GÊNERO DA ATIVIDADE E ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE:

EM BUSCA DA ATIVIDADE REAL DO PROFESSOR

Autores

  • Elisandra Maria Magalhães UECE
  • Aline Leontina Gonçalves Farias UECE
  • Rozania Maria Alves de Moraes UECE

Palavras-chave:

Gênero da atividade, Autoconfrontação, Trabalho docente, Real da atividade

Resumo

No presente estudo, buscamos situar nossas discussões no quadro do desenvolvimento conceitual e metodológico da ergonomia da atividade e de sua adoção no campo das investigações sobre o trabalho docente. Inicialmente, tratamos sucintamente das mudanças conceituais que permitiram chegar à noção de gênero da atividade, organizadora de uma nova abordagem do trabalho. Em seguida, ilustramos a abordagem da atividade docente apresentando quatro estudos que se apoiaram na autoconfrontação – um quadro metodológico fundamentado no dialogismo bakhtiniano e na noção de gênero, que impulsiona o sujeito a dialogar com sua atividade e “dar-se conta” do real do seu trabalho, questionando, reconstruindo ou validando suas próprias maneiras de fazer.

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Publicado

2019-09-12

Como Citar

MAGALHÃES, E. M.; FARIAS, A. L. G.; MORAES, R. M. A. de. GÊNERO DA ATIVIDADE E ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE:: EM BUSCA DA ATIVIDADE REAL DO PROFESSOR. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 31–42, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1809. Acesso em: 22 dez. 2024.

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