Design Thinking na Educação

Relato de uma proposta para o ensino de língua materna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3928

Palavras-chave:

Design Thinking, experience report, teaching of mother language, authorship, produção de textos publicitários

Resumo

Este texto objetiva apresentar o relato de uma proposta para o ensino de língua materna, refletindo sobre as possibilidades de trabalho com o método criativo conhecido como Design Thinking (DT). Motivando esta proposta, está a necessidade de um ensino de língua que considere a reflexão sobre seu funcionamento nas diversas instâncias da sociedade. Como aporte teórico, partimos de uma concepção de língua como produto social e nos ancoramos nos pressupostos de Tfouni (2020), Kleiman (2007), Antunes (2003) e Rodrigues (2011) sobre o ensino de língua materna. Para estruturar a proposta, realizamos uma revisão bibliográfica sobre a utilização do Design Thinking na educação. A partir disso, relacionamos suas possibilidades com o propósito de criar espaços de ampliação de repertório de leitura e escrita na aula de língua materna. A proposta foi colocada em prática na disciplina Português em uma turma de 8º ano de ensino fundamental, na qual o gênero publicitário estava sendo trabalhado, o que é apresentado, neste trabalho, na forma de um relato. Após refletir sobre a aplicação da proposta, concluímos que a utilização do Design Thinking na aula de língua materna pode contribuir no desenvolvimento da criatividade e da criticidade dos alunos não só em seus processos de produção textual, para que experimentem a autoria em seus textos, mas também em relação à pluralidade de sentidos nas práticas de leitura e em eventos de letramento para além da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

AZEVEDO, G. A. N.; RHEINGANTZ, Paulo A.; BASTOS, L. E. G.; VASCONCELLOS, V. M. R.; AQUINO, L. L.; SOUZA, F. S. O espaço da escola como ‘o lugar’ do conhecimento: um estudo de avaliação de desempenho com abordagem interacionista. Rio de Janeiro, UFRJ, 2004. Disponível em: http://www.gae.fau.ufrj.br/assets/esp_esc_-lugar_conh.pdf. Acesso em: set. 2019.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: abr. 2018.

BROWN, T. Design Thinking. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2010.

CROSS, Nigel. Designerly Ways of Knowing: Design Discipline versus Design Science.

Design Issues, v. 17, n. 3, p. 49-55, 2001. Disponível em: https://www.mitpressjournals.org/doi/abs/10.1162/074793601750357196. Acesso em: 25 nov. 2020.

INSTITUTO EDUCADIGITAL. Design thinking para educadores. 2014. Disponível em: <http://www.dtparaeducadores.org.br/site/material/>. Acesso em: ago. 2016.

KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, jul. 2007. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242>. Acesso em: 20 set. 2019.

NOBLE, D. M.; MITTMANN, Solange. O professor e o aluno como agentes do desenvolvimento da leitura. Cadernos de Letras da UFF - Dossiê: A crise da leitura e a formação do leitor, n. 52, p. 69-79, 2016. Disponível em: http://www.cadernosdeletras.uff.br/index.php/cadernosdeletras/article/view/196. Acesso em: 02 jul. 2020.

OLIVEIRA, A. C. A. de. A contribuição do Design Thinking na educação. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, p. 105-121, 12 dez. 2014. 4ª Edição especial: Educação. Disponível em: http://etech.sc.senai.br/index.php/edicao01/article/download/454/368. Acesso em: 15 out. 2019.

REGINALDO, T. Referenciais teóricos e metodológicos para a prática do Design Thinking na educação básica. 206 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento), Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

RODRIGUES, R. H. Linguística aplicada: ensino de língua materna. Florianópolis: LLV/ CCE/UFSC, 2011.

SPAGNOLO, C. A formação continuada de professores: o Design Thinking como perspectiva inovadora e colaborativa na educação básica. 219 f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2017.

TFOUNI, L. Letramento e Autoria: dispersão e deriva de sentidos. Conferência Abralin Ao Vivo. 2020. 1 vídeo (1h 14min). Publicado pelo canal da Associação Brasileira de Linguística. Disponível em: <https://aovivo.abralin.org/?id=BVjUjK1Ep4k>. Acesso em: 06 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-22

Como Citar

NOBLE, D. M. Design Thinking na Educação: Relato de uma proposta para o ensino de língua materna. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 219–237, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-3928. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/3928. Acesso em: 2 nov. 2024.