O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITA

Autores

  • Tânia M. Barroso Ruiz, UFSC

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de produção textual escrita, Elaboração didática, Gêneros do discurso, Jornal escolar, Círculo de Bakhtin

Resumo

Este artigo analisa uma proposta de elaboração didática para a prática de produção textual escrita dos gêneros da esfera jornalística através do jornal escolar. Foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com a professora de Língua Portuguesa e 27 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Florianópolis. A base teórica se insere nos estudos do Círculo de Bakhtin e na Linguística Aplicada no âmbito do ensino das práticas de linguagem mediadas pelos gêneros discursivos. Os dados gerados foram o processo de elaboração didática e as edições impressas do jornal escolar. Os resultados da análise apontam que os estudantes construíram os saberes requeridos para a compreensão/ produção textual dos gêneros editorial e notícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1953].
BAKHTIN, M. M. [VOLOCHÍNOV, V. N]. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do francês por Michel Lahud e Yara F.Vieira.12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006 [1929].
BALTAR, M. A competência discursiva através dos gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. 139 p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
BOHN, H. Ensino e aprendizagem de línguas: os atores da sala de aula e a necessidade de rupturas. In.: ______ Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 1ª Ed., 2013. p. 79-120.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CUNHA, R. C. Jornal Escolar: raio de ações, rede de significações. Reconfiguração do ensino de língua materna e dinamização da formação continuada do professor. 2010. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
COMUNICAÇÃO E CULTURA. O que é o Clube do Jornal? Disponível em: <http://comcultura.org.br/nossos-programas/clube-do-jornal/>. Acesso em: 10 Jan. 2016.
LAGE, N. A estrutura da notícia. São Paulo: Editora Ática, 2015.
GERALDI, J. W. Mediações pedagógicas no processo de produção de textos. In: ______. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João, 2010. p. 165-1182.
HALTÉ, J. O espaço didático e a transposição. Tradução do francês, para fins didáticos, por Ana Paula Guedes. In: PRATIQUES: la transposicion didactique em français. Metz: Siege Social, n. 97-98, juin 1998.
IJUIM, J. K. Jornal escolar e vivências humanas – um roteiro de viagem. Tese (Doutorado em Comunicação). Universidade de São Paulo, 2002.
PORTAL do jornal escolar. Disponível em: <http://www.jornalescolar.org.br>.Acesso em: 16 ago. 2015.
RODRIGUES. R. H. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J. L; BONINI, A; MOTTA-ROTH, D. (Org.) Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 152-183.
RODRIGUES. R. H. A pesquisa com os gêneros do discurso na sala de aula: resultados iniciais. In: COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. Anais: Maringá, 2009, p. 2010-2019.T
ROJO, R. Fazer linguística aplicada em perspectiva sócio-histórica: privação sofrida e leveza de pensamento. In.: MOITA-LOPES, L.P [org.]. Por uma linguística aplicada interdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2ª ed., 2008. p. 253-276.
RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2010.
RUIZ, T.M.B. O projeto didático do jornal escolar no ensino crítico de linguagem. Caminhos de Linguística Aplicada. Taubaté, SP: Unitau, vol. 15, n.2, 2016, p.01-20.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação, 2014.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
ZEICHNER, K. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: FIORENTINI, GERALDI E PEREIRA (Org.). Cartografias do Trabalho Docente. Campinas. Mercado de Letras. 1998.

Downloads

Publicado

2019-08-22

Como Citar

RUIZ, T. M. B. O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITA. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 125–136, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1583. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos