Engajamento com uma inteligência artificial no curso e-le en (form)acción

análise dos recursos semióticos pela metafunção interativa na perspectiva da gramática do design visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13026

Palavras-chave:

multimodalidade, material didático digital, jogo de realidade alternativa, inteligência artificial

Resumo

A multimodalidade é uma abordagem que possibilita a leitura e a interpretação do mundo, atribuindo-lhe diferentes significados. No universo das tecnologias digitais, a multimodalidade é perceptível aos olhos humanos, sobretudo no contexto dos jogos digitais, devido a criação de ambientes imersivos que possibilitam uma experiência enriquecedora ao jogador. É nesse âmbito que se situam os jogos de realidade alternativa (ARG), gênero que associa ficção à realidade em uma narrativa transmidiática, marcada por pistas e desafios. Neste estudo, analisamos em que medida os recursos semióticos utilizados no ARG, especialmente nos desafios, provocam o envolvimento docente na resolução dos problemas em um curso online de formação continuada para professores de espanhol. Os pressupostos teóricos que sustentam esta pesquisa são a Semiótica Social, a Gramática do Design Visual, a aprendizagem baseada em jogos e em gamificação, e o modelo de engajamento ARCS. Já a metodologia constitui-se como uma netnografia de abordagem qualitativa, com foco na análise dos sete desafios propostos ao longo do curso E-LE en (form)acción. Resultados revelam que é a associação dos recursos semióticos específicos de cada modo comunicacional mobilizado (oral, visual, gestual, sonoro e escrito) junto à representação de Dulce, personagem guia que aparece posicionada com olhos e corpo para frente, na altura dos olhos do docente, e em gradações de distâncias que revelam uma aproximação com o professor. Portanto, esses aspectos podem contribuir para focalizar a atenção do docente, a relevância do que lhe está sendo solicitado, sua confiança para desenvolver o desafio e sua satisfação em completá-lo.

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Biografia do Autor

Suzana Toniolo Linhati, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Letras (UFSM). Mestra em Ensino de Línguas (UNIPAMPA). Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação (UFSM). Graduada em Letras - Língua Espanhola e respectivas literaturas (UFSM). Professora substituta pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLET/UFSM).

Susana Cristina dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLET) da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2024-10-09

Como Citar

LINHATI, S. T.; REIS, S. C. dos. Engajamento com uma inteligência artificial no curso e-le en (form)acción: análise dos recursos semióticos pela metafunção interativa na perspectiva da gramática do design visual. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 51–69, 2024. DOI: 10.46230/lef.v16i2.13026. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13026. Acesso em: 25 out. 2024.