Educação intercultural
o ensino do PLAc (Português como língua de acolhimento) para imigrantes como forma de resistência
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15200Palavras-chave:
educação intercultural, interculturalimigrantes, relação social inter-epistêmicaResumo
O presente artigo analisa a relevância da educação intercultural na prática pedagógica com imigrantes em situação de vulnerabilidade no Brasil. Foi utilizado um relato de experiência que descreve as vivências de uma educadora no contexto de ensino de PLAc (Português como língua de acolhimento). A metodologia empregada baseia-se no conceito do Pós-método de Kumaravadivelu (2003, 2006 e 2012), uma alternativa crítica aos métodos tradicionais de ensino de línguas, desafiando a prescrição de comportamentos pedagógicos. Para a categorização dos gêneros textuais, foi adaptado o método de classificação de Antunes (2011). A análise desta experiência foi fundamentada nas reflexões das obras de R’boul (2021), Essinger (1988 e 1990) e Freire (1979), indicando que a educação intercultural possibilita uma intervenção crítica sobre o mundo. Neste contexto, a educação intercultural é vista como uma práxis de resistência em que coletivos de imigrantes, sujeitos socioculturais se organizam e mobilizam em resposta à necessidade de implementar ações dialógicas que os integrem à sociedade brasileira. Na conclusão, argumenta-se que a educação intercultural é um movimento educacional no qual a realidade opressora e colonial pode ser superada, transformando-se, portanto, em uma relação social inter-epistêmica em que a pluralidade cultural e de saberes se torna cada vez mais evidente no mundo.
Downloads
Referências
ACCIOLY, Inny. Reinventing Freire’s Praxis in The Fight For Life With Dignity: Theoretical and Methodological Paths For Critical Educators. Postcolonial Directions in Education, v. 10, n. 2, 2021.
ANTUNES, Irandé. Análise de Textos: Fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
BERTOLDO, Jaqueline; REDIN, Giuliana. Narrativas da exclusão de migrantes e refugiados na Universidade. SER Social, Brasília, v. 23, n. 49, p. 296–317, 2021. DOI: 10.26512/sersocial.v23i49.35802. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/35802. Acesso em: 10 jan. 2024.
BEZERRA, C. S. Globalização e Cultura – Caminhos e descaminhos para o nacional popular na era da globalização. 2006. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
BHABHA, H. Location of culture. Routledge, 2004 [1994].
BRAGA, Adriana de Carvalho Alves. Imigrantes latino-americanos na escola municipal de São Paulo: sin pertenencias, sino equipaje - formação docente, o currículo e cultura escolar como fontes de acolhimento. 2019. 290 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. Brasília: Brasiliense, 1982.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra. Expressão Popular, 2004.
EIDE, Liv; SKALLE, Camilla; GJESDAL, Anje Müller. Intercultural Competence in the Foreign Language Classroom: Pedagogical Applications of Literary Texts on Migration and Exile. Scandinavian Journal of Educational Research, v. 67, n. 4, p. 607-620, 2022. DOI: 10.1080/00313831.2022.2042842. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00313831.2022.2042842. Acesso em: 23 jan. 2025.
ESSINGER, Helmut. Interkultureller Erziehung als antirassistische Erziehung. In: G. Pommerin (Ed.), Und im Ausland sind die Deutsche auch Fremde, Frankfurt, 1988. p. 58-72.
ESSINGER, Helmut. Interkultureller Erziehung in multiethnischen Gesellschaften. Die Bruecke, v. 52, p. 22-31, 1990.
FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 16-35, 2003. Disponível em: https://doi.org/1590/S1413-2478200300020003. Acesso em: 23 jan. 2025.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, Paulo. Conscientização. 3.ed. São Paulo: Morais, 1980.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982a.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. ¿Extensión o comunicación? La concientización en el medio rural. Siglo XXI, 2005a.
GEERTZ, Clifford. The Interpretation of Cultures: Selected Essays. New York: Basic Books, 1973.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 50, p. 27–38, jan. 2006.
GORSKI, Paul C. Good Intentions Are Not Enough: A Decolonizing Intercultural Education. Intercultural Education, v. 19, n. 6, p. 515-525, 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14675980802568319. Acesso em: 23 jan. 2025.
JARA HOLLIDAY, Oscar. Educación popular y cambio social en América Latina. Oxford University Press and Community Development Journal, 2010. Disponível em: http://www.iepala.es/IMG/pdf/CEAAL_Educacion_Popular_y_Cambio_Social_en_AL-Oscar_Jara.pdf.
KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven: Yale University Press, 2003.
MONTOYA-PELÁEZ, Leonardo; CORTÉS, Laura Selene Mateos; DIETZ, Gunther. Freire’s longevity in intercultural education: entangled histories from Colombian and Mexican higher education. Language and Intercultural Communication, v. 21, n. 4, p. 488-501, 2021. DOI: 10.1080/14708477.2021.1957909. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14708477.2021.1957909. Acesso em: 23 jan. 2025.
NIKOLAOU, Georgios; VAVITSAS, Theodoros. Highlighting the critical elements of interculturalism: Towards a Critical Intercultural Education. Journal for Critical Education Policy Studies, v. 19, n. 2, 2021. ISSN 1740-2743. Disponível em: https://www.jceps.com/archives/11305. Acesso em: 26 jan. 2025.
PALAIOLOGOU, N.; GORSKI, P. C. The evolution of intercultural and multicultural education: Scholarship and practice for new sociopolitical and economic realities. Intercultural Education, v. 28, n. 4, p. 353–355, 2017. DOI: 10.1080/14675986.2017.1334367. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14675986.2017.1334367. Acesso em: 13 dez. 2024.
R’BOUL, Hamza. North/South imbalances in intercultural communication education. Language and Intercultural Communication, v. 21, n. 2, p. 144-157, 2021. DOI: 10.1080/14708477.2020.1866593. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14708477.2020.1866593. Acesso em: 20 jan. 2025.
SIMÕES, Josefina Lopes. O letramento na sala de aula de português língua de acolhimento: a escrita como ferramenta de inclusão. 2021. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, University of São Paulo, São Paulo, 2021. doi:10.11606/D.8.2021.tde-26112021-210529. Acesso em: 20 jan. 2025
STREET, Brian V. Letramentos Sociais: Abordagens Críticas do Letramento no Desenvolvimento, na Etnografia e na Educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
WALSH, C. Decolonial pedagogies walking and asking: Notes to Paulo Freire from Abya Yala. International Journal of Lifelong Education, v. 34, n. 1, p. 9–21, 2015. DOI: 10.1080/02601370.2014.991522.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gibson Zucca da Silva, Inny Accioly , Josefina Lopes Simões

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).