Os centros de línguas como política linguística em um instituto federal
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8380Palavras-chave:
Internacionalização, Institutos Federais, Educação LinguísticaResumo
Esse artigo analisa os contextos de influência e de elaboração do texto de referência para a implementação de um Centro de Línguas como parte da política linguística (PL) e de internacionalização de um Instituto Federal de Educação (IF) na Região Nordeste do Brasil. A análise crítica que realizamos com base na Linguística Aplicada Crítica (LAC) e na Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) possibilitou perceber que o texto de referência aponta para um ambiente favorável e fortemente impulsionador da concepção dos Centros de Línguas nos IF. Desse modo, os IF podem institucionalizar ações de PL já em andamento realizadas assistemática e individualmente por professores de língua materna e adicionais. O documento permite agência docente para a elaboração e implementação de projetos que atendam as realidades locais dos campi dos IF. Contudo, percebemos também uma naturalização do processo de internacionalização impositiva e do ensino principalmente de língua inglesa, bem como, a falta de investimentos para que o documento se constitua em ações concretas e possa assumir um papel transformador da comunidade educacional.
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