Princípios teóricos e metodológicos sobre análise de necessidades para planejamento de cursos de Línguas para Fins Específicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-8611

Palavras-chave:

Análise de necessidades, Línguas para fins específicos, Necessidades de aprendizagem, Situação-alvo, LinFE

Resumo

A análise de necessidades torna-se característica-chave para planejar qualquer curso baseado em uma abordagem de Línguas para Fins Específicos (LinFE), pois o foco central deste diagnóstico é identificar as reais necessidades de aprendizagem e da situação-alvo dos aprendizes. Isso posto, este artigo tem por objetivo discutir premissas teóricas sobre análise de necessidades ao considerá-la como a base primária de planejamento e organização de cursos com abordagem LinFE, seja em línguas materna ou estrangeira, a partir de uma revisão crítica e bibliográfica sobre o assunto (HOLMES, 1981; HUTCHINSON; WATERS, 1987; ROBINSON, 1991;  DUDLEY-EVANS; ST. JOHN, 1998). O artigo também se detém sobre  os vários instrumentos para a realização da análise de necessidades, como questionários, entrevistas, observação, coleta de dados, textos usados nos cursos, consulta informal com patrocinadores, aprendizes, entre outros. A discussão no artigo pontua que, além da análise de necessidades do aprendiz, considera-se, também, como pressuposto para qualquer curso de LinFE: o conhecimento da situação-alvo, os objetivos específicos relacionados às necessidades e a relação com o conhecimento da área de estudo do aprendiz.

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Biografia do Autor

Marcus de Souza Araújo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui Graduações em Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa (1997) e Licenciatura em Letras-Língua Inglesa (1999) pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC-MG (2003), Mestrado em Letras: Linguística pela Universidade Federal do Pará (2006) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP (2017). É Professor Adjunto 4 da Universidade Federal do Pará, em regime de dedicação exclusiva, atuando no Curso de Licenciatura em Letras-Língua Inglesa da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) e no Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), ambos dessa Universidade.

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Publicado

2023-04-07

Como Citar

ARAÚJO, M. de S. Princípios teóricos e metodológicos sobre análise de necessidades para planejamento de cursos de Línguas para Fins Específicos . Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 1, p. 92–110, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-8611. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8611. Acesso em: 29 abr. 2024.