Autoconfrontação e formação de professores

Diálogos e contribuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-6787

Palavras-chave:

Autoconfrontação, Análise do trabalho, Formação de Professores

Resumo

Esta entrevista, que nos foi concedida pelo linguista e analista do trabalho Daniel Faïta, teve como escopo gerar um diálogo sobre o uso do quadro teórico-metodológico da autoconfrontação em recentes pesquisas sobre formação de professores. A discussão parte de estudos e intervenções realizadas na França, no âmbito da análise do trabalho, que deram origem ao referido quadro no final dos anos 1980 (FAÏTA, 1989). O processo autoconfrontativo, fortemente fundamentado no dialogismo bakhtiniano e destinado, segundo Clot e Faïta (2000), a criar as condições favoráveis à análise e à transformação da atividade professional – como constatamos na entrevista – tem contribuído para provocar um movimento dialógico-interativo que leva os sujeitos implicados no processo a compreender o trabalho do professor e, por conseguinte, a colaborar para uma melhoria na área da formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Faïta , Aix-Marseille Université – AMU

Professor emérito da Universidade de Aix-Marseille em ciências da educação.

Elisandra Maria Magalhães, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA/UECE). Professora da Casa de Cultura Francesa (UFC); Fortaleza-CE; E-mail: elisandra.magalhaes@ufc.br.

Aline Leontina Gonçalves Farias, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA/UECE). Professora Adjunta da Faculdade de Letras Estrangeira Modernas (FALEM) da Universidade Federal do Pará (UFPA); Belém-PA; E-mail: alinefarias@ufpa.br.

Rozania Maria Alves de Moraes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutora em Ciência da Educação; Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Fortaleza-CE; E-mail: rozania.moraes@uece.br.

Referências

Referências em nota de rodapé por se tratar de entrevista.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Como Citar

FAÏTA , D. .; MAGALHÃES, E. M.; FARIAS, A. L. G.; MORAES, R. M. A. de. Autoconfrontação e formação de professores: Diálogos e contribuições . Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 189–216, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-6787. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/6787. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)