GÊNERO DA ATIVIDADE E ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE:

EM BUSCA DA ATIVIDADE REAL DO PROFESSOR

Autores

  • Elisandra Maria Magalhães UECE
  • Aline Leontina Gonçalves Farias UECE
  • Rozania Maria Alves de Moraes UECE

Palavras-chave:

Gênero da atividade, Autoconfrontação, Trabalho docente, Real da atividade

Resumo

No presente estudo, buscamos situar nossas discussões no quadro do desenvolvimento conceitual e metodológico da ergonomia da atividade e de sua adoção no campo das investigações sobre o trabalho docente. Inicialmente, tratamos sucintamente das mudanças conceituais que permitiram chegar à noção de gênero da atividade, organizadora de uma nova abordagem do trabalho. Em seguida, ilustramos a abordagem da atividade docente apresentando quatro estudos que se apoiaram na autoconfrontação – um quadro metodológico fundamentado no dialogismo bakhtiniano e na noção de gênero, que impulsiona o sujeito a dialogar com sua atividade e “dar-se conta” do real do seu trabalho, questionando, reconstruindo ou validando suas próprias maneiras de fazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMIGUES, R. Pour une approche ergonomique de l’activité enseignante. Skholê, hors-série 1, 2003, p. 5-16.
______. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho:uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 35-53.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1979/2006.
BORGHI, C. I. L. B. A configuração do trabalho real do professor de língua inglesa em seu próprio dizer. Londrina, 2006, 138f. (Dissertação de Mestrado).
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999/ 2006.
______. Clinique de l’activité et pouvoir d’agir. Education Permanente. Gèneve, v.1, n. 164, 1 semestre, 2001.
______. Travail et pouvoir d’agir. Paris : Presses Universitaires de France, 2010.
______. Théorie en clinique de l’activité. In : MAGGI, Bruno. (Org.). Interpréter l’agir: un défi théorique. Paris : Presses Universitaires de France, 2011. p. 17-39.
CLOT, Y.; FAÏTA, D. Genres et styles en analyse du travail: concepts et méthodes. Travailler, 2000, p. 7-42.
DANIELLOU, F. Introduction. Questions épistémologiques de l’ergonomie. In : ______. (Org.) L’ergonomie en quête de ses principes. Toulouse : Octares édtions, 1996, p. 1-18.
______. L’image animée comme artefact dans le cadre méthodologique d’une analyse clinique de l’activité.
@ctivités, 2007, vol. 4, n. 2, p. 3-15.
______.; VIEIRA, M. Réflexions méthodologiques sur l’autoconfrontation croisée. Skholê, hors-série 1, 2003, p. 57-68.
FARIAS, A. L. G. Atividade docente de estagiários de francês: prescrições, gênero e estilo. Fortaleza, 2011, pp. 265. (Dissertação de Mestrado)
FÉLIX, C.; SAUJAT, F. Le développement de l’activité d’une enseignante débutante : les effets du processus d’autoconfrontation dans l’élaboration de ressources opérations. Colloque Restreint Organisé par l’équipe ERGAPE. Formation, apprentissages et développement professionnels des enseignants : outils et méthodes de l’alternance, 18 et 19 juin 2007, Marseille.
HUBAULT, François. De quoi l’ergonomie peut-elle faire l’analyse In : DANIELLOU, F. L’ergonomie en quête de ses principes. Toulouse: Octarès Editions, 1996.
LOUSADA, Eliane Gouvea. Entre trabalho prescrito e realizado: um espaço para a emergência do trabalho real do professor. São Paulo: 2006, pp. 333. (Tese de Doutorado)
MAGALHAES, E. M. Autoconfrontação simples (ACS): um instrumento a serviço da formação profissional de futuros professores de francês como língua estrangeira (FLE). Fortaleza: 2014, p. 233. (Dissertação de Mestrado)
OMBREDANE A.; FAVERGE, J. M. L’analyse du travail. Paris: PUF, 1955.
SAUJAT, F. Ergonomie de l’activité enseignante et développement de l’expérience professionnelle: une approche clinique du travail du professeur. Marselha, 2002, pp. 285. (Tese de Doutorado)
______. Spécifités de l’activité d’enseignants débutants et “genres de l’activité professorale”. Polifonia, n.
8, Cuiabá: EdUFMT, 2004a, p. 67-93.
______. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: In : MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004b, p. 5-34. SOUZA-E-SILVA, M. C. P. O ensino como trabalho. In : MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 81-104.
TERSSAC, G. ; MAGGI, B. Le travail et l’approche ergonomique. In : DANIELLOU, F. (Org.) L’ergonomie en quête de ses principes. Toulouse : Octares édtions, 1996, p. 77-102.
VIEIRA, M. A atividade, o discurso e a clínica: uma análise dialógica do trabalho médico. São Paulo, 2002, 285f. (Tese de Doutorado)
VIEIRA, M.; FAÏTA, D. Quando os outros olham outros de si mesmo: reflexões metodológicas sobre a autoconfrontação cruzada. Polifonia, Cuiaba: EdUFMT, nº 07, 2003, p. 27-65.
WISNER, A. Questions épistémologiques en ergonomie et en analyse du travail. In : DANIELLOU, F. L’ergonomie en quête de ses principes. Toulouse: Octarès Editions, 1996, p. 29-55.
YVON, F.; CLOT, Y. Apprentissage et développement dans l’analyse du travail enseignant. Psic. da Educ., São Paulo, 2º sem. 2004, p. 11-38.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

MAGALHÃES, E. M.; FARIAS, A. L. G.; MORAES, R. M. A. de. GÊNERO DA ATIVIDADE E ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE:: EM BUSCA DA ATIVIDADE REAL DO PROFESSOR. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 31–42, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1809. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)