Narrativa autobiográfica: a vivência docente na EJA prisional em Boa Vista-RR
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13636Palavras-chave:
Educação Prisional, EJA, : Narrativas (auto)biográficasResumo
O artigo aborda a modalidade Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Professora Crisotelma Francisca de Brito Gomes, dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e nas Cadeias Feminina e Masculina, em Boa Vista/RR. Esse sistema advém de uma cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Nosso objetivo é fazer uma reflexão crítica da vivência docente na EJA prisional. A análise dessa experiência nos levou a perceber a importância de formação continuada específica para os professores que atuam no sistema prisional. Utilizamos as metodologias da pesquisa documental e da narrativa autobiográfica, de cunho qualitativo. Percebemos que o recorte do marco legal sobre a Educação do Sistema Prisional no Brasil e em Roraima reforça a importância de se promover o processo educativo neste ambiente a fim de resgatar o direito à educação escolar enquanto política pública.
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