O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITA

Autores

  • Tânia M. Barroso Ruiz, UFSC

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de produção textual escrita, Elaboração didática, Gêneros do discurso, Jornal escolar, Círculo de Bakhtin

Resumo

Este artigo analisa uma proposta de elaboração didática para a prática de produção textual escrita dos gêneros da esfera jornalística através do jornal escolar. Foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com a professora de Língua Portuguesa e 27 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Florianópolis. A base teórica se insere nos estudos do Círculo de Bakhtin e na Linguística Aplicada no âmbito do ensino das práticas de linguagem mediadas pelos gêneros discursivos. Os dados gerados foram o processo de elaboração didática e as edições impressas do jornal escolar. Os resultados da análise apontam que os estudantes construíram os saberes requeridos para a compreensão/ produção textual dos gêneros editorial e notícia.

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Publicado

2019-08-22

Como Citar

RUIZ, T. M. B. O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITA. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 125–136, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1583. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos