Produção escrita e letramentos acadêmicos

Educação linguística para a profissionalização de professores de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-8468

Palavras-chave:

Formação docente, Letramentos acadêmicos, Dialogismo

Resumo

O objetivo deste artigo é propor uma discussão sobre letramentos acadêmicos em um curso de Letras e apresentar estratégias que podem ser implementadas desde o início da formação para minimizar problemas de produção escrita nos alunos ingressos. Foram considerados como corpus: Diários de Leitura, que correspondem à primeira avaliação das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e o Relatório Final de estágio como última avaliação. A metodologia de pesquisa baseia-se na análise dialógica do discurso (BAKHTIN, 2011; 2015) através de atividades linguageiras como instância formativa do pensamento reflexivo (SCHÖN, 1982; 1992) do futuro professor de línguas, a partir das leituras e das atividades práticas realizadas nas disciplinas citadas. Os resultados fornecem hipóteses de como a formação docente dos licenciandos influencia na autonomia acadêmica, permitindo-lhes apropriarem-se de saberes de ordens diversas, através de estratégias e recursos que permitam-lhes teorizar suas próprias práticas docentes, minimizando o distanciamento entre as disciplinas teóricas e as práticas de ensino, se trabalhadas desde a etapa inicial do curso, juntamente com experiências desenvolvidas nas escolas de educação básica.

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Biografia do Autor

José Raymundo Figueiredo Lins Júnior, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutor em Linguística (UFPB), Mestre em Linguística Aplicada (UECE), Especialista em Planejamento e Gestão em Educação (UNEB) e em Gestão Cultural (UEVA), com Graduação em Letras - Inglês e Segunda Licenciatura em Língua Portuguesa. Formação em Psicanálise Clínica. Tem experiência como professor de Português como Língua Estrangeira (PLE) e ministra Palestras e Treinamentos na área de Formação Docente, Currículo e Metodologias de Ensino. Atualmente, pesquisa formação de professores de línguas e ensino de línguas sob a perspectiva da educação linguística crítica. De outubro/2021 a setembro/2022, Estágio de Pós-Doutorado em Linguística Aplicada à Formação Docente (PósLA/UECE).

Rozania Maria Alves de Moraes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Associada do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará, atuando nas disciplinas de Prática de Ensino/Estágio Supervisionado de Língua Francesa da licenciatura em Letras, e na linha de pesquisa "Linguagem Tecnologia e Ensino" do PosLA. Possui mestrado em Letras, pela Universidade Estadual do Ceará, doutorado em Ciências da Linguagem, pela Universidade Grenoble III (2005) e pós-doutorado em Ciências da Educação - Ergonomia da Atividade de Profissionais da Educação ? (2012) pela Universidade Aix-Marseille. Fundadora e coordenadora, desde 2010, do Grupo de Estudos LIFT (Linguagem, Formação e Trabalho), realizando estudos sobre a análise da atividade profissional (sobretudo a atividade docente) sustentados nos princípios da Ergonomia da Atividade, da Clínica da Atividade e da Análise Dialógica do Discurso.

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Publicado

2023-04-07

Como Citar

FIGUEIREDO LINS JÚNIOR, J. R.; MORAES, R. M. A. de. Produção escrita e letramentos acadêmicos: Educação linguística para a profissionalização de professores de línguas. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 1, p. 52–74, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-8468. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8468. Acesso em: 29 abr. 2024.

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