Formação humana e preceptoria em programas de residência multiprofissional: o que revela a produção científica?
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13745Palavras-chave:
Formação Profissional, Docência, Preceptoria, Residência Multiprofissional, Educação e saúdeResumo
Este estudo, configurado como um estado da arte, tem por objetivo investigar a produção científica difundida nos campos da saúde e da educação a partir da análise de preceptorias em residências multiprofissionais. Foram realizadas buscas em sites como Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações- BDTD, Scientific Eletronic Library Online (Biblioteca Eletrônica Científica Online) – SCIELO, além de mapeamentos em repositórios institucionais que expressem o entrecruzamento dos aludidos campos em função do debate sobre formação humana e atuação profissional docente. Para tanto, são abordadas as categorias de preceptoria, residências em saúde e educação permanente em saúde, na interlocução com autores como Ceccim (2018), Merhy (2004), Sarreta (2009) e Silva (2018). Foram analisados um artigo, seis dissertações e duas teses resultantes das buscas que utilizaram enquanto descritores “preceptorias”, “residência em saúde”, “formação profissional”. Os resultados apontam que, sobretudo a partir do ano de 2015, emerge um maior número de pesquisas acerca dos preceptores, dinâmicas formativas e atuação laboral.
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