaliação Educacional, Formação Profissional, Enfermagem

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a utilização do Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) como ferramenta de avaliação na formação de profissionais de Enfermagem. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, abrangendo estudos que aplicaram o Mini-CEX ou versões adaptadas da ferramenta em contextos de ensino na Enfermagem. A pesquisa evidenciou que o Mini-CEX tem surgido na formação de estudantes de Enfermagem como uma alternativa aos modelos de avaliação tradicionais anteriormente utilizados, além de garantir bons resultados na formação permanente de profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Observou-se ainda o impacto positivo do feedback proposto ao final da aplicação do Mini-CEX, na formação dos estudantes, proporcionando oportunidades para a aprendizagem crítica e reflexiva. Concluímos ao final desse estudo que a utilização de ferramentas de avaliação baseadas no Mini-CEX pode ser vantajosa na formação de estudantes e profissionais de Enfermagem e deve ser estimulada.

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Biografia do Autor

Brigida Maria Diniz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduação em Enfermagem pela UFCG. Pós-Graduada em Enfermagem do Trabalho pelo Instituto Prominas e em Saúde Pública pelo Instituto Prominas. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Trabalho e Inovação em Medicina pela UFRN.

Juliana Sabino de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Enfermeira – Hospital do Seridó. Especialista em Enfermagem Obstétrica pela UFRN, Especialista em Regulação em Saúde. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Trabalho e Inovação em Medicina pela UFRN.

Laryssa Karolyne da Costa Dantas Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba. Pós-graduada em Saúde da Família e das Comunidades pela UFPE. Pós-graduada em UTI Pediátrica e Neonatal pela FAVENI. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina pela UFRN.

Nara Maria Holanda de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Ciências da Saúde do Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo - (UNIFESP); Mestra Profissional em Ensino em Ciências da Saúde pela UNIFESP; Especialista em Saúde da Família pela Faculdade Santa Marcelina (FASM-SP); Aperfeiçoamento em Facilitadores de Educação Permanente pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Graduada Enfermeira pela UNIFESP. Atualmente Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Coordenadora Pedagógica dos Programas de Residências Multiprofissionais em Atenção Primária à Saúde (APS) e de Saúde Mental /Prefeituras de Patos-PB/do UNIFIP/ Membro da COREMU e do NDE do UNIFIP/Residência. Também coordena as atividade extensionistas em Atenção Primária à Saúde (APS) da Faculdade de Medicina do UNIFIP onde também ministra unidade de aprendizagem em APS da mesma instituição. Docente de Medicina de Família e Comunidade II da Faculdade de Medicina Santa Marcelina-SP e de Formção Geral/Preparo-ENADE na mesma instituição. Docente Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP-SP), do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva/ Atenção Primária e Residência em Medicina Preventiva da USP desde o segundo ano de criação da disciplina de Educação Interprofissioal e Práticas Colaborativas). Membro da Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS) e do Grupo de Educação Interprofissional da UNIFESP e Grupo Ambiente e Promoção da Saúde da UFCG. Foi consultora do UNIFIP para apoio à construção de proposta pedagógica na perspectiva da interprofissionalidade para o Programa de Residência Multiprofissional em APS com aprovação na primeira avaliação do Ministério da Educação. Apoiadora Institucional do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) do Ministério da Educação (2015) na Supervisão/EP do PMMB). Docente de Saúde Pública do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (2013-14). Coordenação pedagógica, assessora da gestão e docente do Projeto Île de France referente à Abordagem Interprofissional em Saúde Mental e Violências (2012), de ensino em saúde por meio da Arte. Tutora (2007) e Preceptora (2009) da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FASM, da equipe multiprofissional e da categoria da enfermagem. Carreira de Gestora (Federal e Municipal): Assessoria Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (Projeto de acolhimento dos profissionais da saúde em sofrimento/ área de Saúde Mental e trabalho) (2010/11); Assessora da Gestão Municipal da Atenção Básica da Região de Itaquera (2011/12) e de São Mateus (2006-2008); Supervisão Técnica de Enfermagem das Unidades de Saúde da Família das regiões de Itaquera e Itaim Paulista (2006); Assessoria à coordenação de Educação Permanente da SMS de Parnamirim/Rio Grande do Norte para capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde da Rede Básica do município de São Paulo do Potengi-RN (2009); Educadora do Núcleo de Educação Permanente da Casa de Saúde Santa Marcelina (CSSM) (2006). Enfermeira da Equipe da Estratégia Saúde da Família na UBS Jd. Bandeirantes, São Paulo (2002/2005); Enfermeira (plantão) da Unidade Uro-vascular do Hospital São Paulo- HSP (2001). Autora dos livros: Educação Permanente em Saúde: Gestão e Ensino na concepção dos trabalhadores, Editora UNIFESP (2015). Livro bilíngue "Cidade Tiradentes: Um retrato poético, un portrait poétique" do Projeto Île de France com Bizetto, Sebastiana (2012) e outros.

Elzenir Pereira de Oliveira Almeida, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba (1991), especialista em Saúde Coletiva (2020-2021) pela Faculdade UNYLEYA, especialista em Tecnologia Educacional pela Fundação Francisco Mascarenhas(1997-1998), especialista em Educação Objetivando a Formação do Educador pela UFPB(1993-1994), Mestrado em Gestão Educacional pela Fundação Francisco Mascarenhas/Universidade Internacional de Lisboa (2002- Revalidado pela Câmara de Ensino em Pós-Graduação e Pesquisa da UFBA em 07/12/09). Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo. Atualmente, é Professora Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Pró-Reitora de Ensino e professora do Centro Universitário de Patos-UNIFIP-PB . Professora Visitante em Colaboração no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal - PPGCSA/CSTR/UFCG e docente permanente Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina- PPGETIM-CAICÓ É pesquisadora do grupo de pesquisa: Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas; Abelhas no Semiárido; Agrocomputação; e Ambiente e Promoção da Saúde.Tem experiência na área de Educação, Educação e Saúde, Ciências Ambientais, Saúde e Meio Ambiente, Promoção de Saúde e Educação Superior. Atua como Avaliadora Ad Hoc do INEP/MEC.

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Publicado

21-04-2025

Como Citar

DINIZ, B. M.; OLIVEIRA, J. S. de O.; DANTAS, L. K. da C. D.; MEDEIROS, N. M. H. de; ALMEIDA, E. P. de O. Mini-CEX como estratégia de avaliação na formação de profissionais de Enfermagem: uma revisão integrativa. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14092, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14092. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14092. Acesso em: 21 maio. 2025.