Produção escrita e letramentos acadêmicos
Educação linguística para a profissionalização de professores de línguas
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-8468Palavras-chave:
Formação docente, Letramentos acadêmicos, DialogismoResumo
O objetivo deste artigo é propor uma discussão sobre letramentos acadêmicos em um curso de Letras e apresentar estratégias que podem ser implementadas desde o início da formação para minimizar problemas de produção escrita nos alunos ingressos. Foram considerados como corpus: Diários de Leitura, que correspondem à primeira avaliação das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e o Relatório Final de estágio como última avaliação. A metodologia de pesquisa baseia-se na análise dialógica do discurso (BAKHTIN, 2011; 2015) através de atividades linguageiras como instância formativa do pensamento reflexivo (SCHÖN, 1982; 1992) do futuro professor de línguas, a partir das leituras e das atividades práticas realizadas nas disciplinas citadas. Os resultados fornecem hipóteses de como a formação docente dos licenciandos influencia na autonomia acadêmica, permitindo-lhes apropriarem-se de saberes de ordens diversas, através de estratégias e recursos que permitam-lhes teorizar suas próprias práticas docentes, minimizando o distanciamento entre as disciplinas teóricas e as práticas de ensino, se trabalhadas desde a etapa inicial do curso, juntamente com experiências desenvolvidas nas escolas de educação básica.
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