Sequência didática para o trabalho com notícias do Sensacionalista na sala de aula
Possibilidade de diálogo a partir de bilhete orientador
DOI :
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4343Mots-clés :
Sequência didática, Gênero notícia, Produção textual, IntertextualidadeRésumé
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada em escola pública do município da Serra, estado do Espírito Santo, com vistas à aplicação de sequência didática elaborada para o trabalho com o gênero notícia, em uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Entre as notícias selecionadas, estão as veiculadas pelo site Sensacionalista, que demandam o reconhecimento de aspectos relativos à intencionalidade do site, como a intertextualidade e a ironia. Nesse sentido, este artigo respalda-se teoricamente nos estudos de Bakhtin e seu Círculo (1993), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Koch, Bentes e Cavalcante (2012), Conceição e Domingos (2012), entre outros. A partir da análise de uma notícia produzida, de forma colaborativa, por um grupo de alunos da turma, considerando-se a produção inicial, os aspectos relativos aos episódios de sala de aula ocorridos durante a aplicação da sequência didática e a produção final da notícia, verificam-se os possíveis efeitos da sequência didática no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Os resultados dessa análise permitem corroborar que, pelo viés da intertextualidade e de outros recursos utilizados pelo site, como a ironia, pode-se desenvolver a reflexão crítica dos alunos que, na produção dos textos, dizem muito sobre o local onde vivem.
Téléchargements
Références
ALUNOS desviam lanche da cantina duas semanas após escola inserir aulas de Política na grade curricular. Sensacionalista, 23 fev. 2015. Disponível em: https://www.sensacionalista.com.br/2015/02/23/alunos-desviam-lanche-da-cantina-duas-semanas-apos-escola-inserir-aulas-de-politica-na-grade-curricular/. Acesso em: 03 set. 2018.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: A Teoria do Romance. 3. ed. São Paulo: UNESP: HUCITEC, 1993.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad.: P. Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BEAUGRANDE, R. A.; DRESSLER, W. U. Introduzione alla Linguistica Testuale. Bologna: Ed. Trice il Mulino, 1984.
BRAIT, B. Bakhtin: dialogismo e construção do sentido. Campinas: Unicamp, 2005.
BRASIL cai no ranking da educação e políticos corruptos comemoram nova geração de eleitores. Sensacionalista, 06 dez. 2016. Disponível em: https://www.sensacionalista.com.br/2016/12/06/brasil-cai-no-ranking-da-educacao-e-politicos-corruptos-comemoram-nova-geracao-de-eleitores/. Acesso em: 03 set. 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnaes/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series. Acesso em: 02 set. 2019.
CASOTTI, J. B. C.; SILVA, S. L. Propostas de produção de textos em livro didático de Língua Portuguesa: desafios para a prática docente na contemporaneidade. Diálogo das Letras. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, v. 3, n. 8, p. 147-166, 2018. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/854. Acesso em: 02 set. 2019.
COELHO, M. G. P.; MAIA, L. R. H.; SOARES, A. F. Sentimentos mediados: Sensacionalista produz narrativas de risos e discordâncias sobre o Caso Charlie Hebdo. Revista E-compós. v. 19, n. 1, p. 1 -18, 2016. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1229. Acesso em: 15 jun. 2017.
CONCEIÇÃO, A. L. C.; DOMINGOS, A. A. Site “Sensacionalista”: Relação Jornalismo e Humor em uma Perspectiva Semiótica. XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2012. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2012/resumos/R33-1870-1.pdf. Acesso em: 15 set. 2016.
COPA da Rússia chegou e Brasil ainda não terminou 41 obras de 2014. BBC, São Paulo, 13 jun. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44472647. Acesso em: 15 set. 2018.
CORACINI, M. J. (Org.). Interpretação, autoria e legitimação de livro didático: língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1999.
D’ÁVILA, C. M. Decifra-me ou te devorarei: o que pode o professor frente ao livro didático? Salvador: Eduneb; Edufba, 2008.
DOLZ, S.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: ROJO, R. H. R.; CORDEIRO, G. S. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 71-91.
FUZER, C. Bilhete orientador como instrumento de interação no processo ensino-aprendizagem de produção textual. Letras, Santa Maria, v. 22, n. 44, p. 213-245, 2012. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/letras/article/viewFile/12198/7592. Acesso em: 18 out. 2015.
GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.
KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.
KOCH, I. G. V.; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2012.
KRISTEVA, J. Semiótica do Romance. 1. ed. Lisboa: Arcádia, 1977.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B; BRITO, K. S. (org.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 73-84.
MACIEL, J. P. D. Jornalismo de ficção: humor e sensacionalismo nos noticiários de mentira. 2013. 61 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação – ECO. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/3806/1/JMaciel.pdf. Acesso em: 20 jul. 2017.
MACIEL, R. F. Políticas linguísticas, conhecimento local e formação de professores de línguas. In: NICOLAIDES, C.; SILVA, K. A. da; TÍLIO, R.; ROCHA, C. H. (Orgs.). Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 237-262.
MANGABEIRA, A. B. A.; COSTA, E. V.; SIMÕES, L. J. O bilhete orientador: um gênero discursivo em favor da avaliação de textos na aula de línguas. Cadernos do IL, n. 42, p. 293-307, 2011. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/cadernosdoil/article/viewFile/26030/15242 Acesso em: 18 out. 2015.
MORIN, A. Pesquisa ação-integral e sistêmica: uma antropopedagogia renovada. Trad.: M. Thiollent. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
NOVO secretário garante que prioridade será concluir obras paralisadas. Folha Vitória, Vitória, 21 nov. 2018. Disponível em: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/11/2018/novo-secretario-garante-que-prioridade-sera-concluir-obras-paralisadas. Acesso em: 22 nov. 2018.
SÁ, J. N. Prática de leitura, produção de textos e análise linguística em aulas de Língua Portuguesa: possibilidades didáticas a partir do trabalho com o gênero carta do leitor. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10363. Acesso em: 18 jun. 2019.
SAMPAIO, D. L. N. O uso da teoria da intertextualidade no livro didático para o ensino da leitura. 2013. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, 2013. Disponível em: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/897. Acesso em: 18 set. 2018.
ROCHA, A. O.; VELOSO, M. S. F. A construção da comicidade e a prática humorística no site Sensacionalista. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2015. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/lista_area_DT5-CI.htm. Acesso em: 15 jun. 2017.
ROJO, R. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 163-195.
TORCEDOR que comprou TV de 60’ para ver a copa lembra que em seguida vem a campanha eleitoral e deprime. Sensacionalista, 04 jul. 2018. Disponível em: https://www.sensacionalista.com.br/2018/07/04/torcedor-que-comprou-tv-de-60-para-ver-a-copa-lembra-que-em-seguida-vem-a-campanha-eleitoral-e-deprime/. Acesso em: 03 set. 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Juliane Nogueira de Sá, Janayna Bertollo Cozer Casotti 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).