Conversar e encontrar: escritas cartográficas anticapacitistas em uma escola de Niterói (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14018

Palavras-chave:

Capacitismo, Cartografia, Deficiência, Normalidade

Resumo

Este artigo compõe-se como efeito de uma pesquisa desenvolvida coletivamente com o grupo de pesquisa Oficina de Formação Inventiva de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais e de um fazer diarístico de uma professora de apoio educacional especializado em uma escola de Niterói (RJ). O trabalho coloca em análise o capacitismo e as atitudes de opressão e preconceito sobre as subjetividades chamadas de deficientes, por meio da pesquisa-intervenção como exercício de pensamento que propõe a cartografia. A escrita coloca em discussão os efeitos de uma cultura de normalidade, chamada de capacitismo. Uma postura que hierarquiza os corpos em relação às pessoas em função da corponormatividade, que define os sujeitos com uma visão de incapacidade. Trata-se de uma problematização que afirma o gesto do encontro, da conversa e da escuta como possibilidade para problematizarmos os saberes instituídos.

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Biografia do Autor

Jussara Silva Cavalcante, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ). Doutoranda e mestra em educação pelo (PPGedu/UERJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Oficina de Formação Inventiva de Professores (OFIP/UERJ). Professora de apoio educacional especializado (FME/Niterói).

Rosimeri de Oliveira Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pedagoga e mestra em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Titular do Departamento de Educação e do PPGEDU/FFP/UERJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisas OFIP.

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Publicado

2025-02-05

Como Citar

CAVALCANTE, J. S.; DIAS, R. de O. Conversar e encontrar: escritas cartográficas anticapacitistas em uma escola de Niterói (RJ). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14018, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14018. Acesso em: 2 abr. 2025.