Sequência didática para o trabalho com notícias do Sensacionalista na sala de aula

Possibilidade de diálogo a partir de bilhete orientador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4343

Palavras-chave:

Sequência didática, Gênero notícia, Produção textual, Intertextualidade

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada em escola pública do município da Serra, estado do Espírito Santo, com vistas à aplicação de sequência didática elaborada para o trabalho com o gênero notícia, em uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Entre as notícias selecionadas, estão as veiculadas pelo site Sensacionalista, que demandam o reconhecimento de aspectos relativos à intencionalidade do site, como a intertextualidade e a ironia. Nesse sentido, este artigo respalda-se teoricamente nos estudos de Bakhtin e seu Círculo (1993), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Koch, Bentes e Cavalcante (2012), Conceição e Domingos (2012), entre outros. A partir da análise de uma notícia produzida, de forma colaborativa, por um grupo de alunos da turma, considerando-se a produção inicial, os aspectos relativos aos episódios de sala de aula ocorridos durante a aplicação da sequência didática e a produção final da notícia, verificam-se os possíveis efeitos da sequência didática no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Os resultados dessa análise permitem corroborar que, pelo viés da intertextualidade e de outros recursos utilizados pelo site, como a ironia, pode-se desenvolver a reflexão crítica dos alunos que, na produção dos textos, dizem muito sobre o local onde vivem.

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Biografia do Autor

Juliane Nogueira de Sá, Universidade Federal do Espírito Santo Campus Goiabeiras- UFES

Mestra e doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora da Prefeitura Municipal de Cariacica (PMC). Serra/ES.

Janayna Bertollo Cozer Casotti, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-doutora pela Universidade Aberta - Lisboa/Portugal (UAB). Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Colatina/ES.

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

SÁ, J. N. de; CASOTTI, J. B. C. . Sequência didática para o trabalho com notícias do Sensacionalista na sala de aula: Possibilidade de diálogo a partir de bilhete orientador. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 168–188, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-4343. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4343. Acesso em: 28 mar. 2024.