Os centros de línguas como política linguística em um instituto federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8380

Palavras-chave:

Internacionalização, Institutos Federais, Educação Linguística

Resumo

Esse artigo analisa os contextos de influência e de elaboração do texto de referência para a implementação de um Centro de Línguas como parte da política linguística (PL) e de internacionalização de um Instituto Federal de Educação (IF) na Região Nordeste do Brasil. A análise crítica que realizamos com base na Linguística Aplicada Crítica (LAC) e na Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) possibilitou perceber que o texto de referência aponta para um ambiente favorável e fortemente impulsionador da concepção dos Centros de Línguas nos IF. Desse modo, os IF podem institucionalizar ações de PL já em andamento realizadas assistemática e individualmente por professores de língua materna e adicionais. O documento permite agência docente para a elaboração e implementação de projetos que atendam as realidades locais dos campi dos IF. Contudo, percebemos também uma naturalização do processo de internacionalização impositiva e do ensino principalmente de língua inglesa, bem como, a falta de investimentos para que o documento se constitua em ações concretas e possa assumir um papel transformador da comunidade educacional.

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Biografia do Autor

Simone Maranhão Costa, Instituto Federal do Maranhão – IFMA

Licenciada em Letras com Habilitação Inglês pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA (2007) . Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2016). Interessada em pesquisas sobre Ensino de Línguas Estrangeiras e Adicionais, Educação Superior e Internacionalização, Fonética da Língua Inglesa, Formação Docente. Atualmente Professora de Língua Inglesa no Instituto Federal do Maranhão- IFMA, desde 2010.

Kléber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília – UnB

Graduado em Inglês pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada - Língua Estrangeira) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - São José do Rio Preto). Pós-Doutor em Lingüística Aplicada pela UNICAMP. Seus focos de interesse em pesquisa são: crenças ou representações sobre o ensino e aprendizagem de línguas em diferentes idades; ensino e aprendizagem de línguas e análise / produção de material didático, formação de professores de línguas para o ambiente presencial e / ou virtual, geopolítica do português brasileiro e políticas de ensino / aprendizagem e formação de professores de línguas estrangeiras / complementares.

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

PEREIRA, L. S. M.; COSTA, S. M.; SILVA, K. A. da. Os centros de línguas como política linguística em um instituto federal. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 57–74, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-8380. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8380. Acesso em: 15 nov. 2024.