Princípios teóricos e metodológicos sobre análise de necessidades para planejamento de cursos de Línguas para Fins Específicos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-8611

Mots-clés :

Análise de necessidades, Línguas para fins específicos, Necessidades de aprendizagem, Situação-alvo, LinFE

Résumé

A análise de necessidades torna-se característica-chave para planejar qualquer curso baseado em uma abordagem de Línguas para Fins Específicos (LinFE), pois o foco central deste diagnóstico é identificar as reais necessidades de aprendizagem e da situação-alvo dos aprendizes. Isso posto, este artigo tem por objetivo discutir premissas teóricas sobre análise de necessidades ao considerá-la como a base primária de planejamento e organização de cursos com abordagem LinFE, seja em línguas materna ou estrangeira, a partir de uma revisão crítica e bibliográfica sobre o assunto (HOLMES, 1981; HUTCHINSON; WATERS, 1987; ROBINSON, 1991;  DUDLEY-EVANS; ST. JOHN, 1998). O artigo também se detém sobre  os vários instrumentos para a realização da análise de necessidades, como questionários, entrevistas, observação, coleta de dados, textos usados nos cursos, consulta informal com patrocinadores, aprendizes, entre outros. A discussão no artigo pontua que, além da análise de necessidades do aprendiz, considera-se, também, como pressuposto para qualquer curso de LinFE: o conhecimento da situação-alvo, os objetivos específicos relacionados às necessidades e a relação com o conhecimento da área de estudo do aprendiz.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marcus de Souza Araújo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui Graduações em Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa (1997) e Licenciatura em Letras-Língua Inglesa (1999) pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC-MG (2003), Mestrado em Letras: Linguística pela Universidade Federal do Pará (2006) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP (2017). É Professor Adjunto 4 da Universidade Federal do Pará, em regime de dedicação exclusiva, atuando no Curso de Licenciatura em Letras-Língua Inglesa da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) e no Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), ambos dessa Universidade.

Références

BERWICK, R. Needs assessment in language programming: from theory to practice. In: JOHNSON, R. K. (org.). The second language curriculum. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. p. 48-62. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139524520.006

BRINDLEY, G. The role of needs analysis in adult ESL programme design. In: JOHNSON, R. K. (org.). The second language curriculum. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. p. 63-78. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139524520.007

CELANI, M. A. A. Ensino de línguas estrangeiras: olhando para o futuro. In: CELANI, M. A. A. (org.). Ensino de segunda língua: redescobrindo as origens. São Paulo: EDUC, 1997. p. 147-161.

COLLINS, H. Wide-scope needs analysis: requirements and feasibility. In: PASCHOAL, M. S. Z.; CELANI, M. A. A. (org.). Linguística Aplicada: da aplicação da linguística à linguística transdisciplinar. São Paulo: EDUC, 1992. p. 179-192.

DUDLEY-EVANS, T.; ST JOHN, M. J. Developments in English for specific purposes: a multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

GRAVES, K. Designing language courses: a guide for teachers. Boston: Heinle e Heinle, 2000.

HOLLIDAY, A.; COOKE, T. An ecological approach to ESP. In: Issues in ESP: Lancaster practical papers in English language educational 5. Lancaster: Lancaster University Press, 1982. p. 123-143.

HOLMES, J. What do we mean by ESP? Projeto Nacional Ensino de Inglês Instrumental. Working Paper 2, CEPRIL, PUC-SP, São Paulo, 1981.

HOWATT, A. P. R. A history of English language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1984.

HUTCHINSON, T; WATERS, A. English for specific purposes: a learning-centered approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511733031

LONG, M. H Second language needs analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511667299

MUNBY, J. Communicative syllabus design. Cambridge: Cambridge University Press, 1978.

NUNAN, D. Second language teaching and learning. Heinle & Heinle Publishers, 1999.

ONODERA, J. Análise de necessidades do uso da língua inglesa na execução de tarefas em uma empresa multinacional. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

RAMOS, R. C. G. De instrumental a LinFE: percursos e equívocos da área no Brasil. In: SILVA JÚNIOR, A. F. (org.). Línguas para fins específicos: revisitando conceitos e práticas. Campinas, SP: Pontes, 2019. p. 23-41.

______. Tendências de ensino de inglês para fins específicos em contextos profissionais. Conferência proferida no I Seminário do Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico (GEIA). São José dos Campos, São Paulo, 26 de maio de 2015 (cópia impressa).

______. Instrumental no Brasil: a desconstrução de mitos e a construção do futuro. In: FREIRE, M.; ABRAHÃO, M. H.; BARCELOS, A. M. (orgs.). Linguística Aplicada e contemporaneidade. São Paulo: ALAB; Campinas: Pontes, 2005. p. 109-123.

ROBINSON, C. R. ESP Today: a practitioner’s guide. UK: Prentice Hall Internacional, 1991.

SARDINHA, T. B. et al. (org.). Tecnologias e mídias no ensino de inglês: o corpus nas “receitas”. São Paulo: Macmillan, 2012.

STREVENS, P. ESP after twenty years: a re-appraisal. In: TICKOO, M. L. (ed.). ESP: state of the art. Anthology series 21. SEAMEO Regional Language Center.

Publiée

2023-04-07

Comment citer

ARAÚJO, M. de S. Princípios teóricos e metodológicos sobre análise de necessidades para planejamento de cursos de Línguas para Fins Específicos . Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 1, p. 92–110, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-8611. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8611. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Des articles

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice