Um estudo identitário de universitárias intercambistas sob uma perspectiva educacional-cultural
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5180Palavras-chave:
Intercâmbio, Identidade docente, Formação de professoresResumo
Tendo em vista a crescente necessidade estratégica de internacionalização das universidades, um estudo sobre os efeitos dessa ação para os intercambistas é importante para que se possa compreender e avaliar o processo. Uma vez que poucos estudos tematizam a questão, a presente pesquisa tem por objetivo analisar de forma crítica e reflexiva, sob um viés identitário, os possíveis efeitos de intercâmbio na formação de estudantes de Letras e colaborar para compreender a relevância da experiência internacional na formação identitária. Para tanto, o estudo adota uma abordagem metodológica de cunho qualitativo. É um estudo de caso, em que a coleta de dados se deu por meio de entrevista semi-estruturada e questionários a quatro intercambistas. A partir dos dados coletados, realizou-se uma categorização dos dados para possibilitar uma análise interpretativista. Para fundamentar a análise, nos apoiamos principalmente nos estudos sobre identidade e contextos culturais, principalmente à luz de Hall (2006), Block (2009) e Barkhuizen (2017), e sobre identidade e aprendizagem de línguas, com base em Norton (2013) e Kramsch (2013). Com o objetivo de pesquisa, base teórica e metodologia delineada, os resultados da análise dos dados mostraram, principalmente, que as estudantes passaram por transformações identitárias que as levaram a refletir sobre as diferenças nos relacionamentos interpessoais acadêmicos, o formato de ensino, os novos caminhos profissionais e a necessidade de fomento e divulgação de programas de intercâmbio.
Downloads
Referências
BARKHUIZEN, Gary (Ed.). Reflections on language teacher identity research. Taylor & Francis, 2017.
BLOCK, David. Second language identities. Bloomsbury Publishing, 2009.
CRUVINEL, Roberta Carvalho et al. Professores de língua inglesa de escolas públicas brasileiras em um programa de formação continuada nos EUA: um estudo de caso. 2016. 210 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6709. Acesso em: 10 jun. 2021.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tupy Kurumin, 2006.
KRAMSCH, Claire. The Multilingual Subject-Oxford Applied Linguistics. Oxford University Press, 2013.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
NORTON, Bonny. Identity and language learning: Extending the conversation. Multilingual matters, 2013.
NUNAN, David. Research methods in language learning. New York: Cambridge University Press, 1992.
OLIVEIRA, Adriana Leônidas de; FREITAS, Maria Ester de. Relações interculturais na vida universitária: experiências de mobilidade internacional de docentes e discentes. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 70, p. 774-801, jul. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/tFqL6fdZwjPmZfCnBDnYDDv/abstract/?lang=pt . Acesso em: 10 mai. 2021.
PAVLUSHINA, Natalia; ROMERO, Tania Regina de Souza. Cross-Cultural Adaptation of a
Russian Student in Brazil. Arctic XXI Century Humanitarian Sciences, v. 2, p. 53-66, 2020. Disponível em: https://cyberleninka.ru/article/n/cross-cultural-adaptation-experience-of-a-russian-student-in-brazil . Acesso em: 10 jul. 2021.
STALLIVIERI, Luciane. Internacionalização e intercâmbio. Appris Editora e Livraria Eireli-ME, 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Amanda Cristina dos Santos Reis, Tania Regina de Souza Romero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).