Design Thinking na Educação

Relato de uma proposta para o ensino de língua materna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3928

Palavras-chave:

Design Thinking, experience report, teaching of mother language, authorship, produção de textos publicitários

Resumo

Este texto objetiva apresentar o relato de uma proposta para o ensino de língua materna, refletindo sobre as possibilidades de trabalho com o método criativo conhecido como Design Thinking (DT). Motivando esta proposta, está a necessidade de um ensino de língua que considere a reflexão sobre seu funcionamento nas diversas instâncias da sociedade. Como aporte teórico, partimos de uma concepção de língua como produto social e nos ancoramos nos pressupostos de Tfouni (2020), Kleiman (2007), Antunes (2003) e Rodrigues (2011) sobre o ensino de língua materna. Para estruturar a proposta, realizamos uma revisão bibliográfica sobre a utilização do Design Thinking na educação. A partir disso, relacionamos suas possibilidades com o propósito de criar espaços de ampliação de repertório de leitura e escrita na aula de língua materna. A proposta foi colocada em prática na disciplina Português em uma turma de 8º ano de ensino fundamental, na qual o gênero publicitário estava sendo trabalhado, o que é apresentado, neste trabalho, na forma de um relato. Após refletir sobre a aplicação da proposta, concluímos que a utilização do Design Thinking na aula de língua materna pode contribuir no desenvolvimento da criatividade e da criticidade dos alunos não só em seus processos de produção textual, para que experimentem a autoria em seus textos, mas também em relação à pluralidade de sentidos nas práticas de leitura e em eventos de letramento para além da escola.

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Publicado

2021-01-22

Como Citar

NOBLE, D. M. Design Thinking na Educação: Relato de uma proposta para o ensino de língua materna. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 219–237, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-3928. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/3928. Acesso em: 22 dez. 2024.