Formação humana e preceptoria em programas de residência multiprofissional: o que revela a produção científica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13745

Palavras-chave:

Formação Profissional, Docência, Preceptoria, Residência Multiprofissional, Educação e saúde

Resumo

Este estudo, configurado como um estado da arte, tem por objetivo investigar a produção científica difundida nos campos da saúde e da educação a partir da análise de preceptorias em residências multiprofissionais. Foram realizadas buscas em sites como Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações- BDTD, Scientific Eletronic Library Online (Biblioteca Eletrônica Científica Online) – SCIELO, além de mapeamentos em repositórios institucionais que expressem o entrecruzamento dos aludidos campos em função do debate sobre formação humana e atuação profissional docente. Para tanto, são abordadas as categorias de preceptoria, residências em saúde e educação permanente em saúde, na interlocução com autores como Ceccim (2018), Merhy (2004), Sarreta (2009) e Silva (2018). Foram analisados um artigo, seis dissertações e duas teses resultantes das buscas que utilizaram enquanto descritores “preceptorias”, “residência em saúde”, “formação profissional”. Os resultados apontam que, sobretudo a partir do ano de 2015, emerge um maior número de pesquisas acerca dos preceptores, dinâmicas formativas e atuação laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphaela Amorim Pinheiro Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN

Possui Graduação em Serviço Social (2003), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Pós-Graduação - Especialização em Saúde Coletiva (2010), pela Faculdades Integradas de Patos-FIP; Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde (2014), pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Preceptoria Multiprofissional na área da Saúde (2023), pela Faculdade Moinhos de Ventos. Cursando Mestrado em Educação, pela UERN, na linha de pesquisa Formação Humana, Docência e Currículo, a partir de março de 2024 até os dias atuais. Trabalha como Assistente Social na Atenção Básica à Saúde do Município de Mossoró/RN, desde 2012 até os dias atuais. É preceptora do Núcleo de Serviço Social da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró - PMM. Áreas de interesse e experiência: Educação em Saúde, Formação Ensino-serviço, Residências em Saúde

Sara Raphaela Machado de Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC/UERN. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Referências

AGUIAR, Adriana Cavalcanti de (Org.). Preceptoria em Programas de Residência: ensino, pesquisa e gestão. Rio de Janeiro: CEPESC/IMS/UERJ, 2017.

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 set. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 10 jun. 2024.

CARVALHO, Maria Alice Pessanha de; GUTIÉRREZ, Adriana Coser. Quinze anos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde: contribuições da Fiocruz. Ciências e Saúde Coletiva, v. 26, p. 2013-2022, jun., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232021266.44132020. Acesso em: 19 jun. 2024.

CECCIM, Ricardo Burg et al. (Orgs.). Preceptoria e tutoria: ação docente nas residências em saúde. Formação de formadores para residências em saúde: corpo docente-assistencial em experiência viva [recurso eletrônico] Porto Alegre: Rede UNIDA, 2018. p. 113-123, 2018.

CHIARETTI, Paula; SANTANA, Juliana de Castro; BARBAI, Marcos. Discurso e Saúde: hegemonia de sentidos, corpo e sujeito. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

COSTA NETO, Patricia Elizabeth Widmer. Ensinar a cuidar: um estudo sobre as práticas de preceptoria em um Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde. 2012. 120f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2012.

FARJADO, Ananyr Porto. Os tempos da docência nas residências em área profissional da saúde: ensinar, atender e (re)construir as instituições-escola na saúde. 2011. 200f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano 23, n. 79, ago. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso: 21 mar. 2024.

FORTUNA, Valnei. A relação teoria e prática na educação em Freire. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 1, n. 2, p. 64-72, out./dez., 2016.

KUSS, Cristine. A preceptoria de núcleo de Serviço Social nos programas de residência multiprofissional em Porto Alegre. 2018. 95f. Dissertação (Mestrado em Política Social e Serviço Social) – Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MEDEIROS, Emerson Augusto de. A interdisciplinaridade na educação: uma abordagem conceitual. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, n. 22, mai./ago. 2016.

MEDEIROS, Emerson Augusto de; DIAS, Ana Maria Iório. O estado da arte sobre a pesquisa em educação do campo na região nordeste (1998 – 2015). Cadernos de Pesquisa, v. 22, n. 3, p. 115–132, dez. 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/362. Acesso em: 26 jun. 2024.

MERHY, Emerson Elias. O Ato de Cuidar: a Alma dos Serviços de Saúde. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Ver – SUS Brasil: cadernos de textos. Brasília: Ministério da Saúde, 2004, p.108-137.

MICHIELIN, Fabiano da Costa. Preceptoria na residência multiprofissional em saúde: uma proposta de qualificação permanente. 2021. 96f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) - Faculdade de Medicina, Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

MINAYO, Maria Cecília et al. (Orgs.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

OLIVEIRA, Hadelândia Milon de; GONÇALVES, Maria Jacirema Ferreira. Educação em Saúde: Uma experiência transformadora. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, p. 761-763, 2004.

PAULA, Gabriel Brazil de; TOASSI, Ramona Fernanda Cerlotti. Papel e atribuições do preceptor na formação dos profissionais da saúde em cenários de aprendizagem do Sistema Único de Saúde. Revista saberes plurais: educação na saúde, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 125-142, ago./dez., 2021.

PICANÇO, Carina Marinho. “Eu aprendo com eles e acho que eles aprendem comigo”: Experiências de preceptoras de programas de residência multiprofissional em saúde. 2022. 219f. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) - Departamento de Educação (DEDC), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022.

RIBEIRO, Kátia Regina Barros. Residências em saúde: saberes de preceptor no processo ensino-aprendizagem. 2015. 228 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015.

SARRETA, Fernanda de Oliveira. Educação permanente em saúde para os trabalhadores do SUS [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

SILVA, Letícia Batista. Residência Multiprofissional em Saúde no Brasil: alguns aspectos da trajetória histórica. Revista Katálysis, v. 21, n. 1, jan./abr., 2018.

SOUSA, Núbia Maria Lima de. Conhecimento de preceptores da residência multiprofissional em saúde sobre metodologias de ensino. 2017. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino na Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

SOUZA, Paula Adalgisa Freire de. Residências em saúde: reflexões sobre preceptoria e práticas pedagógicas. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, RJ, 2022.

STEINBACH, Marina. A preceptoria na residência multiprofissional em saúde: saberes do ensino e do serviço. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2015.

VERAS, Telma de Fátima Vitaliano da Silva. Percepção do preceptor sobre sua prática em um hospital universitário gerenciado pela EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). 2018. 72f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

Publicado

13-05-2025

Como Citar

FERNANDES, R. A. P.; AMORIM, S. R. M. de. Formação humana e preceptoria em programas de residência multiprofissional: o que revela a produção científica?. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e13745, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e13745. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13745. Acesso em: 18 jun. 2025.