Narrativa autobiográfica: a vivência docente na EJA prisional em Boa Vista-RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13636

Palavras-chave:

Educação Prisional, EJA, : Narrativas (auto)biográficas

Resumo

O artigo aborda a modalidade Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Professora Crisotelma Francisca de Brito Gomes, dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e nas Cadeias Feminina e Masculina, em Boa Vista/RR. Esse sistema advém de uma cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Nosso objetivo é fazer uma reflexão crítica da vivência docente na EJA prisional. A análise dessa experiência nos levou a perceber a importância de formação continuada específica para os professores que atuam no sistema prisional. Utilizamos as metodologias da pesquisa documental e da narrativa autobiográfica, de cunho qualitativo. Percebemos que o recorte do marco legal sobre a Educação do Sistema Prisional no Brasil e em Roraima reforça a importância de se promover o processo educativo neste ambiente a fim de resgatar o direito à educação escolar enquanto política pública.

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Biografia do Autor

Joseane Elizabeth Soares Assunção, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Mestranda no Mestrado Acadêmico em Educação na Universidade Estadual de Roraima (UERR). Especialização em Pedagogia Escolar no Instituto Brasileiro de Pós-graduação e extensão (IBPEX). Licenciada em Letras/Literatura pela Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Andrea de Lima Siqueira, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Mestranda no Mestrado Acadêmico em Educação, na Universidade Estadual de Roraima (UERR). Especialização em Teatro e Educação, no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/IFNMG. Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Gilvete de Lima de Lima Gabriel, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Pós-doutorado em Educação e Sociologia, pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Pesquisadora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Contribuição de autoria: Supervisão, Escrita – Revisão.

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Publicado

2025-03-08

Como Citar

ASSUNÇÃO, J. E. S.; SIQUEIRA, A. de L.; DE LIMA GABRIEL, G. de L. Narrativa autobiográfica: a vivência docente na EJA prisional em Boa Vista-RR. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e13636, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e13636. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13636. Acesso em: 2 abr. 2025.